Nos acompanhe

Negócios

Neurologista alerta para os riscos da ingestão de álcool no cérebro

Publicado

em

Mesmo em pequenas doses, o consumo de álcool causa prejuízos ao cérebro, como dificuldade para andar, visão turva, voz arrastada, danos à memória e retardo no tempo de resposta, que pode levar a acidentes de trânsito. O alerta é do neurologista Ronaldo Bezerra de Queiroz, médico cooperado da Unimed João Pessoa. “O tempo de resposta é, definitivamente, primordial para livrar-se de um acidente e pode ser comprometido mesmo pela ingestão de uma quantidade mínima de bebida alcóolica”, ressalta o médico.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao longo de 2019, o total de acidentes provocados por bebidas alcoólicas foi de 5.631 nas rodovias federais. Cerca de 18 mil motoristas foram notificados por serem flagrados dirigindo sob efeito de álcool.

Outra consequência do excesso de ingestão de bebidas alcoólicas é a dependência ou déficit de tiamina (Vitamina B1), que pode levar à síndrome de Wernicke-Korsakoff, caracterizada pela perda de memória anterógrada (eventos futuros) e de memória retrógrada (acontecimentos passados). “Os sintomas incluem confusão mental, paralisia dos nervos que movem os olhos e dificuldade de coordenação motora”, explica o médico.

Riscos e prevenção – Os idosos podem sofrer mais danos devido à maior dificuldade de metabolização hepática. Já os adolescentes têm risco maior de perda do volume cerebral, podendo levar à demência. Os fetos podem sofrer consequências pela ingestão de álcool pelas mães durante a gravidez. “No cérebro em desenvolvimento, pode acarretar dificuldades de aprendizagem e até efeitos mais graves, como a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Os efeitos são alterações nas características faciais e cérebro menor que a média para a idade, conhecida como microcefalia”, alerta o médico.

Exagerar na ingestão de bebidas pode levar, comumente, à dor de cabeça, náusea, cansaço, falta de apetite e, algumas vezes, tontura. Ingerir bastante água durante e após o consumo de álcool, evitar alimentos gordurosos e apostar nos sucos detox podem ajudar a lidar com o mal-estar do dia seguinte. Assim como os efeitos imediatos no corpo, o consumo de álcool pode gerar dependência devido ao sistema de recompensas, pois altera o neurotransmissor dopamina, responsável pela sensação de prazer.

Moderação – Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ingestão limite de álcool pode ser de, no máximo, 30 gramas por dia, o que equivale a três copos de chope ou uma dose de whisky. Porém, um estudo da Universidade de Oxford, Inglaterra, realizado em 2021, indica que não existe nível seguro de consumo de álcool para o cérebro. Apesar disso, sistemas do corpo como o cardiovascular e o digestivo, por exemplo, podem ser beneficiados por baixas doses de algumas bebidas alcoólicas.

O vinho, em especial, possui flavonóides, que aumentam a concentração do bom colesterol (HDL), assim como antioxidantes, anti-inflamatórios e anticancerígenos, importantes para a saúde do sistema cardiovascular. Já a cerveja melhora o funcionamento do sistema digestivo e é rica em magnésio, que promove o relaxamento muscular e diminui a tensão. A cachaça possui anticoagulantes, que melhoram a circulação sanguínea e previnem o infarto e a trombose.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp

Continue Lendo

Negócios

Diretor da Massai é um dos palestrantes da Construcon Masters

Publicado

em

Com o tema “Smart Buildings, o Futuro já chegou: você está preparado para essa revolução na construção civil?”, o sócio-diretor da Construtora Massai, Allison Delmas Nunes, será um dos palestrantes da Construcon Masters, evento voltado para o setor.

A Massai, que figura entre as cem maiores construtoras do Brasil, conta com empreendimentos de destaque no mercado onde atua, com os smart buildings – ou prédios inteligentes – que têm como objetivo trazer mais sustentabilidade aos edifícios e mais conforto aos usuários. Além de melhorar o desempenho da edificação, por meio do uso de tecnologias que facilitem a sua operação e o ciclo de vida, seus sistemas monitoram os consumos de água e energia, contribuem para a redução de gastos e impacto ambiental, melhoram a gestão predial e facilitam a experiência dos ocupantes.

O evento acontece no Shopping Sebrae, tem programação gratuita, vagas limitadas, e a participação de Allison Nunes será no dia 22, sexta-feira, às 10h30.

Continue Lendo

Negócios

Conheça os três candidatos na disputa à Presidência da OAB da Paraíba

Publicado

em

A coluna Conversa Política, assinada pelos jornalistas Laerte Cerqueira e Angélica Nunes, publicou uma matéria com a apresentação dos três candidatos que disputam a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB).

De acordo com a matéria, o prazo de inscrições para a disputa se encerrou na noite desta terça-feira (19) com três candidaturas postas. Encabeçam as chapas os advogados Harrison Targino, Maria Cristina e Raoni Vita. Quem vencer, comandará a instituição no biênio 2022/2024.

O pleito está marcado para acontecer no dia 18 de novembro, das 09h às 17h, na Seccional, em João Pessoa, e nas 11 Subseções da OAB no interior do Estado.

Será a primeira eleição com efetiva paridade de gênero (50%) para a composição das chapas da Seccional, Subseções e Caixa de Assistência; além de cota racial para negros (pretos e pardos), no percentual de 30%, nas eleições da OAB. A regra foi cumprida. As três ‘cabeças de chapas’ inscritas têm mulheres em sua composição.

