Nos acompanhe

Paraíba

Coriolano Coutinho volta a ser preso em nova fase da Operação Calvário na Paraíba

Publicado

em

O irmão do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), Coriolano Coutinho, voltou a ser preso na manhã desta quarta-feira (9), durante mais uma fase da Operação Calvário na Paraíba.

Coriolano foi preso por tentativa de violação de medidas cautelares a ele impostas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Além do mandado de prisão de Coriolano, a décima fase da Operação ainda cumpriu outros dois, sendo, ambos de busca e apreensão, nos municípios de Bananeiras e de João Pessoa, Capital da Paraíba.

Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que Coriolano Coutinho teria que seguir usando tornozeleira eletrônica. (Clique aqui para conferir outros detalhes)

Clique AQUI e confira o documento

Reincidência

O irmão de Ricardo já havia sido preso na sétima fase da Operação Calvário, chamada “Juízo Final”, no dia 17 de dezembro de 2019. A ação investiga uma organização criminosa suspeita de desvio de R$134,2 milhões destinados aos serviços de Saúde e Educação do Estado da Paraíba. O grupo criminoso seria chefiado pelo ex-governador Ricardo Vieira Coutinho.

Coriolano é apontado pelo Ministério Público como sendo integrante do núcleo operacional e financeiro do grupo criminoso, responsável por recolher as propinas e dar a elas roupagem lícita.

Continue Lendo

Paraíba

Emissão do Cartão SUS segue acontecendo de forma online

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que a emissão do Cartão SUS em João Pessoa segue acontecendo de forma virtual, por contato telefônico, a fim de evitar aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Para organizar o contato e não sobrecarregar as linhas, cada Distrito Sanitário dispõe de números específico para atender aos usuários de cada região.

Devem buscar o serviço para a emissão do documento os usuários residentes em João Pessoa que ainda não tem o Cartão SUS e os que tiveram suas solicitações de consulta/exames/cirurgias não inseridas no Sistema de Regulação pelos polos distritais de digitação em virtude de necessidade de atualização de cadastro.

Para emitir o documento, mesmo por telefone, é necessário ter em mãos o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de residência.

Cartão SUS e Vacina Covid – Em tempo, a SMS informa que o cartão SUS não é item indispensável para receber a dose da vacina contra o novo Coronavírus, podendo a população apresentar um documento de identidade com o número do CPF para receber o imunizante.

“É importante acalmar a população para que não tenha desespero em emitir o Cartão SUS para tomar a vacina, uma vez que será possível receber a dose apresentando o CPF. De toda forma, nosso serviço está disponível pelos telefones, principalmente para os que não tem o documento e precisam ter acesso aos demais serviços da rede SUS, como consultas e exames”, explica a coordenadora do Cartão SUS em João Pessoa, Alana Aguiar.

Confira os telefones para emissão do Cartão SUS por Distrito Sanitário: 

DISTRITO SANITÁRIO I: 98699-2182 e 98699-2179
Bairros: Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Bairro dos Novais, Costa e Silva, Oitizeiro, Cruz das Armas, Esplanada, Funcionários I, Jardim Planalto, Jardim Veneza

DISTRITO SANITÁRIO II: 98699-2185 e 98699-2180
Bairros: Boa Esperança, Colinas do Sul, Cristo, Cuiá, Ernani Sátiro, Funcionários II, Funcionários III, Geisel, Grotão, Jardim Itabaiana, João Paulo II, Rangel

DISTRITO SANITÁRIO III: 98699-2181 e 98699-2183
Bairros: Colibris, José Américo, Mangabeira, Mussumagro, Paratibe, Parque Do Sol, Valentina

DISTRITO SANITÁRIO IV: 98699-2184
Bairros: Bairro Dos Estados, Cordão Encarnado, Centro, Distrito Mecânico, Ipês, Ilha do Bispo, Jaguaribe, Mandacaru, Roger, Tambiá, Treze deMaio, Varadouro

DISTRITO SANITÁRIO V: 98699-2170
Bairros: Altiplano, Água Fria, Aeroclube, Bancários, Bessa, Cabo Branco, Castelo Branco, Cidade Recreio, Expedicionários, Jacarapé, Jardim Cidade Universitária, Jardim Miramar, Manaíra, Penha, Tambaú, Timbó, Torre, Quadra Mares, São José.

Caso não encontre o bairro na lista, o usuário deve ligar para: 98610-9259 ou 98811-1978, na coordenação do Cartão SUS, e informar o bairro, que será encaminhado para o telefone de atendimento.

