Nos acompanhe

Paraíba

Aumento de casos de Covid-19 na Paraíba faz Governo suspender retorno de aulas presenciais

Publicado

em

O governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), confirmou na manhã desta segunda-feira (22) a suspensão do retorno presencial às aulas escolares.

As atividades iriam ser aplicadas a partir do dia 1º de março utilizando o modelo híbrido onde 30% das aulas aconteceriam de modo presencial e 70% de forma remota.

O motivo é o agravamento do avanço do vírus da Covid-19 no Estado por conta de aglomerações registradas durante o período do Carnaval 2021.

A orientação de especialistas do setor da Saúde é que as escolas privadas também adotem a medida anunciada por, pelo menos 15 dias, para tentar conter o avanço do vírus em território paraibano.

Continue Lendo

Paraíba

Projeto de Camila cria política de incentivo para educação tecnológica de paraibanos 60+

Publicado

em

Encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o projeto de Lei 2745/2021, de autoria da deputada Camila Toscano (PSDB), que cria a política pública de incentivo e educação tecnológica para a terceira idade, denominada ‘Terceira Digital’, com a finalidade de incentivar e educar a terceira idade sobre as novas tecnologias digitais. Pesquisa do Instituto Locomotiva mostra que enquanto o número de brasileiros conectados na internet cresceu mais de 100% nos últimos oito anos, o aumento para os internautas da terceira idade foi de quase 1000%.

A deputada destacou que o aprendizado tecnológico depois dos 60 anos possibilita novas descobertas, novas experiências e novas vivências resultando no grande aprimoramento das demais habilidades sem perder os valores ou objetivos de vida. Lembrou que durante a pandemia, muitos idosos tiveram que recorrer a internet para se comunicar e realizar atividades do dia a dia.

“Os idosos podem utilizar as redes sociais como mecanismo de diálogo com amigos e familiares, inserção social e busca de informações para estarem atualizados sobre o que acontece no mundo todo. Estar on-line também oferece aos idosos uma ferramenta para gerenciar e pesquisar problemas de saúde e uma maneira de aumentar a atividade cerebral”, disse Camila.

De acordo com ela, são objetivos da política pública de incentivo e educação tecnológica para a terceira idade: Incentivar a terceira idade a utilizar as tecnologias novas; colaborar para a aprendizagem de utilização das ferramentas digitais; promover a inserção da terceira idade no mundo virtual, com a utilização das redes sociais; e fomentar, por meio da educação tecnológica, a busca pela Educação Básica.

Continue Lendo

Paraíba

PMJP reforça monitoramento, acolhe famílias e realiza ações para reduzir danos causados pela chuva

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa segue monitorando toda a cidade, principalmente as áreas ribeirinhas e de risco, trabalhando para reduzir os danos causados pelo grande volume de chuva, cerca de 170 milímetros entre esta quarta (12) e quinta-feira (13). Para tanto, realiza ações integradas que envolvem a Defesa Civil, as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Meio Ambiente (Semam), Infraestrutura (Seinfra), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

O plantão da Defesa Civil, que dispõe para a população os números 0800-285-9020 e 98831-6885, recebeu 27 chamadas até o final da tarde desta quinta-feira. Kelson Chaves, secretário da Defesa Civil, fez uma avaliação da situação, em comparação com o ano passado. “Até às 15h desta quinta-feira, João Pessoa já tinha registrado 167,8mm de chuvas nas últimas 24 horas, o que representa quase 70% a mais que o previsto só para o dia de hoje. O número de ocorrências até o momento está bem abaixo do registrado no final de fevereiro do ano passado. Sinal de que todo o esforço de prevenção empreendido pela gestão está mostrando resultados positivos”, destacou.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as chuvas devem continuar pelas próximas horas.

Assistência – Desde o final da tarde desta quinta-feira que equipes da Defesa Civil e de Direitos Humanos e Cidadania estão nas comunidades São Rafael (Castelo Branco) e Padre Hildon Bandeira (Torre) realizando trabalho de assistência a cerca de 30 famílias. Elas tiveram as residências prejudicadas com o aumento do nível do Rio Jaguaribe devido o grande volume de chuva.

As equipes irão fazer o cadastro das famílias dentro da proteção social e ofertar os serviços da Prefeitura que melhor se encaixam pra necessidade de cada uma, como o Balcão de Direitos e o Auxílio Moradia.

Trânsito – Com a forte chuva, vários pontos sofreram alagamentos, o que compromete a fluidez no trânsito. Segundo a Semob-JP, foram registrados 12 pontos críticos de alagamentos, além de sete falhas em cruzamentos com sinais luminosos. Os agentes de mobilidade foram acionados pela população, por meio do 118 ou  98760-2134 (whatsapp do Cott),   para 50 urgências de trânsito. Apesar dos transtornos, nenhum acidente ocorreu nas áreas monitoradas.

Limpeza – As equipes da Emlur e Seinfra também passaram o dia de prontidão. Na Avenida Epitácio Pessoa, onde ocorreu o deslizamento da barreira do Clube Cabo Branco, precisou ser realizada a limpeza da calçada. O serviço foi executado por uma equipe de 15 agentes e com a utilização de um caminhão-pipa. Agora à noite, um caminhão caçamba da Emlur vai retirar os restos dos resíduos. O Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos também está a postos para contribuir com outras aç& otilde;es emergenciais em decorrência das chuvas.

