Nos acompanhe

Paraíba

JP: mais de 11 mil estudantes voltam às salas de aula nesta 4ª na 3ª etapa da retomada das aulas

Publicado

em

A Rede Municipal de Ensino recebeu o retorno presencial de 11,3 mil alunos nesta quarta-feira (8). São estudantes do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental e do EJA, grupo que compõe a terceira etapa do planejamento para retorno presencial após um ano e meio de ensino remoto. O momento foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena, na Escola Radegundes Feitosa, no bairro José Américo.

“Este é um momento muito importante na vida dessas crianças. A Prefeitura realizou um grande planejamento para devolver aos nossos estudantes a esperança de um futuro melhor. Todas as medidas necessárias, desde a vacinação dos professores até os protocolos sanitários foram pensados e estamos aplicando tudo com cuidado para garantir que até o final do mês todos os alunos tenham retomado”, explicou Cícero.

Com a nova etapa, a Secretaria Municipal de Educação (Sedec) contabiliza 25 mil alunos em sala de aula, o que representa 35% do total. Esta é a terceira etapa do cronograma. A primeira incluiu alunos com idade de 3 anos dos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e a segunda as crianças de 4 e 5 anos da pré-escola.

Para o Ensino Fundamental, o atendimento educacional semanal foi organizado com atividades pedagógicas presenciais e remotas. As segundas, quartas e sextas-feiras destinam-se ao atendimento presencial com quatro horas diárias para cada turno escolar, de modo que, por semanas alternadas, os dois grupos, A e B, possam estar presencialmente com seus professores.

Para os anos iniciais, especificamente nesses dias, deverão ser incluídas uma aula de Arte e outra de Educação Física, ambas com duração de 50 minutos para todas as turmas. As terças e quintas-feiras ficam reservadas para as aulas remotas e higienização dos espaços das unidades de ensino.
De acordo com a secretária da Sedec, América Castro, a alternância em grupos é necessária para garantir o distanciamento entre os estudantes. Além disso, estão sendo aplicadas medidas sanitárias e a realização de testagem por amostragem. “Estipulamos uma diferença de 15 dias entre cada etapa para podermos fazer esta testagem e até agora não tivemos nenhum positivo. Isso vai continuar sendo feito”, afirmou.

A secretária ainda explicou que cada unidade escolar conta com um comitê que acompanha as ações no retorno. “Isso tudo para que tenhamos tranquilidade e possamos concluir a retomada por ser um grande avanço para esta meninada que está há tanto tempo em casa”, afirmou.

O estudante do 2° ano Cauã Gabriel, de sete anos, estava animado em seu primeiro dia de aula. “Tava com saudades da escola, dos meus amigos e da professora”, contou. A mãe, a doméstica Rafaela Carla, aprovou a volta às escolas. “Estou feliz por ter voltado, pois vou trabalhar e sei que ele vai estar aqui bem guardado”, afirmou.

Calendário de retorno presencial das aulas

08/09 – 1° e 2° anos do ensino fundamental e ciclos I e II da EJA
15/09 – 3° ao 5° anos do ensino fundamental
22/09 – 6° e 7° anos do ensino fundamental e ciclos III e IV do EJA
29/09 – 8° e 9° anos do ensino fundamental e creis (2 anos e berçário)

Semanas alternadas

Creis
1° semana – grupo A
2° semana – grupo B

Pré-escola, anos iniciais e finais e EJA
1ª Semana
Grupo A: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)
2ª Semana
Grupo B: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)

Continue Lendo

Paraíba

Outubro Rosa: Procon de Cabedelo divulga pesquisa de preços em clínicas e policlínicas locais

Publicado

em

O Procon de Cabedelo realizou, nessa segunda-feira (18), uma pesquisa de preço em clínicas e policlínicas do município em alusão a campanha “Outubro Rosa”. O levantamento buscou verificar os valores que estão sendo praticados em exames clínicos referentes à saúde da mulher.

