Nos acompanhe

Negócios

Haytsu: João Pessoa ganha nova experiência gastronômica oriental que promete aguçar os sentidos

Publicado

em

Imagine poder apreciar uma sequência de pratos refinados em um passeio gastronômico com sabores do Japão. A novidade agrada em cheio a quem gosta da tradicional comida japonesa.

A proposta do Haytsu, mais novo restaurante oriental de João Pessoa é proporcionar essa experiência que envolve sentidos, começando pela visão com a linda apresentação dos pratos, passando pelo olfato e terminando pelo paladar envolto em sabores variados. (Confira imagens e vídeos ao final do texto)

Idealizados pelos donos juntamente com os Chefs Paulinho e Landão, que fizeram a ponte aérea São Paulo /João Pessoa para encarar esse novo desafio, o menu degustação traz uma viagem na história, tradição e pelos sabores dessa gastronomia tão peculiar.

A sequência completa (Kanryo) de 13 pratos tem um porquê e um contexto que são apresentados com satisfação pelos garçons. E esse passeio começa o ‘Usuzukuri de Suzuki’, lâminas finas de peixe branco pincelados com molho Ponzu. Uma entrada que, além de gostosa, faz a limpeza das papilas gustativas para inicializar os sentidos.

Calor e textura

O que já começa bom, ganha calor e textura com o ‘Tempura de Kon’, milho francês levemente caramelizado e empanado na farinha panko deitados em cama de crispy. A experiência para provocar o paladar pela textura e o olfato.

Depois, somos surpreendidos com um contraste entre a crocância e a doçura. É o ‘Chipussu’ uma dupla de chips de raízes que acompanham deliciosos preparos de salmão com redução de maracujá.

O quarto prato é uma tradição no Peru, que remete à civilização Inca, conhecido no Japão como `Konzê´ (marinado cítrico) e que vem se tornando um indispensável em cozinhas Japonesas no mundo todo. E desse Ceviche nada se perde, a vontade é de pedir outro. Mas calma, essa viagem ainda reserva outras surpresas.

Quando chega o ‘Hôrensô’, voltamos ao quente e crocante. Uma folha tenra e de sabor levemente picante chega aguçando nossos sentidos e embalando o atum e salmão batidos em ponta de faca, o primeiro, atum levemente picante (Spice) com gergelim e o outro, salmão temperado com cebolinha, azeite trufado e flor de sal. Imagina.

Composições inesperadas

Estamos chegando ao meio dessa viagem. O sexto prato é um combinado de ‘Makimonos / Uramakis’, aqueles enrolados à mão e com composições inesperadas criadas pelo Chef Sushiman Landão.

A ‘Robata’ é super convincente. Couve-flor ao dente e lula tenra salteados na manteiga, com o tempero de sabor inigualável com assinatura do Chef Paulinho.
Depois um conhecido dos apreciadores dos sabores do oriente.

O ‘Niguiri’ é uma das peças mais tradicionais da culinária Japonesa. Através das mãos do Chef Sushiman Landão, as peças ganham vida e cores vibrantes e muito sabor. Contexto Fabuloso!

Voltamos ao quente, quando chega à mesa o ‘Hot Roll’, não tão tradicionais, mas não menos especiais, aqui, enrolados quentes na melhor montagem.

O ‘Usuzukuri de Shake´ (salmão), chega novamente para restaurar os sentidos para a reta final e abrir o paladar para o queridinho ‘Joe’. Essa dupla impressiona pela delicadeza, uma das peças vem com um creme de Shimeji ao molho do Chef Paulinho e outro com gema de ovo de codorna maçaricado e ovas de Tobiko. Surpreendente.

Perfeição

Chegamos ao momento da explosão. É isso que acontece quando provamos os ‘Ovos Perfeitos’. É realmente algo que realmente impressiona. Feitos com perfeição, ovos empanados com farinha panko. Seria algo simples, mas sabores e texturas ao prová-los é surpreendente, sobretudo quando conseguimos perceber o toque do azeite trufado tomando conta do paladar finalizados com flor de sal, tudo isso deitado em uma cama de crispy de batata doce.

A experiência gastronômica se encerra com a maciez e o toque frio dos tradicionais ‘sashimis’, lâminas salmão, atum e takô.

E no instante final dessa experiência o garçom traz um shot adstringente com um sabor incrível, algo que mescla o limão, espuma de gengibre e outros segredinhos não revelados, que deixa o cliente intrigado tamanho é o sabor.

