Nos acompanhe

Paraíba

Marcílio do HBE visita bairro das Indústrias e assume compromisso de trabalhar valorização local

Publicado

em

O vereador Marcílio do HBE (Patriota) visitou o Bairro das Indústrias, localizado na Zona Sul de Joao Pessoa, Capital da Paraíba, ao lado do vereador suplente Paulo Ferreira (Patriota).

Na ocasião, o parlamentar foi apresentado à várias demandas dos moradores do bairro, que ainda sofrem, por exemplo, com ruas sem calçamento e escassez do ônibus destinados ao transporte público na região.

As demandas mais urgentes foram anotadas pelo vereador que assumiu compromisso de, enquanto vereador por João Pessoa, trabalhar pelo crescimento e valorização do bairro que apresenta relevantes potenciais econômicos e de qualidade de vida para os moradores, mas que, até o momento, foram mal aproveitados e quase nada desenvolvidos.

“Anotamos várias demandas para a região, que carece urgentemente, de um olhar mais preocupado da Prefeitura Municipal de João Pessoa”, afirmou Marcílio do HBE.

Continue Lendo

Paraíba

Jutay acionará Justiça para reverter Decreto estadual que fecha igrejas e templos religiosos

Publicado

em

O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) informou, na tarde desta quinta-feira (25), que vai acionar o Tribunal de Justiça da Paraíba para que igrejas e templos religiosos possam ter suas atividades realizadas com, pelo menos, 30% da capacidade. O Decreto número 41.053, publicado esta semana pelo Governo do Estado, estabelece medidas para conter a disseminação do coronavírus e determina o não funcionamento dos espaços religiosos.

Na visão do parlamentar não é compreensível que estabelecimentos como bares e restaurantes funcionem e igrejas não possam exercer o seu papel perante a sociedade. “É louvável que os bares e tantos outros estabelecimentos estejam atuando, mesmo que em sua capacidade reduzida ou com um horário de atuação menor. Mas, as igrejas e templos religiosos cumprem um papel fundamental nesse período de pandemia, que é dar suporte emocional as pessoas. Então, estaremos entrando com uma ação na justiça para rever essa decisão publicada no Diário Oficial esta semana”, afirmou Jutay.

O deputado lembra ainda que as igrejas e templos religiosos se adaptaram para atuar neste período de pandemia, cumprido todas as regras estabelecidas pelas autoridades em vigilância sanitária, como o uso de máscara, uso de álcool em gel e o distanciamento social. Jutay lembra que a Constituição assegura o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

Continue Lendo

Paraíba

Conselho Municipal de Cultura realiza primeira reunião de 2021

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura, realizou nesta quinta-feira (25), a primeira reunião do Conselho Municipal de Cultura, que aconteceu no auditório localizado nas dependências da sede da Secult, e foi presidida pela Secretária de Cultura Giseli Sampaio.

A reunião iniciou com a apresentação dos novos membros do Conselho, são eles: da Secretaria de Educação: Moisés Alves da Silva- titular e Rilma Suely de Souza Melo – suplente; da Secretaria de Planejamento: Félix Araújo Neto – titular e Aída Paula Pontes Aquino – suplente; da Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Rosália Borges Lucas – titular e Maximinino Ferreira de Lima – suplente; da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer: Antonio Lopes Gaião – titular e Laís Menezes Formiga Duarte – suplente; da Secretaria de Assistência Social: Kalina de Oliveira Barbosa – titular e Sheila Ricarte Martins – suplente.

“A reunião do conselho municipal de cultura foi uma pauta informativa. Entre os muitos pontos nós acordamos com os conselheiros que vamos realizar reuniões setorizadas, com cada linguagem artística que está composta no conselho, como o artesanato, teatro, circo, música, dança, para já dinamizar ações conjuntas para o segmento artístico-cultural da nossa cidade”, explicou Giseli Sampaio.

Dentre as pautas discutidas, estiveram ajustes técnicos-estruturais nos equipamentos culturais de Campina Grande, assim como foram levantadas questões que permeiam a preservação e mapeamento do centro arquitetônico da Rainha da Borborema.

Além disso, a secretária anunciou também sobre o Plano Pedagógico do Centro Cultural Lourdes Ramalho, que já se encontra em elaboração e será executado em parceria com a Secretaria de Educação, que visa retornar com as atividades de formação dentro do Centro Cultural Lourdes Ramalho.

Continue Lendo

Paraíba

SES distribui 63.300 novas doses de vacina contra a Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai enviar, nesta sexta-feira (26),  63.300 novas doses de imunizantes contra o novo coronavírus para os 223 municípios paraibanos. Nesta quinta-feira (25), a Secretaria recebeu 23.800 doses da vacina Coronavac/Butantan, que somadas às 39.500 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que chegaram na tarde da quarta-feira (24), totalizam 63.300 doses de vacinas para o combate à covid-19. Com as novas doses, a Paraíba dá início à ampliação do público de idosos, a partir dos 80 anos.

O próximo grupo prioritário a ser atendido, conforme orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI) é composto por 100% dos idosos com idade de 85 a 89 anos; 24% dos idosos de 80 a 84 anos; além de 8% dos trabalhadores da saúde que ainda não foram atendidos nas etapas anteriores, entretanto a ampliação deste público ocorre de forma gradativa e escalonada, de acordo com o quantitativo enviado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, o foco desta etapa agora é a população em geral a partir dos 80 anos, não apenas os idosos acamados. Ele reforça a necessidade do cadastro da população no site https://vacinapb.saude.pb.gov.br/ , que funciona como um banco de dados que auxilia os municípios na execução da estratégia vacinal. “Pedimos à população que declare a manifestação de interesse em ser vacinado por meio do site disponibilizado pelo Governo do Estado. É tempo de vacinação, é tempo de salvar vidas”, ressalta.

Cerca de 88 municípios paraibanos atingiram a meta de vacinação que corresponde a 90% do público alvo da última fase. “A campanha de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba segue bem. As vacinas estão sendo aplicadas em todo o estado em primeiras e segundas doses.  A vacina é a nossa estrada, é o nosso caminho para que tenhamos um 2021 melhor que 2020”, finaliza o secretário executivo.

A vacinação na Paraíba segue o Plano Estadual de Vacinação, nos moldes do PNI. As doses dos novos imunizantes serão distribuídas de forma igualitária para os 223 municípios paraibanos, seguindo o formato das distribuições dos últimos lotes. Até o último levantamento, foram distribuídas 133.504 doses de vacinas, 106.296 já tomaram a primeira dose e 27.208 receberam a segunda, completando o esquema vacinal. A estimativa da população a ser vacinada na Paraíba, dada pelo Ministério da Saúde, é de 1 milhão e 300 mil pessoas dos grupos prioritários, até o final deste semestre.

Continue Lendo