Nos acompanhe

Negócios

Expo Turismo Paraíba conecta expositores e clientes para fortalecer o setor no Estado

Publicado

em

Os melhores destinos para quem está se programando para viajar a lazer ou trabalho à Paraíba serão apresentados no mais novo evento do mercado turístico nacional e internacional. Promovida pelo Sebrae Paraíba, a Expo Turismo é uma vitrine virtual desenvolvida com o propósito de fortalecer o setor, do litoral ao sertão paraibano. O evento 100% digital acontece de 7 a 9 de dezembro, das 10h às 21h. Na plataforma, serão comercializados os melhores destinos seguros para realizar eventos corporativos ou viagens de lazer, cuja diversidade cultural, histórica e ambiental, se destaca a cada 150 km de viagem pela Paraíba.
Na entrevista que segue, a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, explica todos os detalhes da Feira que promete marcar a retomada do segmento e reforçar que a Paraíba está preparada para receber os turistas mais exigentes com toda segurança.
 
O que é a Expo Turismo Paraíba?
É o mais novo evento do mercado turístico nacional e internacional para apresentar, em uma única plataforma de marketplace, os destinos e experiências turísticas da Paraíba. A ideia é apresentar ao público os mais diversos segmentos relacionados ao setor, seja turismo de sol e mar, de natureza, ecoturismo, aventura, rural ou MICE, popularmente conhecido no Brasil como Turismo de Negócios e Eventos. Nesta plataforma, serão comercializados os melhores destinos seguros para realizar eventos corporativos ou viagens de lazer, cuja diversidade cultural, histórica e ambiental, se destaca a cada 150 km de viagem pela Paraíba.
Qual a importância da realização do evento neste período de pandemia?
Neste momento de retomada do turismo, a Paraíba mostra que está preparada para receber turistas ainda mais exigentes para uma viagem segura e feliz. O turismo no Estado é sinônimo de emoção, bem-estar, criatividade e segurança. São destinos lindos e, com o cuidado necessário, queremos proporcionar uma experiência única para que os turistas voltem outras vezes e indiquem para os amigos e familiares.Os expositores da Paraíba e visitantes internautas da Feira terão a oportunidade de trocar experiências e unir esforços em prol da promoção e comercialização do destino turístico paraibano, colocando-o no ranking nacional, como um dos mais desejados e consumidos em 2021. A Feira chega no momento ideal, em que muitos estarão de férias ou viajando para as festas de fim de ano, e vão priorizar o turismo de lazer.
Quais as estratégias para atrair os turistas?
A Expo Turismo Paraíba é um excelente exemplo de Feira de Negócios para atrair turistas e parcerias exitosas, sempre com ações colaborativas e novas formas de fazer negócios. A feira também será uma estratégia de comunicação assertiva para que as empresas permaneçam na mente dos consumidores internautas neste período de retomada do turismo. O fortalecimento da presença digital, que é uma necessidade crescente para a maioria dos empresários do turismo, faz parte das estratégias. Contribuindo para inovar, conquistar e manter clientes, é importante melhorar o posicionamento nas mídias sociais e marcar presença nos eventos digitais, de forma estratégica, afinal, “quem não é visto, não é lembrado”.
Quais as expectativas para o turismo na Paraíba, em 2021? 
No curto prazo, dentro do cenário econômico atual e com a demanda reprimida, a expectativa é uma grande procura de turistas por destinos regionais e nacionais. A partir de agora, com a pandemia, as pessoas estão priorizando ainda mais a segurança e o bem-estar, investindo em produtos, rotas e roteiros de natureza, cicloturismo, aventura, turismo rural e praias mais desertas. Outro fator é o dólar em níveis elevados. Provavelmente, o turista brasileiro vai ficar pelo país e é uma oportunidade para os destinos menos conhecidos e inusitados se transformarem em uma das melhores escolhas em 2021.Todos os polos turísticos brasileiros sentirão uma alta na procura, principalmente na região Nordeste, pois certamente será um destino altamente desejável e demandado nesse cenário. Por isso, a importância restaurar a confiança dos visitantes por meio de protocolos de segurança, visando reduzir riscos na cadeia de valor do turismo. Somando-se a isso, gerar novas experiências, promovendo produtos segmentados e mais individualizados. Neste quesito, a Paraíba, já é conhecida nacionalmente, como um dos melhores destinos, são mais de 150 atividade criativas espalhadas por mais de 19 municípios paraibanos, que deram origem a uma publicação do SEBRAE, denominada, “Paraíba 35 dias de Vivências e Experiências”.
Quais as funcionalidades da plataforma de marketplace?
A plataforma é um espaço digital para fazer negócios, temporário ou permanente, que contribui para a visibilidade e a projeção das empresas em um mercado sem fronteiras.  Pesquisas apontam que 82% dos consumidores brasileiros já se renderam às compras online. Caso a empresa não esteja neste ambiente, com certeza, está deixando de aproveitar grandes oportunidades de comercializar e ampliar vendas. A plataforma de marketplace funcionará 24 horas, durante o período de 7 a 30 de dezembro de 2020. A programação paralela, acontecerá de 7 a 9 de dezembro, das 10h às 21h.
Como surgiu a ideia de unir turismo de lazer com o turismo MICE?
O mundo digital permite unir os diferentes, porém convergentes. É preciso pensar de forma disruptiva e possibilitar o acesso ao mundo dos negócios, sem fronteiras. Uma plataforma de marketplace pode efetuar vendas de toda a cadeia produtiva do turismo, inclusive, no marketplace da Expo Turismo Paraíba, vamos apresentar alguns dos nossos museus, como o Museu Digital de Campina Grande e o Museu de Arte Popular da Paraíba. É possível também mostrar os melhores teatros.Com a velocidade das informações, as pessoas vêm perdendo a sua capacidade de observação. A experiência de visitar museus e galerias de arte, possibilita exercitar e expandir essa capacidade de enxergar e ver mais longe. Neste sentido, o turismo de lazer e MICE, se completam, pois se você conhece e gosta do destino turístico, durante a participação em um evento, pode decidir fazer a próxima viagem de lazer, no mesmo local.
O que é o Convention Bureau Summit Mice 2020?
Será um dos eventos que compõem a Expo Turismo Paraíba, considerando a importância do segmento MICE para a geração de negócios e de conhecimentos. O tema do evento corporativo tem foco estratégico na transformação de cenários. A programação será divulgada na próxima semana e atenderá a toda a cadeia produtiva do turismo MICE e negócios corporativos. É uma iniciativa do Convention Bureau de João Pessoa e Centro de Convenções, com o apoio dos demais parceiros da Expo Turismo Paraíba: Sebrae, Abav PB, Fecomércio, Sesc, Senac, ABIH PB.
Como participar?
Podem participar como expositores empresas formalizadas do segmento de turismo e da produção associada, que oferecem rotas e roteiros paraibanos. Também vão exibir seus produtos os meios de hospedagem e demais equipamentos turísticos, as entidades do trade turístico e os museus. Além disso, as agências e operadoras de turismo do Brasil que desejam incluir novos produtos turísticos de vivências e experiências no seu portfólio, podem participar das três Rodadas de Negócios, que acontecerão todos os dias, das 17h às 19h.  As inscrições ainda estão abertas às empresas do segmento turístico paraibano que têm interesse em participar do evento como expositores. Basta acessar a loja do Sebrae Paraíba, no link https://loja.sebraepb.com.br/loja/evento/202066458 . Mais informações: @expoturismoparaiba