É assim que se encerra esse passeio pelo menu Kanryo. O Haytsu é daqueles que deixa qualquer um com vontade de voltar.

Pratos e peças

O menu degustação oferece duas opções a completa (Kanryo) traz uma sequência de 13 pratos e 38 peças. A segunda um pouco menor (Sukoshi), traz oito sequências com 28 peças. Há ainda as opções à la carte. O Haytsu está localizado na rua Cel. José Gomes de Sá Filho, 321 – Jardim Oceania, João Pessoa. Abre de segunda a sábado das 18:30 até às 23:30h. Instagram @haytsujp

Confira imagens:

 

 

Confira vídeos:

Continue Lendo

Negócios

Prefeitura e Grupo Havan firmam parceria público-privada para melhorias em estrutura e mobilidade

Publicado

em

O prefeito Cícero Lucena e representantes do Grupo Havan assinarão um termo de compromisso, na próxima segunda-feira (29), com o objetivo de firmar uma parceria público-privada para garantir mais mobilidade e segurança viária para quem se desloca pela zona sul de João Pessoa. A assinatura do termo ocorrerá às 10h30, no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, através de videoconferência.

Entre as intervenções previstas, orçadas em mais de meio milhão de reais, está à requalificação das calçadas e implantação de uma terceira faixa de rolamento no corredor formado pelas ruas Benício de Oliveira Lima e Estevão Gérson Carneiro da Cunha, lateral ao empreendimento comercial que está sendo instalado no bairro de Água Fria.

Para o prefeito Cícero Lucena, o diálogo entre a gestão municipal e grandes empresas é essencial para que juntas possam desenvolver a economia da cidade, sem deixar de lado o compromisso com a infraestrutura e mobilidade. “Esta é mais uma parceria que firmamos com empreendimentos que enxergam em João Pessoa uma oportunidade de investimento. Com isso, eles assumem também o compromisso de contribuir com intervenções urbanas importantes, para evitarmos congestionamentos e possamos dar mais fluidez e segurança a quem se desloca nas imediações dos grandes empreendimentos”, afirmou.

A assinatura do termo de compromisso ocorrerá no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, através de videoconferência, com participação de representantes do Grupo Havan e, ainda, do superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, George Morais.

“Desde que tomamos conhecimento da instalação desse grande empreendimento na cidade, estamos mantendo diálogo e ajustando este projeto que será implantado a partir do próximo mês. Nele, está previsto o alargamento do corredor formado pelas ruas Benício de Oliveira Lima e Estevão Gérson Carneiro da Cunha, além de padronização das calçadas, reforço da sinalização, colocação de rampas de acessibilidade e requalificação de trechos de ruas, sem dúvidas, intervenções muito importantes para todos que transitam pela zona sul da Capital”, ressaltou George Morais.

Para Luciano Hang, presidente do grupo Havan, a receptividade da Prefeitura de João Pessoa incentiva o setor privado a investir cada vez mais na capital paraibana, inclusive, com melhorias para o bem-estar do público em geral. “Estamos felizes em chegar a João Pessoa e manter este diálogo com a gestão municipal. Com certeza, um estímulo a mais para nos instalarmos e nos aproximarmos dos pessoenses, podendo não apenas manter esta relação empresarial, como ainda, colaborar com a rotina da cidade”, observou.

Projeto – Orçado em R$ 532 mil, o projeto é uma parceria público-privada com o Grupo Havan. As obras devem ser iniciadas no dia 06 de dezembro e a expectativa de conclusão é de aproximadamente dois meses.

Intervenções – O corredor formado pelas ruas Benício de Oliveira Lima e Estevão Gérson Carneiro da Cunha (lateral da Havan) será alargado e passará a ter três faixas de rolamento, sendo duas no sentido bairro/Centro e uma no sentido oposto. Além disso, toda a via terá as calçadas requalificadas (no mesmo padrão da Av. Epitácio Pessoa), implantação de rampas de acessibilidade e faixa de pedestre. Já na Rua João Lombardi (José Américo), um trecho que ainda não é calçado, receberá pavimentação e isso trará uma nova alternativa para quem segue pela Avenida Hilton Souto Maior.

