Nos acompanhe

Paraíba

Resgate histórico: Pelé marcou milésimo gol em João Pessoa

Publicado

em

Um erro de cálculo, revelado pelo jornal Folha de São Paulo em 1995, teria registrado na história do futebol mundial o milésimo gol de Pelé no dia 19 de novembro de 1969, no Maracanã, contra o Vasco. No entanto, de acordo com o periódico, a façanha teria ocorrido cinco dias antes, em João Pessoa, em uma partida entre o Santos e o Botafogo da Paraíba. O resgate histórico do feito foi abordado na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pelo vereador Odon Bezerra (Cidadania), na sessão ordinária desta terça-feira (14).

“Eu lembro bem daquele dia, ainda criança, mas que chamou atenção porque trouxe uma verdadeira multidão para o estádio José Américo de Almeida, antigo Dede, hoje Vila Olímpica. Naquele dia, vários fatos aconteceram. Primeiro, a vinda do maior clube do mundo à cidade de João Pessoa para jogar com o Botafogo. Segundo, estava ali o maior atleta do século, prestes a atingir a marca dos mil gols, o único jogador do mundo àquela época a atingir essa marca”, relembrou Odon Bezerra.

O parlamentar resgatou uma  matéria, produzida pelo jornalista Valmir Stort para Folha de São Paulo, que revelou o erro. “Todos nós sabemos que o futebol da Paraíba sofre, e naquele tempo sofria mais ainda. Imagine se fazer o milésimo gol no templo do futebol, o Maracanã, transmitido para o mundo inteiro. Deu um simbolismo muito grande àquele momento”, observou o vereador.

Odon Bezerra destacou a importância de se resgatar o fato histórico, registrando o milésimo gol na cidade de João Pessoa. “Se esse resgate histórico for reconhecido, como foi pelo próprio Pelé, poderemos fazer da Vila Olímpica também um centro de atenções para o turismo, já que foi em João Pessoa, e naquele estádio de futebol, que foi marcado o seu milésimo gol. Não queremos tirar nada do Rio de Janeiro, apenas, restabelecer a verdade”, afirmou.

“É preciso resgatar essa história e termos um marco no estádio olímpico – antigo Dede, atual Vila Olímpica –, mostrando que ali foi realizado um fato de grande simbolismo para o mundo, o primeiro jogador a fazer mil gols, o atleta do século. Para nós é motivo de muita honra, pelo registro da história, e para que aquele lugar sirva como um ponto turístico da cidade de João Pessoa. Que se erga um memorial para que as pessoas possam visitar e tirar fotos”, sugeriu Odon Bezerra.

O vereador conclui sua fala desejando que João Pessoa possa ser agraciada com o marco do milésimo gol de Pelé. “Vamos criar o dia do milésimo gol de Pelé e fazer essa marca forte para o turismo da nossa cidade”, projetou.

Continue Lendo

Paraíba

Raniery acredita que com o fim das coligações “pequenos partidos terão que se reinventar”

Publicado

em

O deputado estadual Raniery Paulino (MDB), ao analisar a aprovação do fim das coligações partidárias, afirmou considerar um avanço no setor político, uma vez que, de acordo com a sua visão, o sistema dava margem para abrigar nomes por conveniência política momentânea em detrimento das convicções reais que devem ser trabalhadas no setor político-partidário.

O comentário do parlamentar foi registrado no programa Correio Debate, da 98 FM de João Pessoa.

Confira o áudio:

 

Raniery, ao comentar sobre o tema fidelidade partidária, afirmou que se faz necessária a adoção de critérios mais rígidos para evitar o chamado “partido de aluguel” e a presença de nomes que utilizam legendas apenas como trampolim e não como sustentação ou identidade com as bandeiras que são defendidas pela sigla.

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Bruno Cunha Lima lança projeto piloto de intervenções urbanas em Campina

Publicado

em

O prefeito Bruno Cunha Lima usou redes sociais para divulgar o projeto piloto “Colorindo Campina” que começou na segunda-feira com a pintura das escadarias da comunidade Rosa Mística.

“Pessoal, na segunda-feira começamos a tocar o projeto “Colorindo Campina”, que será uma série de intervenções urbanas com o objetivo de tornar espaços públicos da cidade mais amigáveis às crianças e a todos os moradores das comunidades”, explicou o prefeito.

Confira publicação

Continue Lendo

Paraíba

‘Projeto Murais Urbanos’ estimula artistas a tornarem prédios de Cabedelo mais atrativos

Publicado

em

O vice prefeito de Cabedelo, Mersinho Lucena, destacou iniciativa da Prefeitura para incentivar os artistas locais e colorir os prédios púbicos da cidade. Projeto Murais Urbanos transforma paredes e prédios de Cabedelo em painéis coloridos e atrativos.

“A iniciativa vem promovendo uma intervenção artística em vários locais do município, onde estão sendo desenvolvidos murais urbanos que ressaltam a identidade local da cidade, despertando um sentimento de pertencimento nos cidadãos e nas pessoas que visitam Cabedelo”, indicou o vice prefeito nas redes sociais.

Confira publicação

Continue Lendo