Com uma equipe de 80 homens, a Seinfra atuou em mais de 30 ruas e avenidas da Capital, onde foram realizadas limpezas em torno de 50 galerias de águas pluviais, em um trabalho conjunto com a Defesa Civil. Dezesseis bairros foram atendidos, entre eles Valentina, Centro, Torre, Cristo, Varadouro, Cabo Branco e Jaguaribe.

Quedas de árvores – Os técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam registraram três quedas de árvores, sendo uma na Avenida Rui Carneiro, outra em Mangabeira e a terceira no Portal do Sol. Ninguém ficou ferido, tampouco foram registrados danos materiais.

Para acionar a Semam, os telefones são 3264-1680 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h) e 3218- 9208 (das 8h às 00h).

Até o momento, a Sedurb foi acionada apenas para resolver problemas na tubulação do mercado de Jaguaribe e no Centro de Comércio e Serviços do Varadouro. As equipes estão de prontidão para atender a qualquer chamado da Defesa Civil. Com a trégua nas chuvas, as equipes de manutenção estarão atuando para consertar possíveis danos ocasionados nos espaços públicos.

Continue Lendo

Paraíba

Câmara da Capital aprova abertura de crédito no IPM no valor de 259 mil

Publicado

em

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quinta-feira (13), aprovou um Projeto de Lei (PL), de autoria do Executivo Municipal, com uma abertura de crédito no Instituto de Previdência Municipal (IPM) no valor de 259 mil. Ao todo foram aprovados 26 Projetos de Lei (PLs) e dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL), além da manutenção de nove Vetos do Executivo Municipal e a rejeição de outro.

O PL 250/2021, de Autoria do Executivo Municipal, prevê a inclusão no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 de novas naturezas das despesas em ações de governo já existentes na estrutura orçamentária do IPM-JP, destinadas à manutenção e implementação de serviços administrativos gerais e ao encargo com inativos, no valor de R$ 259.000,00. A abertura do crédito se dará a partir de anulação de dotações orçamentárias dentro do próprio órgão.

Dentre os outros PLs aprovados 10 denominam ruas da cidade e cinco incluem no calendário oficial da cidade datas e semanas celebrativas, tais como a Copa de Futebol de Seleção de Bairros, a Semana Municipal de Incentivo a Valorização dos Profissionais do Sistema de Transporte Coletivo, ambas matérias de autoria do vereador Zezinho Botafogo (Cidadania). Ainda desse parlamentar, foram destaques os seguintes projetos aprovados: o 214/2021 que institui o programa ‘Artes Marciais nas Escola”, na rede municipal de ensino e o 215/2021 que dispõe sobre o programa ‘Cidadania Digital nas Escolas’.

Também foram destaque os seguintes projetos aprovados: 203/2021 e 204/2021, de autoria do vereador Guga (Pros), que obriga os síndicos e administradores de condomínios a comunicarem casos de maus tratos contra animais às autoridades competentes e que dispõe sobre a obrigatoriedade, nas redes pública e particular de educação municipal, da investigação e do acompanhamento das crianças e dos adolescentes que apresentam atitudes características de vivência de violência doméstica, respectivamente; além do 173/2021, do vereador Bispo José Luiz (Republicanos), determinando a obrigatoriedade dos bancos procederem as visitas de comprovação de vida, em caso de clientes portadores de necessidades especiais com capacidade de mobilidade reduzida.

Vereadores homenageiam Juliette Freire

Também foram aprovados dois Projetos de Decreto Legislativo outorgando cidadania pessoense: o PDL 08/2021, do vereador Bruno Farias (Cidadania), à advogada, maquiadora e campeã do Programa Big Brother Brasil (BBB) 21, Juliette Freire; e o PDL 242/2020, do vereador Carlão (Patriotas) ao dentista Cássio Gadelha Martins.

A homenagem a vencedora do BBB foi bastante discutida na sessão. Os vereadores exaltaram o comportamento da paraibana Juliette Freire “na casa mais vigiada do país”. Para eles, ela foi um exemplo de conduta irretocável, além de divulgar as belezas naturais e a cultura de João Pessoa, da Paraíba e do Nordeste. “Juliette arrebatou todo o Brasil e se destaca com uma das maiores influenciadoras digitais do mundo. Talvez nenhum paraibano vivo consiga vender com tanta força nossas belezas naturais e riqueza cultural como o fenômeno Juliette, que expôs de forma brilhante nossa cidade em rede nacional”, justificou Bruno Farias (Cidadania).

Por sua vez, foi rejeitado o Veto 352/2020 do Executivo efetivando o PL 1492/2019, de autoria do vice-prefeito e ex-vereador Leo Bezerra, que institui no âmbito do Município de João Pessoa o Projeto Brincando na Rua, que terá como objetivos: estimular o hábito da brincadeira na rua, da interação social e do desenvolvimento integral das crianças; oferecer espaço público de convivência de lazer gratuito e com segurança; resgatar antigas brincadeiras e promover formas de entretenimento ao ar livre; e estender atividades culturais e físico-recreativas à população.

Continue Lendo