Nos acompanhe

Negócios

Reuniões online geram denúncias de assédio moral contra empresas da Paraíba e SP

Publicado

em

O que seriam reuniões online para reestruturação de uma importante empresa da Paraíba acabou se transformando em caso de denúncia de assédio moral que vem sendo apurado pelo Ministério Público do Trabalho.

No início desse ano de 2021, a empresa paraibana Bentonisa Bentonita do Nordeste S.A contratou a Excellance Apoio Administrativo Ltda, de São Paulo, para comandar o processo de reestruturação administrativa, com a realização de reuniões online com os funcionários.

Conforme relatado no Blog de Marcelo José, as reuniões eram comandadas pelo diretor da Excellance Apoio Administrativo, Max Mustrangi, que tem larga experiência como executivo.

Os funcionários, no decorrer das reuniões, avaliaram que estavam sendo expostos à situações vexatórias, de humilhação, e resolveram denunciar o caso no Ministério Público do Trabalho na Paraíba.

O Ministério Público do Trabalho, através do procurador do Trabalho, Carlos Eduardo de Azevedo Lima instaurou o inquérito civil para apurar o caso. No inquérito constam como noticiados as duas empresas, Bentonisa Bentonita do Nordeste e a Excellance Apoio Administrativo(SP).

Gravações feitas pelos próprios funcionários revelam reuniões com frases e tons avaliados pelos trabalhadores como vexatórios e humilhantes. Funcionários que não podem revelar suas identidades, por razões óbvias, dizem que acharam estranho o comportamento do diretor da Excellance, Max Mustrangi.

O Blog manteve contato com o diretor da Bentonisa Bentonita, senhor Alexandre, mas o mesmo não respondeu mensagens para dar a versão da empresa.

O Blog também mandou mensagem para o diretor da Excellance, Max Mustrangi, que chegou a responder, mas também não enviou a versão de sua empresa sobre o fato.

O Blog manteve contato com o Ministério Público do Trabalho para saber do andamento da denúncia. A Assessoria de Comunicação do órgão informou que o procurador Carlos Eduardo de Azevedo Lima, não se pronuncia sobre inquéritos em andamento no MPT.

O caso está em fase de apuração, através de inquérito civil, portanto não se trata de informação definitiva, de modo que o Blog vai acompanhará o caso podendo o desfecho da apuração resultar em arquivamento, TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, ou ajuizamento de ação judicial.

EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID – A pandemia da Covid mudou a forma de viver das pessoas, e também gerou uma explosão de comportamentos estranhos. Empresas, organizações, instituições e pessoas, passaram a recorrer, cada vez mais, aos recursos e mecanismos da internet para realizar atividades, compromissos de trabalho, obrigações e eventos.

Durante a pandemia os decretos para fechar empresas, restringir a locomoção das pessoas, resultaram em muitos conflitos e crises econômica, financeira e comportamentais.

Caberá ao Ministério Público do Trabalho investigar com profundidade o caso da denúncia de assédio moral dos funcionários da Bentonisa, para saber se o comportamento do diretor da Excellance , Max Mustrangi, foi um método inovador equivocado de abordagem em reunião, efeito do estresse pandêmico, ou excesso na linguagem.

MPT REGISTROU 5,3 MIL CASOS NO PAÍS E 215 NA PARAÍBA DE ASSÉDIO MORAL E SEXUAL

Segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Trabalho no Brasil, de janeiro a dezembro de 2020, foram foram registrados 5.300 denúncias, sendo 5 mil de assédio moral e 300 de assédio sexual. Na Paraíba foram formalizadas 215 denúncias, 210 de assédio moral e 5 de assédio sexual.

SETEMBRO AMARELO / CAMPANHA PELA SAÚDE MENTAL NO TRABALHO -O assédio no trabalho leva trabalhadoras e trabalhadores a situações que acabam gerando adoecimento mental. Há casos em que as vítimas pedem demissão do próprio trabalho. Por isso, o MPT abraça o ‘Setembro Amarelo’ e alerta para o adoecimento mental no ambiente de trabalho: assédios das mais diversas formas, pressão constante e outras condições degradantes podem gerar ansiedade, depressão, e outros problemas que colocam em risco a saúde mental – e a vida – do trabalhador.

