Nos acompanhe

Paraíba

Cícero Lucena admite possíveis desvios de vacinas em João Pessoa e determina apuração imediata

Publicado

em

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), admitiu possibilidade da existência de desvios de vacinas na Capital paraibana e revelou já ter acionado o Ministério Público da Paraíba (MPPB) para apuração imediata do caso.

A informação foi confirmada pelo próprio gestor em uma entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (22) durante visita ao bairro Valentina de Figueiredo, na Zona Sul da Capital paraibana, por ocasião da instalação de uma unidade bancária da Caixa Econômica Federal (CEF) fruto de um pleito de sua autoria em parceria com a senadora Daniella Ribeiro (PP) realizado no último mês de dezembro, em Brasília.

“Existem alguns possíveis desvios, mas, já estamos apurando, chamando o Ministério Público”, comentou o prefeito acerca da vacinação em João Pessoa.

Clique no player abaixo e confira a fala de Cícero Lucena:

Continue Lendo

Brasil

Aguinaldo Ribeiro entrega texto da reforma tributária ao presidente da Câmara, Arthur Lira

Publicado

em

O tão aguardado texto atual da proposta de reforma tributária formulado pelo relator, deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), já foi entregue ao presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL).

A informação foi confirmada pelo próprio Lira durante um jantar promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) na noite desta quinta-feira (26) e divulgada na matéria postada originalmente pelo Estadão nesta sexta-feira (26).

De acordo com Lira, nos próximos dias, ele discutirá a proposta, em detalhes, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O debate acerca da reforma tributária é considerado por especialistas um dos mais travados dos últimos tempos, uma vez que Governo, deputados e senadores tem apresentado propostas diferentes.

Em linhas gerais, diante de todas as discussões e análises, o cronograma prevê que o tema seja votado apenas no último trimestre deste ano de 2021.

Continue Lendo

Paraíba

Cepa do coronavírus encontrada em João Pessoa e Fortaleza tem nível triplo de contaminação

Publicado

em

A cepa do coronavírus encontrada nas cidades de João Pessoa e Fortaleza tem nível triplo de contaminação. A informação foi dada nesta quinta-feira (25) pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e publicada em uma matéria da Agência Brasil.

Segundo Pazuello, o número de casos aumentou nas cidades de João Pessoa e Fortaleza, bem como no Oeste do Pará, em Belém e, ainda, em Goiás, na cidade de Catarinense de Chapecó e no Rio Grande do Sul com pontos focais em alta.

“Na nossa visão, estamos enfrentando uma nova etapa da pandemia. Ela tem esse vírus mutável que nos dá três vezes mais contaminação. E a velocidade com que isso acontece em pontos focais pode surpreender o gestor em termos de estrutura de apoio. Essa é a realidade que nós vivemos hoje no Brasil”, disse o ministro.

Eduardo Pazuello ainda admitiu que diversas cepas do coronavírus já estão no Brasil, destacando, ao mesmo tempo, que o modo como se desenvolvem em cada cidade e região depende de fatores climáticos, sociais, de saneamento e de cultura.

O ministro disse que a nova realidade não está centrada apenas no Norte e Nordeste do país, como ocorreu em 2020 e que há outros locais impactados agora. Por isso, destacou a necessidade de o país estar alerta e preparado para combater o vírus.

Com esse objetivo, Pazuello citou três grandes ações. A primeira é o atendimento imediato nas unidades básicas de saúde. A segunda envolve a estruturação da capacidade em leitos para atendimento, incluindo desde recursos humanos e equipamentos até o uso de leitos remoto, ou seja, remoções. E a terceira é a vacinação. “Com essas três grandes estratégias, nós vamos enfrentar a pandemia nessa nova etapa”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Covid-19: PMJP recebe mais de 10 mil doses de vacina e inicia imunização de idosos acima de 84 anos

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa inicia na próxima segunda-feira (1°) a vacinação para idosos acima de 84 anos e trabalhadores de saúde da Rede Hospitalar UTI Covid, enfermaria Covid e pronto atendimento Covid. Nesta sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde recebe 10.780 doses das vacinas Coronavac/Butantan e AstraZeneca/Oxford. A vacinação da próxima semana também ocorrerá através do serviço drive thru nos shoppings Mangabeira e Manaíra, das 9h às 17h. Já no Ginásio Ronaldão serão aplicadas as segundas doses de idosos acima de 90 anos e de trabalhadores da saúde.

O cronograma seguirá uma ordem decrescente de idade até a sexta-feira (5). Na próxima segunda-feira (1º), a imunização será feita com idosos 84+. Na terça-feira (2), é a vez das pessoas com 83+; na quarta-feira (3), 82+; na quinta-feira (4), 81+ e na sexta-feira (5), idosos com 80+. “Até a próxima sexta-feira, estamos iniciando a vacinação dos idosos acima de 80 anos e de trabalhadores da saúde da rede hospitalar de UTI, enfermaria e Pronto Atendimento Covid. Essa ordem decrescente é para evitar aglomerações e tempos prolongados de espera dentro do carro”, afirmou Fernando Virgolino, chefe de Imunização da SMS.

Vacinação nesta sexta – Nesta sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde continua a vacinação dos idosos acima de 85 anos e a 2ª dose dos trabalhadores da saúde nas unidades de saúde da família e nos três pontos de drive thru: ginásio Ronaldão e shoppings Manaíra e Mangabeira. Os três pontos de drive thru também podem ser utilizados por pedestres. O funcionamento é das 9h às 17h. Nas unidades de saúde da família (USF), está acontecendo a aplicação da segunda dose da vacina nos trabalhadores dos serviços de Atenção Básica.

Mutirão no fim de semana – No sábado (27) e domingo (28), a Secretaria Municipal de Saúde fará o segundo mutirão para aplicar a segunda dose em idosos restritos ao leito (acamados) e domiciliados. No caso dos idosos acamados que ainda não tomaram a primeira dose, os familiares devem fazer o cadastramento por telefone através dos números 3214-7219 ou 3214-7971. A vacinação será realizada em domicílio.

Documentos – Os trabalhadores de saúde que irão tomar a vacina devem apresentar os seguintes documentos de comprovação, devendo levar cópias para ficarem retidas: carteira do conselho profissional ou declaração do serviço que trabalha ou contracheque. No caso da segunda dose, precisam levar a cópia do comprovante da primeira dose. Já para idosos, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e cartão do SUS ou CPF.

Balanço – Desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 até esta quinta-feira (25), a Prefeitura de João Pessoa já aplicou a primeira dose da vacina em 32.571 pessoas e a segunda dose em mais 11.641 pessoas.

Continue Lendo