Os preços dos referidos exames variaram de R$ 30,00 até R$ 150,00 nas clinicas e policlínicas de Cabedelo, no pagamento à vista. Dos estabelecimentos visitados, o único a oferecer a opção de pagamento com cartão de crédito foi a Policlínica Bem Estar.

“É importante sempre ressaltarmos que, em virtude da pandemia da Covid-19, recomenda-se, ao sair de casa, o uso da máscara, a higienização das mãos com água e sabão e o respeito ao distanciamento social.”, pontuou o secretário geral, Jeremias Dornelas.

Para esclarecer dúvidas e realizar denúncias, o consumidor pode acionar o Procon de Cabedelo através do canal de atendimento 151, que funciona em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Continue Lendo

Paraíba

Bruno Farias diz “Não” à PEC 5/21 que muda a composição do Conselho Nacional do Ministério Público

Publicado

em

O vereador Bruno Farias (Cidadania) subiu à tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa, na manhã desta terça-feira (19), para prestar solidariedade ao Ministério Público e se posicionar contra a Pec 05/21, que pretende mudar a composição do Conselho Nacional do Ministério Público, de forma que o próprio Congresso Nacional possa indicar o corregedor do MP.

Para Bruno, essa é uma tentativa clara de barrar a força do MP, uma instituição que, nos últimos anos, alcançou, junto à sociedade brasileira, a marca da credibilidade e da confiança. “Poucas instituições em nosso País tem o respeito e a confiança do povo brasileiro como o nosso MP, que é formado por pessoas dignas, com o compromisso de defender o interesse público, o interesse coletivo e os direitos difusos”.

Na visão do parlamentar, há, na sociedade, uma tentativa de interferência indevida na independência e na autonomia do MP no Brasil. “Quando o meio ambiente é ameaçado, quem barra é o MP; quando as crianças, as mulheres, os negros, os índios, a população LGBTQIA+ e pessoas em situação de vulnerabilidade são ameaçados, quem barra é o MP; quando a democracia é vilipendiada quem barra é o MP; quando colocam a mão nos recursos públicos, quem barra é o Ministério Público. E eu pergunto: A quem interessa barrar o MP? Que interesses são esses que pretendem colocar freios numa instituição reconhecidamente respeitada por todo povo brasileiro e que se põe como protagonista no combate à corrupção em nosso País?” questiona.

O vereador finaliza afirmando que não é possível que o Congresso Nacional indique quem vá fiscalizar o MP. “Essa é uma tentativa clara de cerceamento, de querer intimidar a autonomia dos representantes do Parquet. A todos eles, a minha solidariedade e a minha luta”.

Continue Lendo

Paraíba

De olho nas eleições de 2022: MDB reúne cúpula na próxima sexta-feira em João Pessoa

Publicado

em

A cúpula estadual do MDB na Paraíba emitiu convite oficial para que todos os integrantes da Comissão Estadual, bem como as presidências do JMDB e do MDB Mulher para participarem de uma reunião a ser realizada na próxima sexta-feira (22), na sede do partido, localizado no município de João Pessoa, Capital da Paraíba.

O convite foi feito por ordem do presidente estadual da sigla, senador Veneziano Vital do Rêgo, que também é vice-presidente do Senado, em Brasília, e marido da secretária Estadual de Articulação e Desenvolvimento Social, Ana Cláudia Vital que, por sua vez, foi pivô de um imbróglio político com o governador João Azevêdo (Cidadania) por não ter sido convidada para compor a mesa de honra durante entrega de um pacote de obras da gestão Estadual em Campina Grande.

Leia também: Veneziano e Ana Cláudia entram em ‘rota de colisão’ com João Azevêdo em Campina Grande

Leia também: Secretária Estadual Ana Cláudia não comparece à reunião convocada por Azevêdo após polêmica em CG

De acordo com informações que circulam nos bastidores da política, além de assuntos administrativos, a Presidência do MDB também deverá decidir se permanece como sigla aliada ao projeto de reeleição do governador Azevêdo ou se assume rompimento político com a gestão Estadual com vistas às Eleições 2022.

Confira imagem:

Continue Lendo