“Ouvir é Acolher” é o slogan da campanha do MPT-PB pela Saúde Mental no Trabalho neste mês de setembro. Esta é a Semana do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que acontece nesta sexta-feira (10/09), e, por isso, o MPT reforça a importância de que não só amigos e parentes, mas também colegas de trabalho fiquem atentos a sinais de adoecimento mental em pessoas próximas.

INSTITUIÇÃO NA PARAÍBA DIVULGARÁ VÍDEOS

Os dados são do Instituto Patrícia Galvão e Instituto Locomotiva, com apoio da Laudes Foundation e compõem uma série de três vídeos produzidos pelo MPT no Ceará, com apoio do MPT-PB e que serão publicados, a partir desta sexta-feira (10/09), nas redes sociais da Instituição na Paraíba.

Os vídeos trazem relatos, depoimentos reais retirados de processos na Justiça do trabalho. Foram gravados por mulheres de diferentes regiões do País, que deram ‘voz’ a um problema grave que precisa ser debatido por toda a sociedade.

“Eu gostava do meu trabalho sim, mas eu estava sofrendo assédio sexual. Um dia o meu chefe me chamou na sala dele, tentou me beijar, me agarrar à força. E mesmo com todas as minhas queixas, ninguém fez absolutamente nada. Então, eu tive que pedir minha rescisão contratual”, diz o depoimento de uma das vítimas de assédio sexual.

O QUE CARACTERIZA O ASSÉDIO MORAL :

A procuradora do Trabalho Andressa Lucena Ribeiro Coutinho explicou o que caracteriza o assédio moral e sexual no trabalho.

“O assédio moral em organizações, ou o chamado assédio moral organizacional ou institucional é um conjunto sistemático de práticas reiteradas que vêm próprias do método de gestão empresarial, do método de gestão daquela empresa. Ou seja, são práticas que têm por finalidade atingir alguns objetivos empresariais relacionados a aumento de produtividade, diminuição do custo de trabalho, sempre praticados através de pressões, humilhações, constrangimentos e segregações aos trabalhadores de determinada empresa ou organização”, explicou Andressa Coutinho.

Já o assédio sexual no meio ambiente de trabalho é um tipo de constrangimento praticado com a ‘conotação sexual’ dentro da empresa, ou seja, dentro do ambiente em que a pessoa trabalha. “No caso do assédio sexual, a pessoa que pratica, geralmente usa sua posição hierárquica superior ou a sua influência dentro da empresa para obter o que deseja. Isso é o chamado assédio sexual dentro do meio ambiente de trabalho, que certamente engloba também, um tipo de assédio moral, uma vez que a vítima é constrangida e é humilhada, muitas vezes ou submetida a situações vexatórias para atender ao desejo sexual da parte que pratica esse assédio”, acrescentou a procuradora.

Continue Lendo

Negócios

Positivo Card confirma presença no Axé Retrô neste domingo

Publicado

em

Oferecendo uma experiência de exclusividade em compras, o Positivo Card, do grupo Grupo Positivo Brasil, libera descontos diários em serviços e produtos diversificados, além de acesso exclusivo aos principais eventos parceiros de todo o Brasil, tudo isso com anuidade zero. Para divulgar este produto, o grupo investiu em parcerias de sucesso como a do cantor paraibano Ramon Schnayder, que foi o rosto escolhido para estrelar a campanha do Positivo Card.

Sempre comprometida com seus parceiros, o grupo não poderia ficar de fora de mais uma edição do Axé Retrô que acontecerá neste domingo (30). Nesta edição, também será comemorado o aniversário de Ramon idealizador e artista responsável por guiar o evento. Na oportunidade, o Positivo Card irá reunir um time de influenciadores digitais parceiros para movimentar o evento e parabenizar Ramon, com muita energia e alto astral. São eles: Mizael Silv (@mizaelsilv), Geyson Palitot (@geysonpalitot), Linnyke Alves (@linnykealves), Iago Souza (@magodafuleragem) e Àlan Smith (@alansmithoficial_).