Continue Lendo

Negócios

Vereador propõe projeto que inclui ‘Caminhada das 7 Igrejas’ como uma das rotas turísticas de JP

Publicado

em

O turismo religioso deve ser fomentado com políticas públicas. Essa é a perspectiva do vereador Carlão Pelo Bem que apresentou propositura com objetivo de incluir dentro das rotas turísticas de João Pessoa a ‘Caminhada das 7 Igrejas’ com as igrejas do centro histórico da capital.

A riqueza história, arquitetônica, e cultural, para o vereador, deve utilizada para atração de turistas. “Queremos tornar as igrejas nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora da Misericórdia, Mosteiro de São Bento, Igreja da ordem 3ª do Carmo, Mosteiro de São Francisco e a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves como rota turística de João Pessoa. Com essa política pública voltada para o fomento ao turismo religioso, poderemos colocar a capital no lugar de destaque que ela merece”, apontou Carlão.

Dentro do projeto, o vereador prevê apoio de esferas do governo e investimentos federais, além de investimentos internacionais e da iniciativa privada para dar robustez ao projeto. “Vamos gerar, por meio de uma economia lúdica da fé, empregos, renda, receitas e preservação do nosso centro histórico. Não podemos deixar de citar que quando valorizamos as riquezas históricas de uma cidade os recursos (federais, estaduais, municipais), investimentos nacionais e internacionais e a iniciativa privada passarão a ser os grandes parceiros dessa história. Nossa biografia tem riqueza cultural, material, histórica e espiritual. Vamo simbora, com segurança e controle, abrir as portas de João Pessoa para o Brasil e para o mundo”, concluiu Carlão.

Confira publicação

Continue Lendo

Negócios

Maior rede de chás gourmet do Brasil abre as portas em João Pessoa

Publicado

em

Quem é apaixonado por chá está ganhando um ponto de referência em João Pessoa: é a loja da Tea Shop que inaugura nesta quarta-feira, 2 de dezembro, no bairro Cabo Branco. A capital paraibana foi escolhida para sediar mais uma  operação da marca no país da maior e mais especializada rede de chás do Brasil. A Tea Shop conta com mais de 130 mesclas desenvolvidas em laboratórios na Europa e o selo de qualidade da rede, com matriz em Barcelona e mais de 100 lojas pelo mundo. Além da variedade para agradar a todo tipo de paladar, a marca é famosa por armazenar as folhas a granel em latas para manter o aroma e o frescor, proporcionando uma experiência multissensorial. “Nossa loja abrirá com essa atmosfera acolhedora e com a missão de levar o cliente a este mundo tão fascinante da segunda bebida mais consumida no mundo”, garante a franqueada Luciana Amaro, que tem como sócio o marido Dêmison Fernandes.
A inauguração em João Pessoa segue uma tendência do mercado: o brasileiro está tomando mais chá. O consumo da bebida cresceu 20 pontos percentuais nos 10 anos compreendidos entre 2009 e 2018, mostra a Pesquisa de Orçamentos Familiares, divulgada pelo IBGE em agosto do ano passado. No mesmo período, os refrigerantes tiveram queda de 34 pontos percentuais e os sucos industrializados recuaram 42 pontos na preferência do consumidor.
Para conferir as novidades da Tea Shop em João Pessoa, o endereço é Av Epitácio Pessoa, 5050 – Empresarial Buenos Ayres, loja 4 – Cabo Branco. Pelo instagram, o perfil é @teashop_cabobranco. No site  teashop.com.br, podem ser encontradas opções de chás para todos os paladares e harmonizar com todos os tipos de comida e bebida. A franqueadora também lançou um clube de assinaturas de chás e infusões myteashop.com.br que, além de oferecer uma experiência diferenciada para o segmento, ainda garante benefícios e descontos para os assinantes nas lojas da rede.
Sobre o chá – O chá é a bebida resultante da infusão das folhas da Camellia sinensis, planta originária da China que ganhou popularidade após cair nas graças dos britânicos – é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Existem diferentes tipos de chás de acordo com a região produtora, a técnica da colheita e até o ritual de preparo, mas é possível infusionar outros tipos de plantas ou criar mesclas (misturas) saudáveis e saborosas. Outra característica do chá é a versatilidade: pode ser consumido quente ou frio e também é um ótimo ingrediente para receitas doces ou salgadas, drinques com ou sem álcool, além de dar sabor a cervejas, kombuchas, geleias e outras criações culinárias.

Continue Lendo