Nos acompanhe

Paraíba

Bruno garante que Saúde tem sido prioridade e reafirma compromisso em defender os interesses de CG

Publicado

em

A grande meta administrativa do governo municipal será tornar Campina Grande uma referência nos serviços públicos, especialmente no campo da saúde. Foi o que garantiu, na tarde desta segunda-feira, 3, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, em entrevista ao Programa Correio Debate, da Rádio Correio FM. Segundo Bruno, a prioridade é a vida das pessoas, sobretudo em decorrência da luta contra a crise sanitária gerada pela pandemia do novo coronavírus.

Conforme o prefeito campinense, os investimentos do atual governo já vêm sendo destinados, prioritariamente, em favor da atenção básica à saúde. Em sua visão, os cidadãos precisam ser atendidos em centros e postos de saúde bem equipados e que contem com equipes completas de profissionais, tais como médicos, dentistas e enfermeiros.

Como parte desse esforço, Bruno Cunha Lima lembrou a recente convocação de 169 profissionais de saúde, aprovados em concurso público realizado pela prefeitura campinense. Ele informou que cerca de 80% dos aprovados no concurso estarão atuando em postos de saúde, no atendimento direto aos segmentos sociais mais carentes em todos os bairros da cidade.

Já em relação especificamente à pandemia do novo coronavírus, Bruno destacou que a cidade continua cumprindo o seu papel, oferecendo o máximo de assistência à população campinense, como também às pessoas oriundas de uma vasta macrorregião, integrada por 69 municípios da Paraíba, como também de outros Estados.

Ele destacou que, em momento algum, a rede hospital de Campina Grande colapsou durante mais de 14 meses de pandemia, sendo, por isso mesmo, um referencial para o combate e tratamento da doença. Lamentou, porém, divergências com o governo do Estado em relação aos números, quantitativo de vacinas e métodos de enfrentamento à pandemia.

Postura de cobrança legítima 

O prefeito também mostrou-se insatisfeito quanto à falta de apoio do governo estadual para o envio de respiradores e outros recursos em favor dos pacientes da covid-19, lembrando que, em contrapartida, o apoio do governo federal tem sido efetivo e parceiro no socorro às vítimas do novo coronavírus em Campina Grande, agradecendo o empenho do Ministério da Saúde.

Neste contexto, Bruno garantiu a manutenção da sua posição de cobrança de ações mais efetivas do Estado em favor da cidade. “É preciso o governo do Estado analisar a realidade de cada cidade, de acordo com o seu perfil. Não queremos viver em pé de guerra, mas sempre vamos defender a cidade tendo como postura o bom diálogo. Queremos tão somente ser ouvidos. Não agimos como rebeldia, mas com a disposição de quem almeja ser visto com respeito pelo fato de Campina Grande ser a mais importante cidade do interior paraibano”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Câmara da Capital aprova uma realocação de ações e orçamentária na PMJP

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (11), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou a realocação de ações e saldos em diversos órgãos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Ainda foi aprovada uma realocação orçamentária na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Na sessão desta manhã, os dois Projetos de Lei (PL), receberam, em caráter de urgência, o parecer favorável dos membros da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFO). Ontem (10), as matérias receberam parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa (CCJ).

O PL 302/2021 autoriza a realocação de ações de governo através dos instrumentos do remanejamento, da transposição e da transferência de categoria econômica em diversos órgãos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). De acordo com o projeto, o Executivo fica autorizado a realocar ações de governo com suas classificações institucionais e funcionais, bem como os saldos de suas naturezas das despesas a elas consignadas. A matéria reestrutura o Executivo Municipal.

Por sua vez, o projeto 377/2021 autoriza a realização de dotações orçamentárias através dos instrumentos da transposição e da transferência de recursos de uma categoria de programação para outra na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no valor de R$ 15.490.000,00.

“O gestor da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Felipe Leitão, me contactou para solicitar a urgência da votação da realocação das ações dos órgãos da PMJP, porque a Sedes estava precisando dessa reestruturação para garantir as atividades da pasta, principalmente para garantir o funcionamento das cozinhas populares da cidade. Já o orçamento da Seinfra é de pouco mais de R$ 800 mil, um valor irrisório para garantir a zeladoria de nossa cidade”, justificou o presidente da CMJP, vereador Dinho (Avante).

Continue Lendo

Paraíba

Governo veta PL e barra atendimento móvel para pré-diagnóstico do câncer em crianças e adolescentes

Publicado

em

O governador João Azevedo (Cidadania) vetou integralmente o Projeto de Lei (PL) 1.163/2019 que cria o Serviço de Atendimento Móvel para a realização do Pré-Diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil no estado da Paraíba.

Na prática, o PL do deputado Cabo Gilberto, tem o objetivo de atender ao público infanto-juvenil, através de equipe multidisciplinar, qualificada e treinada no pré-diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil e contará com o serviço de coleta de sangue para, dessa forma, possibilitar o diagnóstico.

De acordo com o autor da propositura, Cabo Gilberto, é de suma importância esse PL, principalmente, os mais carentes de todo o estado da Paraíba, pediu em nome dos paraibanos que o veto fosse derrubado e ressaltou que o PL não vai criar despesa para o Governo do estado.

“O Projeto foi aprovado por todas as Comissões da Casa de Epitácio Pessoa e infelizmente o Governo vetou. O Projeto de Lei não criará despesas para o estado, porque a estrutura existe, apenas, vamos incluir o diagnóstico precoce para que possa ter o tratamento precoce dessa doença e que máximo de pessoas possam ser salvas. E por trata-se de atendimento móvel, este Projeto de Lei poderá levar o pré-diagnóstico de câncer infanto-juvenil às áreas do Sertão do nosso Estado, bem como em locais distantes e de extrema pobreza” afirmou o deputado Cabo Gilberto.

O veto foi mantido por maioria dos deputados, durante sessão remota, da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (11).

Continue Lendo

Paraíba

CMJP aprova ‘Voto de Aplausos’ à atleta paraibano contratado pelo Corinthians

Publicado

em

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, em sessão realizada nesta terça-feira (11), um voto de aplausos ao atleta paraibano Luís Mandaca, que estreou na equipe profissional do Corinthians no último domingo (9), marcando seu primeiro gol com a camisa do Timão.

O requerimento, de autoria do vereador Marcílio do HBE (Patriota), justifica a boa fase do jogador e também a valorização do atleta em relação às suas origens, visto que carrega o nome de seu bairro, Mandacaru.

Além disso, na justificativa, o parlamentar argumenta que Luís Mandaca servirá de espelho para novos jovens atletas, a persistirem em seus sonhos, de se tornarem jogadores de futebol.

“É muito importante para o jovem atleta, principalmente de origem humilde, olhar um vizinho, um colega, despontando no cenário nacional. É um combustível para as futuras gerações do esporte”, disse o vereador Marcílio do HBE.

O requerimento foi aprovado por unanimidade na Casa Napoleão Laureano.

Clique no player abaixo e confira um vídeo publicado pelo atleta agradecendo a homenagem:

Continue Lendo