Nos acompanhe

Paraíba

Bruno recebe educadores físicos e reafirma compromisso pelo funcionamento das academias de CG

Publicado

em

O prefeito Bruno Cunha Lima recebeu em audiência, na manhã desta quinta-feira, 10, professores de Educação Física, personal traineirs, diretores e representantes de academias sediadas em Campina Grande. Na reunião, realizada no Salão Nobre do Palácio do Bispo, o prefeito reafirmou sua solidariedade à categoria, cujas atividades estão paralisadas por conta das restrições impostas pelo decreto estadual.

Bruno reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pelas academias, especialmente no campo da saúde, pois a atividade física é fundamental para o tratamento e a prevenção de doenças em geral, além de colaborar, decisivamente, para o bem-estar mental da população.

“Este segmento profissional, além de impulsionar a economia, exerce papel fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população, sendo essencial, inclusive, para o combate à pandemia do novo coronavírus, sem que esqueçamos a prevenção contra outros males físicos e mentais dos nossos dias”, argumentou o prefeito.

Sensível às reivindicações da categoria, cuja meta é, sobretudo, a manutenção em funcionamento das academias, o prefeito destacou que a gestão municipal fará o que for possível para garantir este direito. Lembrou tratar-se, portanto, de serviço essencial tanto para os profissionais que lutam pela sobrevivência econômica, quanto para a população adepta das atividades esportivas, fundamentais para a saúde física e mental.

O prefeito ponderou que os decretos municipais sempre levaram em conta a importância das academias.

Diante da gravidade da situação que atinge as academias, o prefeito convocou para a reunião os secretários Filipe Reul e Gilney Porto (titular e adjunto da Saúde), Aécio Melo (Procuradoria do Município), Gilbran Asfora (Chefia de Gabinete), Dinho (Sejel) e Marcos Alfredo (Codecom). Ele explicou que toda a equipe de governo está empenhada no sentido de encontrar soluções para o segmento da Educação Física, inclusive no âmbito jurídico, pois já tem recorrido decisões que contrariam as justas reivindicações deste setor.

Reconhecimento dos profissionais
Todos os educadores físicos presentes agradeceram e elogiaram o empenho do prefeito Bruno Cunha Lima e de toda a sua equipe de auxiliares. Eles destacaram, entre outros pontos, que a academias têm seguido rigorosamente todos os protocolos sanitários de prevenção à covid-19, daí lamentarem a postura de governantes que almejam o fechamento das unidades sem levar em conta, inclusive, os estudos científicos que atestam a importância da prática esportiva para o enfrentamento à pandemia.

Segundo o diretor da Academia Korpus, Eduardo Medeiros, “alguns querem tornar injustamente o nosso setor como um vilão na atual crise sanitária, pois buscam atingir ou quebrar a nossa credibilidade”. Ele também destacou que, em contrapartida, vê no “governo municipal, na pessoa do prefeito Bruno Cunha Lima, um parceiro na luta pela manutenção das academias da cidade, mesmo porque a atividade física é fator relevante para a superação dos problemas de saúde gerados pela pandemia”.

Por fim, ficou acordado que o segmento vai encaminhar à Procuradoria do Município todos os estudos e pesquisas que atestam a importância das atividades físicas para o tratamento e a própria prevenção contra as mais diversas doenças, não só a covid-19, que afetam a sociedade atual. O material servirá como subsídio para a defesa dos interesses dos profissionais de Educação Física em Campina Grande.

Presenças
Além das autoridades municipais, estiveram presentes ao encontro os seguintes profissionais de Educação Física: Eduardo Medeiros, Luciana Leal, Fernanda Sousa, Pablo Soares, Breno Firmino, Thales França, Yuri Mendonça, Higor França, Saulo José, Jadielson Silva e Hiago Bruno. Quem também marcou presença foi o deputado federal Rafafá, como também o vereador Sargento Neto (representando a Câmara Municipal de Campina Grande).

Continue Lendo

Paraíba

Fraudes no auxílio emergencial atingem marca de 54 bilhões; Na Paraíba, CGU reforça fiscalização

Publicado

em

O Tribunal de Contas da União (TCU) entregou um balanço parcial que indica o desperdício de R$ 54,7 bilhões de recursos públicos, pagos indevidamente como auxílio emergencial.

Os dados foram entregues em audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

Na Paraíba, Superintendente da Controladoria Geral da União, Severino Queiroz, destacou trabalho com outros órgão de controle para evitar fraudes. “ CGU trabalha sempre integrada aos órgãos de combate a corrupção para que os recursos do auxílio emergencial sejam destinados a quem realmente precisa”, disse.