Os clientes Positivo Card, em qualquer um dos planos, terão um desconto de 50% no valor do ingresso.

Para saber mais sobre como o Positivo Card funciona, basta acessar o perfil da empresa no Instagram (@positivocard) ou o https://loja.multiclubes.com.br/positivo/titulos/POSITIVO%20CARD .

Continue Lendo

Negócios

Ba’ra Hotel anuncia primeiras oportunidades de carreira

Publicado

em

Ganhando forma na orla do Cabo Branco, em João Pessoa o Ba’ra Hotel, promete ser um importante equipamento turístico para o Nordeste, tanto por suas propostas como pelo projeto imponente e inédito. Resultado da parceria entre o empreendedor e jogador Hulk com a Massai, uma das cem maiores construtoras do país, além de Hofmann Station e Florense, o hotel é resultado da união impecável entre natureza e cultura e promete movimentar a economia e contribuir para o turismo regional.

Com abertura prevista para outubro de 2022, o empreendimento já começa a contratar os membros de sua equipe. Ao todo, estão disponíveis três propostas de carreira em diferentes cargos. São eles: controller, comprador sênior e analista de talento e cultura.

Confira as exigências para cada cargo:

Controller
Perfil técnico: Formação superior em Contabilidade, com CRC ativo; vivência em controladoria no ramo de hotelaria.
Habilidades: Formar e desenvolver pessoas; forte vivência em análises, auditorias e controles.
Para concorrer ao cargo é preciso ter disponibilidade para residir em João Pessoa. Os currículos para a vaga devem ser encaminhados para o e-mail barahoteltalentoecultura@gmail.com com o assunto “Controller” até o dia 05/02.

Comprador sênior
Perfil técnico: Formação superior em Administração de Empresas ou áreas afins; MBA em Gestão de Logística será um grande diferencial; experiência mínima de 3 anos na área de alimentos e bebidas no segmento hoteleiro; vivência com abertura de hotel será um diferencial valorizado.
Habilidades: Paixão por servir e negociação.
Também é preciso ter disponibilidade para residir em João Pessoa. Os currículos para a vaga devem ser encaminhados para o e-mail barahoteltalentoecultura@gmail.com com o assunto “Comprador Sênior” até o dia 05/02.

Analista de talento e cultura
Perfil técnico: Formação superior completa em Psicologia, com atuação em empresas; fundamental MBA em Gestão de Pessoas; experiência na área de Talento e Cultura (RH) do segmento hoteleiro; experiência mínima de 4 anos atuando nos subsistemas de RH; vivência com departamento pessoal e conhecimento de legislação trabalhista será um destaque extra.
Habilidades: Paixão por servir, cuidar e desenvolver pessoas.
Para concorrer ao cargo é preciso ter disponibilidade para residir em João Pessoa.

Os currículos para as vagas deverão ser encaminhados para o e-mail barahoteltalentoecultura@gmail.com com o assunto “Analista de Talento e Cultura” até o dia 05/02.

Para acompanhar as novidades, o perfil no Instagram é @barahotel.

Continue Lendo

Negócios

Campanha do Boticário traz Gretchen, rainha do bumbum, em clipe irreverente

Publicado

em

Para o lançamento de Cuide-se Bem Pessegura, o Boticário criou uma campanha bem-humorada e diferente, estrelada pela “Rainha do Bumbum”, Gretchen. Protagonizando um vídeo clipe leve e divertido com a nova versão da música Freak Le Boom Boom, a cantora se une a outros personagens para apresentar a nova linha de produtos, que tem opções especialmente pensadas e formuladas para os cuidados com o bumbum.

