Nos acompanhe

Paraíba

Obras do Palácio da Justiça serão retomadas nesta segunda-feira

Publicado

em

As obras de restauração do sistema de cobertura do Palácio da Justiça serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (18), com trabalhos realizados por nova empresa vencedora de licitação promovida pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan). Representantes da empresa responsável e da Suplan visitaram, nessa quarta-feira (13), o prédio histórico do Poder Judiciário estadual.

O gerente de Engenharia e Arquitetura do TJPB, Francisco Leitão, explicou que a visita ocorreu para dar a ordem de serviço e os reparos serem iniciados imediatamente. “A equipe foi apresentada à segurança do Tribunal, para haver o controle de entrada e saída dos trabalhadores. A obra não será realizada pelo Tribunal, mas em parceria com o Governo do Estado, através da Suplan. Os serviços começaram a ser executados no ano passado, mas a empresa não pôde prosseguir e, por isso, a Suplan fez uma nova licitação”, explicou.

De acordo com Francisco Leitão, os serviços serão retomados na parte mais antiga, chamada de Bloco A, onde será refeita a totalidade da cobertura, com troca de madeira, telhas, calhas e rede pluvial. “Além disso, a parte elétrica também será refeita. A empresa fará, ainda, toda a rede de cabeamento estruturado e telefonia, o SPDA (Sistema de Proteção a Descargas Atmosféricas), a rede de proteção e combate a incêndio e a construção de uma subestação de 600KVA abrigada. Dessa forma, o prédio será totalmente desinterditado”, salientou.

Na próxima etapa das obras, serão realizados os serviços de pintura e restauração do prédio. No ano passado, já foram realizados os reparos nos blocos B, C e D, especificamente na parte da coberta. “Restam, ainda, a parte elétrica desses blocos, bem como a parte de combate a incêndio em todo o palácio, sistema de lógica e SPDA”, explanou o gerente de engenharia do TJPB.

Expectativa – Para Francisco Leitão, a expectativa principal é a desinterdição do prédio para que se possa dar início à restauração. “O desejo é que ele seja reutilizado novamente e possamos, logo, voltar às atividades e a ser ocupado pelos servidores e magistrados”, afirmou.

O Palácio da Justiça é um prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O local abriga o Museu e Cripta onde estão os restos mortais do ex-presidente Epitácio Pessoa. A edificação já pertenceu à Escola Normal instalada até 1939, passou por uma reforma interna e perdeu suas características neoclássicas para sediar o Tribunal de Justiça da Paraíba, em julho de 1939.

Continue Lendo

Paraíba

Fortes chuvas: carros submersos e caos em toda a João Pessoa são registrados nesta sexta-feira

Publicado

em

As imagens registradas na manhã desta sexta-feira (26), mostrando carros submersos na Avenida Pedro II, localizada no Centro de João Pessoa, está chocando a população da Capital paraibana.

O vídeo, divulgado nas redes sociais do comunicador Nilvan Ferreira, foi gravado por um popular que passava pelo local dentro de um ônibus e mostra vários carros boiando com água até a altura das portas.

Informações de populares também dão conta de que pontos clássicos de alagamento como a avenida principal do bairro Bancários, nas proximidades do Equilíbrio do Ser e a avenida Sanhauá que fica na frente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estão intransitáveis nos dois sentidos devido ao acúmulo de água.

A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) é a de permanência das chuvas no decorrer do dia podendo alcançar as regiões do Agreste e do Brejo paraibano.

Clique no player abaixo e confira as imagens registradas na manhã de hoje:

 

Continue Lendo

Paraíba

Raio tira do ar todas as emissoras do Sistema Correio de Comunicação em João Pessoa

Publicado

em

A queda de um raio que atingiu a antena de comunicação instalada na sede do Sistema Correio de Comunicação em João Pessoa, tirou do ar toda as emissoras da empresa na manhã desta sexta-feira (25), na Capital paraibana.

A sede da empresa de comunicação, localizada na Avenida Pedro II, no Centro de João Pessoa, abriga a cabeça de rede televisiva e de todas as mais de 30 emissoras de rádio que retransmitem a programação da Casa em rede estadual.

De acordo com informações oficiais, técnicos já foram acionados e estão tentando restabelecer o pleno funcionamento dos equipamentos.

Continue Lendo

Paraíba

Jutay acionará Justiça para reverter Decreto estadual que fecha igrejas e templos religiosos

Publicado

em

O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) informou, na tarde desta quinta-feira (25), que vai acionar o Tribunal de Justiça da Paraíba para que igrejas e templos religiosos possam ter suas atividades realizadas com, pelo menos, 30% da capacidade. O Decreto número 41.053, publicado esta semana pelo Governo do Estado, estabelece medidas para conter a disseminação do coronavírus e determina o não funcionamento dos espaços religiosos.

Na visão do parlamentar não é compreensível que estabelecimentos como bares e restaurantes funcionem e igrejas não possam exercer o seu papel perante a sociedade. “É louvável que os bares e tantos outros estabelecimentos estejam atuando, mesmo que em sua capacidade reduzida ou com um horário de atuação menor. Mas, as igrejas e templos religiosos cumprem um papel fundamental nesse período de pandemia, que é dar suporte emocional as pessoas. Então, estaremos entrando com uma ação na justiça para rever essa decisão publicada no Diário Oficial esta semana”, afirmou Jutay.

O deputado lembra ainda que as igrejas e templos religiosos se adaptaram para atuar neste período de pandemia, cumprido todas as regras estabelecidas pelas autoridades em vigilância sanitária, como o uso de máscara, uso de álcool em gel e o distanciamento social. Jutay lembra que a Constituição assegura o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

Continue Lendo