Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba registra 22 novos casos e duas mortes por Covid-19 em 24 horas

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta terça (12), 22 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 11 (50%) são moderados ou graves e 11 (50%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 443.203 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.189.656 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados

Também foram confirmados 02 novos óbitos desde a última atualização, todos nas últimas 24h e em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 9.353 mortes. O boletim registra ainda um total de 335.299 pacientes recuperados da doença.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-SUS Notifica, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 12/10/2021, sujeitos à alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta terça, 222 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre os residentes dos municípios de Fagundes (1) e Puxinanã (1). As vítimas são um homem e uma mulher, com idades entre 68 e 78 anos. Cardiopatia foi a comorbidade mais comum.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 24%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 27%. Em Campina Grande, estão ocupados 22% dos leitos de UTI adulto e no sertão 35% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 14 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 126 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI, a aplicação de 4.558.369 doses. Até o momento, 2.906.161 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.609.161 completaram os esquemas vacinais, onde 1.546.293 tomaram as duas doses e 62.868 utilizaram imunizante de dose única. Sobre as doses adicionais, foram aplicadas 2.455 em pessoas com alto grau de imunossupressão e 40.084 doses de reforço na população com idade a partir de 60 anos. A Paraíba já distribuiu um total de 5.104.223 doses de vacina aos municípios.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Continue Lendo

Paraíba

Cabo Gilberto é impedido de entrar na Assembleia e participa de Sessão em banquinho na praça

Publicado

em

O deputado estadual Cabo Gilberto Silva foi impedido de entrar na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) na manhã desta terça-feira (19) e decidiu participar da Sessão sentado em um banquinho instalado na Praça dos Três Poderes.

O parlamentar, que só tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 há poucos dias, só poderá se fazer presente no Plenário da Casa de Epitácio Pessoa, após tomar a segunda dose do imunizante ou se houver uma votação e, por maioria, for autorizada a entrada do deputado na Assembleia.

Confira imagem:

Leia também: Vacinado: Cabo Gilberto emite documento e cobra retorno imediato das sessões presenciais na ALPB

Cabo Gilberto Silva, mesmo do banquinho da praça, participando da sessão de modo remoto (online) pediu uma ‘Questão de Ordem’, mas, teve o pedido negado pelo presidente da Casa, deputado estadual Adriano Galdino (PSB), que considerou o assunto prejudicado e decidiu seguir adiante com a realização da Sessão normalmente.

Leia também: Cabo Gilberto continua proibido de entrar na Assembleia Legislativa mesmo estando vacinado

“É um assunto já vencido e espero que esse assunto não volte mais à Casa de Epitácio Pessoa”, enfatizou o presidente Adriano Galdino.

O Cabo Gilberto, por sua vez, acusou o presidente Adriano Galdino de persegui-lo publicamente.

Confira áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia solicita intensificação de medidas de segurança em Belém do Brejo do Cruz

Publicado

em

O deputado federal Gervásio Maia (PSB) solicitou ao comandante geral da Polícia Militar da Paraíba (`PMPB), cel Euller Chaves, a intensificação de medidas de Segurança Pública em Belém do Brejo do Cruz.

De acordo com o parlamentar, a população desta região vem sofrendo diuturnamente com um aumento substancial de uma onda de assaltos.

Gervásio Maia recebeu a denúncia vinda dos prórios moradores de Belém do Brejo do Cruz e confiou a resolução do problema à PMPB.

“Confiamos nas forças de Segurança da Paraíba para resolver esse problema com a urgência que a situação pede”, enfatizou o deputado federal.

Mataraca

Gervásio Maia participou recentemente de uma Audiência Pública para discutir a instalação do Porto de Águas Profundas de Mataraca.

O parlamentar, que estava ao lado do prefeito Egberto Madruga (PSB), do deputado estadual Buba Germano (PSB) e de diversas outras autoridades e lideranças políticas da Região, afirmou se tratar de uma obra de extrema importância para o Estado que vai gerar milhares de empregos e desenvolver toda a Região.

“O projeto do Porto de aÁguas Profundas terá capacidade para receber até oito navios de forma simultânea, em uma área de 2.120 metros de atracagem”, frisou o deputado federal paraibano.

Continue Lendo

Paraíba

Julian Lemos mostra instalações de núcleo criado para acompanhar menores vítimas de violência na PB

Publicado

em

O deputado federal Julian Lemos, através de Emendas parlamentares fruto de seu mandato, tornou possível a instalação do Núcleo Integrado de Atendimento e Acompanhamento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, localizado na Rua Monsenhor Walfredo Leal, 503, em João Pessoa, Capital da Paraíba.

O Núcleo foi possível a partir da aprovação do projeto “Criança e Adolescente – O Futuro do Brasil”, financiado com recursos de emenda do deputado Julian Lemos.

De acordo com informações da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE), o equipamento vai atuar na tutela de crianças e adolescentes vulneráveis e em situação de risco, principalmente em casos de abusos e violência doméstica e familiar. Além da assistência jurídica, a DPE também vai atuar extrajudicialmente, com visita a instituições e realização de palestras em escolas. Estão entre suas atribuições:

  • Atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nas áreas: jurídica, social, psicológica e pedagógica, fomentando a inclusão social, combatendo o abuso e a exploração sexual de menores, a restauração da integridade psicológica, evitando assim que os mesmos venham a se tornar agressivos, com predisposição a pratica de delitos;
  • Receber da Delegacia Especializada a comunicação sobre a notícia de fato. Receber vítimas e/ou familiares para prestar assistência qualificada jurídica e psicossocial especializada (Lei 13.341/2017) até a resolução do caso;
  • Promover palestras e oficinas sobre abuso e exploração sexual, estupro de vulneráveis, bullying, drogas, família, violência, maus tratos, trabalho infantil e demais temas relevantes e atuais no universo da criança e do adolescente, com o fim de informar aos menores e seus responsáveis quanto aos seus direitos preconizados na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como os seus deveres, orientando quanto às ações e consequências nos aspectos jurídicos, sociais e psicológicos;
  • Sugerir medidas protetivas às autoridades competentes e acompanhar o cumprimento de tais medidas nos casos indicados, bem como direcionar para atendimento na Rede de Proteção;
  • Acompanhar o Depoimento Especial, receber relatório informativo da Escuta Especializada/Depoimento Especial.

“Muito obrigado meu Deus por poder servir ao querido povo da Paraíba e proteger melhor nossas crianças”, disse Julian Lemos.

Confira vídeo:

 

Continue Lendo