A Paraíba foi inserida na lista dos sete Estados brasileiros que não contém seringas e agulhas suficientes, em seus respectivos estoques, para iniciar a vacinação contra o vírus da Covid-19.
De acordo com a informação publicada em O Antagonista, a informação teria partido do próprio Ministério da Saúde (MS) para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a informação, além da Paraíba, também estariam em situação delicada os Estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina.
O MS chegou a confirmar que o próprio Ministério não possui estoque atualmente e o fato de que a compra em geral é realizada pelos Estados foi apresentado como justificativa.
Ainda segundo a matéria, a imunização de grupos prioritários (profissionais de saúde, idosos e indígenas) será através da distribuição de 30 milhões de doses na primeira fase da vacinação.
Os dados foram apresentados no dia 08 de janeiro, porém, são referentes ao final do mês de novembro de 2020, quando o Ministério teria entrado em contato com os Estados que apresentaram os respectivos dados em uma planilha, com exceção de São Paulo que, até então, não havia respondido ao MS.
O documento relata o fracasso, no início do mês, na tentativa de comprar 331 milhões de unidades no Brasil. Apenas uma das empresas aceitou vender 7,9 milhões pelo preço apresentado.
Paraíba
O secretário Estadual da Saúde, Geraldo Medeiros, ao falar sobre o assunto, ressaltou que os dados entregues pelo Ministério da Saúde ao STF são antigos e que, atualmente, o setor da Saúde na Paraíba está pronto para iniciar a distribuição da vacina contra a Covid-19 em até 24h após o recebimento das doses.
Segundo Medeiros, o estoque atual no Estado é de 550 mil seringas e agulhas, das quais, pelo menos 250 mil já foram reservadas para a campanha de vacinação contra a Covid-19.
Ainda segundo o secretário, o próprio Ministério da Saúde firmou compromisso de enviar 400 mil seringas e agulhas até o início do mês de fevereiro.
Medeiros ainda afirmou que a Paraíba possui mil salas de vacinação prontas e destinadas para o início do Plano de Imunização contra a Covid-19.