Harrison Targino

O advogado Harrison Targino se inscrveu para a disputa como o nome situação. Ele é o candidato oficialmente apoiado pelo atual presidente da OAB, advogado Paulo Maia, e divide chapa com a advogada Izabelle Ramalho.

Mestre em Direito pela PUC-SP, já exerceu inúmeras funções públicas como procurador-geral do Estado, Secretário de Educação, Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária. Também foi Juiz do TRE-PB, Diretor da Faculdade de Direito da UEPB e membro do Conselho Universitário da UEPB e da PUC-SP. Na área acadêmica, leciona no UNIPÊ e na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Foi conselheiro estadual e membro de comissões nacionais da OAB (Ensino Jurídico, Exame de Ordem, dentre outras). Atualmente é Conselheiro Federal da OAB pela Paraíba.

O advogado Harrison Targino é o candidato da situação, com apoio do presidente Paulo Maia. Foto: divulgação
Veja também  Cabo Gilberto participa de sessão na praça após ter pedido negado por Galdino

Maria Cristina

A advogada e professora Maria Cristina, mais conhecida como Kiu, é um dos nomes da disputa como oposição à gestão de Paulo Maia. Ela é a primeira mulher a disputar o comando da entidade desde a sua fundação, há 90 anos. Kiu divide chapa com o advogado Rômulo Palitot.

Maria Cristina Santiago (Kiu) é advogada, professora do Centro Universitário de João Pessoa e doutora em Direito Civil.

Atualmente ocupa a presidência do IBDFAM/PB (Instituto Brasileiro de Direito de Família) e é Membro Consultor da Comissão Especial de Direito da Família e Sucessões do Conselho Federal da OAB.

A advogada Maria Cristina é a primeira mulher a disputar à presidência da OAB-PB. Foto: divulgação

Raoni Vita

O advogado Raoni Vita, ex-aliado de Maia, escolheu Taísa Gadelha como vice. Ele também disputa como oposição à atual gestão com outros três candidatos a presidência da OAB, na eleição anterior: Sheyner Asfora e Carlos Fábio.

Raoni é mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos e bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba, possui pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera (Uniderp).

Ele é autor da obra “Democracia Participativa no Brasil à Luz da Carta Democrática Interamericana” e diversos artigos publicados e palestras proferidas ao longo do território nacional, tendo atuado como Observador Internacional nas Eleições Gerais dos Estados Unidos Mexicanos (2018).

Atualmente, preside o Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF/PB) e é sócio do escritório Vita Advogados & Consultores. Tem atuação nas áreas de Direito Eleitoral, Administrativo, Constitucional e Processual Civil.

Raoni Vita
O advogado Raoni Vita também está na disputa à presidência da OAB. Foto: divulgação

Continue Lendo

Negócios

Falta um mês: especialista em Enem reúne dicas de como proceder nos últimos dias antes das provas

Publicado

em

Faltando apenas um mês para o primeiro dia do Enem 2021 – Exame Nacional do Ensino Médio – que acontece nos dias 21 e 28 de novembro, os estudantes seguem com os preparativos a todo vapor durante a reta final. A prova, dividida em dois dias, conta com uma primeira data dedicada aos conteúdos de Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), Linguagens (Gramática, Literatura e Língua Estrangeira) e redação, e outra, com questões referentes às Ciências Biológicas (Física, Química e Biologia) e Matemática.

São nos momentos finais que antecedem o processo seletivo se angustiam para conseguir o melhor resultado. Para o professor Carlos André, fundador do Over Colégio e Curso e especialista em Enem, manter a calma e saber aproveitar cada dia de estudo é essencial para a aprovação. Pensando nisso, ele listou uma série de dicas de como aproveitar melhor o último mês que antecede o Enem e como proceder nesses últimos dias.

Conferir o raio X do Enem – Praticamente todos os alunos que se dedicaram aos estudos têm acesso ou procuram pelo raio x, que consiste em uma estatística sobre os assuntos mais frequentes na prova. Importante estudar os conteúdos como um todo.

Trabalhar temas de redação que fujam de um mesmo eixo temático – Muitas vezes, o aluno busca relações de possíveis temas de redação na Internet, mas não se atenta ao fato de que está preso a um único eixo temático. É fundamental trabalhar todos os eixos possíveis.

Treinar com simulados e cronometrar o tempo – A sequência em que a prova é feita e o tempo de duração da resolução das questões é determinante para a aprovação do aluno.

Separar um tempo para atividades físicas – Ainda que leves, como caminhadas breves ou pedalar um pouco, é preciso ter um momento de relaxamento para recarregar as energias e descansar o cérebro. Pode ser sair com amigos, ficar com a família, assistir séries, cultivar um hobby ou fazer alguma outra atividade que proporcione prazer.

Sobre o Over – Com mais de 20 anos de atividade, o Over Colégio e Curso tornou-se referência em educação inovadora e de alta qualidade no Rio Grande do Norte. Inaugurada no começo de 2020, a unidade em João Pessoa, lançou turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio para 2021. A escola, eleita como a melhor do Rio Grande do Norte, figura entre as dez melhores do Brasil, segundo o Mec – Ministério da Educação, além de possuir mais de 800 aprovações na primeira chamada do Sisu – Sistema de Seleção Unificada, referente ao Enem de 2019.

O Over João Pessoa fica na Av. Senador Ruy Carneiro, 405, no Brisamar. Para mais informações, os telefones são (83) 3506-6221, (83) 99386-1061 e (83) 99385-0373. O site é o www.overcolegioecurso.com.br. No instagram, @overjoaopessoa .

Continue Lendo