Em 2020, a parceria existente entre o Tribunal de Contas da Paraíba e a Controladoria-Geral da União, possibilitou, a partir de cruzamentos de dados, a reversão do montante de aproximadamente R$ 10 milhões aos cofres da União, em relação a auxílios emergenciais pagos indevidamente. A concessão do auxílio para servidores públicos é presumidamente irregular.

Continue Lendo

Paraíba

Ruy festeja nova ala de quimioterapia e aumento da capacidade de atendimento em Hospital de JP

Publicado

em

Até o início de julho deste ano, o Hospital São Vicente de Paulo deverá contar com a nova ala de quimioterapia que será capaz de ampliar os atendimentos aos pacientes que fazem tratamento contra o câncer. Os recursos para a compra dos equipamentos foram garantidos por emendas do deputado Federal Ruy Carneiro, que visitou o local e comemorou a finalização dos trabalhos de ampliação.

Segundo a diretoria da unidade de saúde, com o início das atividades será possível ampliar a capacidade de atendimento, que passará de 700 para até 2,1 mil sessões por mês, favorecendo a população paraibana, que hoje, ainda enfrenta uma fila de espera para quimioterapia.

Recursos de emendas parlamentares de Ruy Carneiro foram destinados à compra dos equipamentos. O parlamentar enfatizou a importância do hospital e lembrou que a ajuda é garantida todos os anos. “É uma satisfação contribuir anualmente na manutenção, na modernização, e agora, com essa nova estrutura. Essa nova ala de quimioterapia vai trazer mais conforto aos pacientes, com a capacidade de atender muito mais pessoas que sofrem por causa do câncer na Paraíba”, explicou Ruy.

Agora, a instituição tenta aumentar o teto financeiro para garantir o limite máximo de atendimentos. Essa foi uma das pautas apresentadas durante reunião liderada por Ruy Carneiro, com o ministro da saúde Marcelo Queiroga, esta semana em Brasília.

O Hospital São Vicente de Paulo é uma Instituição Filantrópica sem fins lucrativos que cuida e trata de milhares de pacientes com câncer todos os anos.

Confira vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

CPP é favorável à isenção em concursos públicos para doadores de sangue ou medula óssea

Publicado

em

O Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre isenção em concursos públicos para doadores de sangue ou medula óssea recebeu parecer favorável da Comissão de Políticas Públicas (CPP) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na reunião desta segunda-feira (14), os vereadores ainda foram favoráveis a mais sete projetos.

De acordo com o 9/2021, do vereador Bruno Farias (Cidadania), ficam isentas do pagamento da taxa de inscrição para os concursos públicos nos órgãos municipais da administração direta e indireta as pessoas doadoras de sangue ou medula óssea à rede hospitalar ou conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS), no Município de João Pessoa.

Essa isenção aplica-se àquele que, na data da publicação do edital do concurso, preencha os seguintes requisitos: seja portador de carteira de doador de sangue expedida por órgão competente; tenha feito, sistematicamente, doação de sangue, conforme o disposto na Portaria nº 1.376, de 19 de novembro de 1993, do Ministério da Saúde; e tenha feito, no mínimo três doações nos 12 meses anteriores à publicação do edital do concurso.

O documento ainda estende a isenção àquele que comprovar ser doador de medula óssea cadastrado nos hemocentros estaduais, desde que apresente documento expedido pela unidade coletora, o qual deverá ser juntado no ato da inscrição. A nova norma também revoga a Lei nº 1.650, de 06 de fevereiro de 2007, sobre mesmo tema, mas menos abrangente.

O vereador Bruno Farias teve mais dois projetos com parecer favorável: o 55/2021 que implementa o plano de fomento à produção e distribuição de energia limpa no Município de João Pessoa; e o 277/2021 que reconhece como patrimônio cultural de natureza imaterial do Município de João Pessoa as Ala Ursas, uma manifestação artística que acontece no período de Carnaval, em especial na Paraíba e Pernambuco.

Também teve dois projetos com parecer favorável, o vereador Zezinho Botafogo (Cidadania): o 208/2021, determinando o dia 25 de agosto como ‘Dia Municipal do Feirante’; e o 312/2021 que cria a ‘Semana Municipal de Práticas de Caminhada e de Corrida de Rua’, a ocorrer anualmente na segunda quinzena do mês de setembro.

A comissão ainda foi favorável a mais três PLs: o 2238/2020, do vereador Bosquinho (PV), denominando um equipamento público urbano municipal, no bairro dos bancários, de Parque Linear Três Ruas Músico Pinto do Acordeon; o 140/2021, de Marcos Henriques (PT), que estabelece a obrigatoriedade do plantio de uma muda de árvore por unidade construída, como condição para obtenç&atild e;o das licenças que especifica para a construção de unidades habitacionais e comerciais, na Capital paraibana; e o 147/2021, Guga (Pros), que cria o ‘Dia Municipal do Jiu-Jitsu’, a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de março.

Continue Lendo