Nos acompanhe

Paraíba

Conquistas das mulheres por igualdade são ressaltadas por Marcos Henriques

Publicado

em

O vereador Marcos Henriques (PT) usou seu pronunciamento na sessão ordinária desta quinta-feira (14), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para ressaltar as conquistas das mulheres por igualdade através dos tempos. O parlamentar defendeu que o movimento feminista foi essencial para avanços rumo à igualdade social.

Marcos Henriques elencou vários marcos caracterizando-os como conquistas feministas no Brasil durante a história, como em 1827 com as meninas sendo liberadas para frequentar as escolas; em 1879, mulheres conquistaram direito de acesso às faculdades; 1910, quando o primeiro partido feminino foi criado; 1932, quando as mulheres tiveram direito ao voto; 1979, com a garantia às mulheres do direito à prática do futebol; 1985, quando foi criada a primeira delegacia da mulher; 1988, com o reconhecimento, pela Constituição Federal Brasileira, da igualdade entre homens e mulheres; 2002, quando a falta de virgindade deixou de ser motivo para anulação de casamento; 2006, a sanção da a lei Maria da Penha; em 2015, foi aprovada a lei do Feminicídio; 2018, com a tipificação de importunação sexual feminina como crime.

“São lutas das mulheres, são lutas feministas. Tem muitos passos que as mulheres vão dar. Essa luta foi extremamente importante para as mulheres. Conheço a fundo o movimento feminista e acho importante esse trabalho que elas fazem de exaltar o direito das mulheres e o direito de igualdade entre homens e mulheres num país extremamente machista”, declarou.

O vereador destacou que nos últimos anos os houve aumento do número de feminicídios, de morte de negros e atribuiu esses aumentos à falta de políticas inclusivas adotadas pelo Governo Federal. “Discordo quando se fala do feminismo de maneira pejorativa, mostrando certa desqualificação de um movimento que tanto lutou para que as mulheres tivessem espaço de igualdade social”, defendeu.

Apartes

Os vereadores Carlão (Patriota) e Coronel Sobreira (MDB) discordaram de Marcos Henriques. “O problema do feminismo não são os avanços que as mulheres conseguiram por suas lutas, batalhas e reivindicações, é que ele tenta expor a figura masculina como algo do paleolítico, diminutivo. Os avanços das mulheres são válidos por tudo que elas conseguiram construir na sociedade, mas não foi pelo feminismo. O feminismo é um movimento de esquerda que se apropriou de um crescimento natural que as mulheres precisavam na sociedade e esse crescimento aconteceu não foi por causa do feminismo, foi por que as mulheres se uniram e perceberam que uma sociedade retrógrada precisava avançar”, afirmou Carlão.

“Sou muito preocupado com a história do machismo e do feminismo, pois demonstram extremismos tanto de um lado quanto do outro. A Bíblia Sagrada é muito clara em Coríntios e Efésios quando fala o papel do homem e da mulher. Ninguém é melhor do que ninguém. A Constituição garante que todos são iguais perante a lei, isso é bacana. Tem o papel do homem e da mulher e eles precisam se respeitar. Quando um quer entrar na seara do outro, aí os problemas começam a surgir. Quando o homem quer fazer o papel da mulher, dá problema. E quando a mulher quer fazer o papel do homem, dá problema”, afirmou Coronel Sobreira.

Continue Lendo

Paraíba

De olho nas eleições de 2022: MDB reúne cúpula na próxima sexta-feira em João Pessoa

Publicado

em

A cúpula estadual do MDB na Paraíba emitiu convite oficial para que todos os integrantes da Comissão Estadual, bem como as presidências do JMDB e do MDB Mulher para participarem de uma reunião a ser realizada na próxima sexta-feira (22), na sede do partido, localizado no município de João Pessoa, Capital da Paraíba.

O convite foi feito por ordem do presidente estadual da sigla, senador Veneziano Vital do Rêgo, que também é vice-presidente do Senado, em Brasília, e marido da secretária Estadual de Articulação e Desenvolvimento Social, Ana Cláudia Vital que, por sua vez, foi pivô de um imbróglio político com o governador João Azevêdo (Cidadania) por não ter sido convidada para compor a mesa de honra durante entrega de um pacote de obras da gestão Estadual em Campina Grande.