Continue Lendo

Paraíba

Parceria entre Prefeitura e Estado vai reativar fonte interativa em praça

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Governo do Estado, já iniciou a solução do problema de tratamento de água da fonte interativa da Praça Desembargador Osias Nacre Gomes, no Jardim Oceania. O espaço foi interditado depois de uma fiscalização da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em dezembro de 2020. Após denúncias de moradores da área, o órgão realizou a análise da água e constatou que a fonte estava imprópria para banho.

Durante a vistoria realizada nesta segunda-feira (18), equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), estabeleceram que a PMJP vai atuar com toda a automação, manutenção e zeladoria da fonte e da praça. Já a Companhia, ficará responsável pelo tratamento da água. A Sedurb já estabeleceu uma equipe fixa para o local e já está providenciando as adequações solicitadas pela Cagepa.

“Verificamos que a limpeza dos filtros do reservatório não foi feita desde a inauguração, por isso, o lixo conseguia entrar no local, colaborando para que a água não fosse apropriada para banho. Teremos tratamento especializado da água, um técnico da Sedurb para executar a manutenção do reservatório, trabalhando em parceria com a Companhia, que vai monitorar a qualidade da água. Tudo isso para que a população usufrua do espaço público com qualidade de vida. Afinal de contas, é inadmissível que uma fonte, pensada para crianças, estivesse funcionando de maneira insalubre”, explicou o secretário Fábio Carneiro (Sedurb).

A Cagepa também já está dando celeridade à solução do problema. “A princípio, faremos uma coleta para analisar a questão físico-química e ver como deveremos atuar a partir de agora. Forneceremos o tratamento adequado da água, com a aplicação de cloro, de maneira semanal. Após a conclusão da análise, veremos as condições microbiológicas e saberemos se será necessário outro tipo de serviço. Vamos ainda encaminhar uma equipe para, periodicamente, analisar o reservatório e executar o tratamento”, explicou Evanisa Trigueiro Dantas, química industrial e subgerente de Água e Esgoto da Cagepa.

Os moradores e trabalhadores do entorno da praça já estão felizes com o trabalho que está sendo realizado para a reativação da fonte. “Bastava ligar a água, que a gente já sentia o mau cheiro. Ninguém aguentava ficar perto. Teve criança, inclusive, que apresentou manchas na pele”, explicou o taxista Welton de Vasconcelos, que trabalha na lateral da praça.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba recebe os pacientes do Amazonas

Publicado

em

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), organizou uma operação para receber os pacientes vindos do Amazonas, na madrugada desta segunda-feira (18). A ação foi uma força-tarefa entre a SES, o Ministério da Saúde, Ministério da Educação, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), e o Hospital Lauro Wanderley, em conjunto com a UFPB.

A aeronave pousou no Aeroporto Castro Pinto às 23h20. De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a SES disponibilizou 15 ambulâncias e todo o efetivo de corpo técnico para receber os pacientes. Ele afirma que essa é uma atitude de solidariedade e humanidade em um momento delicado no estado do Amazonas.

“Nós não podíamos nos furtar em receber os pacientes a partir do momento em que nossos irmãos amazonenses necessitam de espaços aqui na Paraíba. Em Manaus, nós observamos pessoas morrendo por falta de oxigênio. Então essa é uma atitude normal que eu considero necessária neste momento”, pontua.

O superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Marcelo Tissiani, explica que o acompanhamento desses pacientes será realizado por uma equipe multidisciplinar constando médico, enfermeiros, técnicos de enfermagens, fisioterapeutas e apoio psicológico. Ele reforça que os pacientes estão em uma ala estritamente reservada e que os cuidados serão os mesmos, independente de ser uma nova variação do vírus.

“A partir de agora, de acordo com o quadro clínico de cada um a ser avaliado pelo médico, o tratamento vai ser de maneira individualizada para cada paciente. Para a comunicação entre eles e os seus familiares, contamos com o apoio da nossa equipe de psicologia e da Tecnologia da Informação. Colocaremos pacientes e familiares em contato. Isso faz com que o tratamento ocorra de uma maneira mais tranqüila, fazendo com que o lado emocional de certa maneira amenizado no momento de distanciamento social que eles se encontram”, destaca.

O secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, acompanhou toda a operação e elogiou a rapidez e segurança da ação. “Entre a chegada da aeronave, o toque do pneu no chão, até a saída da nossa ambulância de suporte à vida, 55 minutos, equipes absolutamente atentas e coordenadas. Foi um processo seguro e que nós também pudemos fazer um gesto de acolhimento a esses irmãos e irmãs que chegaram vindos de uma situação tão difícil. Absoluto sucesso, a SES está de parabéns, ainda bem que a Paraíba pode colaborar com o Brasil nesse momento difícil”, completou.

As coletas do exame de Swab já foram realizadas e as amostras se encontram no Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) para fazer o sequenciamento. O intuito é saber se os pacientes são portadores de uma variante do coronavírus.

Continue Lendo