A marca acredita que não teria ninguém melhor para abrir conversas e dar dicas de skincare para a pele do bumbum do que Gretchen, que sempre se mostrou livre de tabus e aberta a discussões sobre questões do corpo da mulher. Tudo isso com sua personalidade divertida e sincera, em abordagem atual e bem-humorada, afinal, Gretchen não é apenas conhecida como rainha do bumbum, mas também da internet. Por tudo isso, a escolha da cantora surgiu naturalmente, já que marca queria trazer o tema de forma leve e despojada para que o público pudesse se identificar com a campanha e se visse no dia a dia da rotina de cuidados com a região.

Enquanto Gretchen é revelada como estrela da campanha, bumbuns diversos protagonizam cenas de aplicação do produto, desbravando as texturas sensoriais, embalados por uma versão moderna e atualizada da música icônica Freak Le Boom Boom, que traz trechos inspirando o autocuidado e amor-próprio. O clipe da campanha está disponível no link www.youtube.com/watch?v=oo6jqzCyxzw.

“Eu achei incrível o Boticário ter me convidado para estrelar essa campanha, não porque eu sou Rainha do Bumbum, mas porque acho que posso influenciar as pessoas para o bem, para se cuidarem, se amarem e se sentirem maravilhosas, que é o que elas são. E eu nunca tive problemas de mostrar o meu corpo publicamente. Sempre recebi julgamentos, mas eu nunca me importei com isso. Hoje as pessoas já estão se sentindo melhor e se aceitando com seus corpos, graças às campanhas publicitárias colocando pessoas reais em evidência na TV e nas redes sociais, que geram essa identificação”, comemora Gretchen, inspirando todos a se amarem, cuidarem e tratarem seus corpos e o tema com leveza.

Convocando todos a admirarem, cuidarem e não terem vergonha ou tabus, a marca cria um movimento de conversas sobre o tema com muitos conteúdos no digital, convidando também outros influenciadores a entrarem no movimento nas redes junto à Gretchen. O time de influenciadores também produzirá conteúdos ensinando e falando ainda mais sobre o assunto, dos produtos e seus benefícios.

“Nos desafiamos a pensar em como comunicar a novidade, que trouxesse em destaque os produtos de skincare para o bumbum, mas, mais do que isso, que falasse desse tema de forma leve e divertida, já que ainda é um assunto pouco abordado no Brasil. Queríamos trazer um formato que o consumidor se identificasse e entendesse que o produto é para todos os tipos de bumbuns, sem tabus e livre de idealizações irreais. E acreditamos que ter a Gretchen abrindo conversas sobre o tema e dividindo o seu reinado, convidando todos a se sentirem reis e rainhas do bumbum, amando e cuidando do seu a sua forma, traz força para o assunto e aproxima ainda mais o nosso consumidor. As expectativas são as melhores para o lançamento de Cuide-se Bem Pessegura, um produto muito bom, fragrância incrível e uma campanha super conectada com nossas audiências, que reforça que a marca está sempre atenta aos desejos e necessidades dos consumidores, acompanhando as tendências atuais de comportamento e de mercado, fazendo isso com muita personalidade.”, afirma Marcela De Masi Nogueira, diretora de Branding e Comunicação do Boticário.

A concepção de ideias e conceitos para a campanha, assim como o insight da Gretchen para estrelar o clipe lançando uma nova versão de Freak Le Boom Boom, bem como os conteúdos do lançamento, tiveram participação das agências PROS, responsável pela frente de relações públicas do Boticário, e a AlmapBBDO, responsável pelas campanhas da marca.

A linha Cuide-se Bem Pessegura traz produtos de cuidados com o corpo, tendo opções de loções hidratantes, body splash e sabonete em barra. E como destaque do lançamento, dois produtos Bumbum de Pêssego para os cuidados específicos da pele do bumbum: máscara de hidratação e esfoliante, com ativos potentes de tratamento, que são o ácido salicílico e a niacinamida. Todos os produtos têm fragrância de pêssego, são veganos, cruelty free e contam com mais de 90% de ingredientes naturais em suas fórmulas.

Cuide-se Bem Pessegura está disponível em todas as lojas físicas do país e no e-commerce da marca, no link www.boticario.com.br, além do app do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp por meio do número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na sua região. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

 

Continue Lendo