Nos acompanhe

Paraíba

Cuidados com a postura e exercícios físicos ajudam a prevenir Lesão por Esforço Repetitivo

Publicado

em

Cuidados com a postura no ambiente de trabalho e prática de exercícios físicos, como alongamento e fortalecimento muscular, ajudam a prevenir Lesões por Esforço Repetitivo, conhecidas como LER. Uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias –, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético.

O distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida. De acordo com a reumatologista Maria Roberta Melo, médica cooperada da Unimed João Pessoa, é preciso focar nos distúrbios que estão associados, e tratar cada um deles adequadamente. “É importante classificar e individualizar cada caso para um melhor sucesso terapêutico”, destaca. Também chamada de Dort (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), a LER é causada por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse.

Sintomas – Dados do Ministério da Saúde apontam que em 10 anos os casos aumentaram 185% entre os trabalhadores brasileiros. Segundo a médica, que é presidente da Sociedade Paraibana de Reumatologia, os principais sintomas de LER/Dort são dores osteomusculares que pioram com esforços, principalmente na execução da atividade laboral. “A prevenção começa na adequação do ambiente, jornadas e materiais de trabalho. A prática de exercício físico regular, com alongamentos e fortalecimento muscular, também são aliadas. O colaborador precisa se preparar e manter-se assim para evitar a dor”, destaca.

Alguns sintomas, no entanto, podem não surgir devido ao esforço repetitivo. “Há casos nos quais a dor é causada por força estática, vibrações ou posturas inadequadas. O importante é valorizar as patologias em si — tendinites, principalmente em ombros, cotovelos e punhos; dor miofacial, síndrome do túnel do carpo, lombalgia postural, e outras — para a prevenção e tratamento específico”, ressalta.

Os tratamentos para LER/Dort são específicos para cada tipo de distúrbio e paciente. “Na maioria das vezes, o tratamento é clínico, com anti-inflamatórios, relaxante muscular, corticoide oral, injetável ou periarticular, associado a fisioterapia motora e reabilitação quando necessária. Alguns casos necessitam de tratamento cirúrgico”, aponta.

SOU Unimed JP – Colaboradores saudáveis e motivados geram mais resultados para o empregador. Os dois lados saem ganhando. Nesse sentido, os programas de saúde ocupacional garantem melhores condições de trabalho, reduzem riscos de acidentes e evitam problemas de saúde ligados à função ou ao ambiente.

A implantação desses programas exige um atendimento especializado e qualificado em medicina e segurança do trabalho. Por isso, é importante que as empresas contratem serviços reconhecidos no mercado.

Na Capital, a Unimed João Pessoa oferece às empresas o serviço de Saúde Ocupacional Unimed (SOU) que presta consultoria e assessoria em segurança e saúde no trabalho, auxiliando no cumprimento das legislações. Qualquer empresa pode contratar o SOU, mesmo que ainda não seja cliente da Unimed JP.

O SOU Unimed JP fica na Avenida Bento da Gama, 396, Torre, em João Pessoa. Os telefones são (83) 2106-0702 e (83) 9-9187-9204. Quer saber mais? Acesse www.unimedjp.com.br/saude-ocupacional

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp

Continue Lendo

Paraíba

STF registra novas movimentações em pedido de habeas corpus apresentado por Coriolano Coutinho

Publicado

em

O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou novas movimentações no pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de Coriolano Coutinho no último mês de dezembro de 2020.

As informações publicadas nesta quinta-feira (25) pelo Sistema de Acompanhamento Processual do STF, mostram, no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) nº 34, da quarta-feira (24), a confirmação de que o documento foi distribuído na quinta-feira (18); peticionado na segunda (22); e que, na terça (23), foi convertido em documento eletrônico, emitida uma Certidão de Acautelamento, recebido pelo setor de Recursos Criminais e Habeas Corpus e identificado como concluso ao relator, ministro Gilmar Mendes.

Coriolano Coutinho foi preso em 9 de dezembro, durante a décima fase da Operação Calvário, por tentativa de violação de medidas cautelares a ele impostas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). (Clique aqui para conferir detalhes)

Reincidência

Coriolano, que é irmão do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), já havia sido preso ainda na sétima fase da Operação Calvário, chamada “Juízo Final”, no dia 17 de dezembro de 2019. A ação investiga uma organização criminosa suspeita de desvio de R$134,2 milhões destinados aos serviços de Saúde e Educação do Estado da Paraíba.

O grupo criminoso seria chefiado pelo ex-governador Ricardo cujo irmão é apontado pelo Ministério Público como sendo integrante do núcleo operacional e financeiro do grupo criminoso, responsável por recolher as propinas e dar a elas roupagem lícita.

Clique aqui e confira a íntegra do Diário da Justiça Eletrônico.

Confira abaixo as telas de movimentação do processo:

 

Continue Lendo

Paraíba

Ruy defende conclusão do hospital Help, em Campina Grande, como prioridade da bancada federal

Publicado

em

O deputado federal Ruy Carneiro participou de uma reunião, nesta quarta-feira (24), ao lado de demais membros da bancada federal  para definir com o governador João Azevedo e prefeitos dos municípios do Estado as prioridades a serem incluídas no orçamento federal deste ano. Ruy destacou a importância da união dos parlamentares para promover esforços que contribuam com o desenvolvimento da Paraíba, além de defender recursos para a saúde.

“Em defesa da Paraíba, é hora de somar esforços. Temos que deixar de lado as bandeiras políticas e juntos lutarmos por melhorias que vão beneficiar todos os paraibanos.”, disse.

Diversos temas foram apresentados, entre eles, demandas para a dragagem do Porto de Cabedelo, Centro de Convenções de Campina Grande, aeroporto de Patos, entrada do ramal de Piancó e ações na área de saúde.

“Todos os temas são importantes, mas a saúde é tema prioritário para mim. Eu defendi investimentos para conclusão do hospital Help, que está em fase de construção em Campina Grande e deve beneficiar pessoas de todas as regiões, além de desafogar outras unidades hospitalares em João Pessoa. Também defendi mais investimentos no HU (Hospital Universitário Lauro Wanderley)”, concluiu.

Continue Lendo

Paraíba

No Palácio do Planalto e com o vice-presidente do Senado, Eduardo busca recursos para municípios

Publicado

em

O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) participou, na tarde desta quarta-feira (24), de reuniões no Palácio do Planalto e no Senado Federal ao lado da prefeita de Conde, Karla Pimentel (Pros), em busca de recursos para diversos municípios paraibanos. “Estamos em uma semana muito importante de liberação de emendas e estamos fazendo uma peregrinação para ajudar os municípios paraibanos”, revelou Eduardo.

No Palácio do Planalto, a reunião aconteceu com a secretária Especial de Assuntos Federativos, Deborah Arôxa, para discutir assuntos de interesse de Conde. Na ocasião, foi solicitado um levantamento da situação dos convênios do município com o Governo Federal. “A prefeita Karla está atenta a administração municipal e busca solucionar todos os possíveis entraves deixados pelas gestões passadas que possam prejudicar o município na busca de novos convênios”, destacou Eduardo Carneiro.

A agenda do deputado continuou no Senado Federal, no gabinete do vice-presidente Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Encaminhou demandas dos municípios de Conde, João Pessoa, Cuité de Mamanguape e Tacima.

Continue Lendo