Leia também: Veneziano e Ana Cláudia entram em ‘rota de colisão’ com João Azevêdo em Campina Grande

Leia também: Secretária Estadual Ana Cláudia não comparece à reunião convocada por Azevêdo após polêmica em CG

De acordo com informações que circulam nos bastidores da política, além de assuntos administrativos, a Presidência do MDB também deverá decidir se permanece como sigla aliada ao projeto de reeleição do governador Azevêdo ou se assume rompimento político com a gestão Estadual com vistas às Eleições 2022.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Cícero Lucena assina Ordem de Serviço para reforma e modernização da Escola Zulmira de Novais

Publicado

em

Dando sequência ao processo de reestruturação das escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena assinou, na manhã desta terça-feira (19), a Ordem de Serviço para reforma e modernização da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmira de Novais, localizada no bairro de Cruz das Armas.

Esta foi a 14ª ordem de serviço de reforma de escola assinada pela atual gestão. Cícero reafirmou o compromisso de melhorar a qualidade da educação ofertada em João Pessoa. “Eu tenho dito que em lugar nenhum do mundo está escrito que a escola pública não pode ser igual ou melhor que a particular. E essa é a nossa meta. Eu faço isso com muita segurança e tranqüilidade, porque eu conheço a maioria dos servidores da educação e sei do amor, dedicação e da responsabilidade deles”, destacou Cícero.

A escola, que conta com 704 alunos do 1º ou 9º ano do ensino fundamental, além de quatro turmas da EJA, vai ganhar toda a estruturação de piso, teto, rede elétrica e hidráulica. Além disso, as salas serão todas climatizadas e o prédio ganhará um novo reservatório de água. O ginásio de esportes também será totalmente recuperado. A previsão é que as obras sejam concluídas num prazo de cinco meses e o investimento da Prefeitura será de R$ 1.489.557,37.

A secretária de Educação e Cultura, América Castro, destacou a situação ruim da estrutura da escola Zulmira de Novais, que não passa por uma grande reforma desde 2002. Além dos investimentos estruturais, os alunos da unidade de ensino ganharão novidades tecnológicas para aprimorar o processo de aprendizagem.

“Essa escola há três anos que tem vazamentos nas cobertas. Nós entramos em algumas salas de aula e podemos ver o descaso. Vamos fazer todas as melhorarias na infraestrutura e trazer a parte digital, que trazendo a tecnologia para dentro das nossas unidades municipais vamos avançar muito. O diferencial entre as escolas públicas e privadas é justamente isso, o uso da tecnologia. Aqui também terá Sala Google e Espaço Make para explorar a criatividade dos alunos e melhorar a qualidade da nossa rede municipal”, falou.

Solenidade – Durante o evento de ordem de serviço, o prefeito Cícero Lucena também presenteou os professores da unidade de ensino com aparelhos Kindle, que vão auxiliá-los no processo de leitura. Além disso, foi homenageado pela estudante Samira de Sousa Alves, aluna do 9º ano do ensino fundamental.

A solenidade contou a participação do vice-prefeito Leo Bezerra, dos deputados estaduais João Gonçalves e Jutay Menezes, dos vereadores Coronel Sobreira, Dr. Luís Flávio, Eliza Virgínia, Marcos Bandeira e Zezinho Botafogo, além dos secretários de Infraestrutura, Rubens Falcão, de Gestão Governamental e Articulação Política, Diego Tavares, e de Comunicação, Marcos Vinícius.

Continue Lendo

Paraíba

“O que o Governo não deve fazer é aumentar impostos”, diz Efraim sobre crise econômica no Brasil

Publicado

em

O deputado federal paraibano Efraim Filho, ao analisar o cenário da grave crise econômica na qual o país inteiro está mergulhado, afirmou que este não é um momento ideal para aumento de impostos, mas, sim de diminuí-los.

Efraim afirma que só a partir da diminuição de impostos será possível proporcionar condições ideais para que empresas e empregadores tenham mais condições de manter os seus respectivos colaboradores empregados.

“Em momentos de crise econômica, quando o Governo arrecada menos do que deveria, o que o Governo não deve fazer é aumentar impostos, ele deve desonerar.
Com a desoneração, as empresas vão ter mais condições de se recuperar e manter os empregos”, disse Efraim.

Inflação

Recentemente, dados do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), confirmava, numa prévia, o aceleramento da inflação oficial para 1,14% no mês de setembro, configurando a maior taxa para o mês desde o início do Plano Real, em 1994.

Leia também: Prévia da inflação sobe 1,14% em setembro e chega a 10,05% em 12 meses

Leia também: Crise econômica: Brasil registra maior índice de inflação para o mês de agosto dos últimos 21 anos

Com o resultado de setembro, a prévia da inflação chegou a 10,05% no acumulado de 12 meses. Ou seja, ultrapassa a marca de dois dígitos.

Ainda no mês de agosto o Brasil chegou a registrar o maior índice de inflação dos últimos 21 anos.

Continue Lendo