Continue Lendo

Negócios

Movimentação de cargas no primeiro bimestre de 2021 cresce 29,35% no Porto de Cabedelo

Publicado

em

Após começar o ano de 2021 batendo recorde na quantidade de toneladas movimentadas, o Porto de Cabedelo segue uma crescente no mês de fevereiro. Ao todo, 111.960 toneladas de cargas foram movimentadas no segundo mês do ano. O número representa um aumento de 5,68% em relação ao mesmo mês de 2020, quando 105.899 toneladas foram movimentadas no Porto.

De acordo com os números divulgados pela Gerência de Operações da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), houve um aumento de 29,35% no primeiro bimestre de 2021, quando comparado com o mesmo período de 2020. Além dos três navios da Marinha que atracaram no cais no mês de fevereiro, outras nove embarcações chegaram ao Porto de Cabedelo para iniciar suas operações.

“Estamos em uma crescente porque esse é o nosso objetivo: fazer o Porto de Cabedelo se desenvolver cada vez mais, mês a mês. Os investimentos seguem sendo realizados e o nosso trabalho, com foco e dedicação, é a causa desses números tão positivos”, declarou a diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo.

Foram movimentadas, no mês de fevereiro, 60.360 toneladas de petcoke, 28.100 toneladas de gasolina, 15.018 toneladas de malte e 8.439 de diesel.

A movimentação de petcoke já apresentava um crescimento, em relação a dezembro de 2020, de 70,16%. O mês de fevereiro superou o mês de janeiro no número de toneladas da carga que foram movimentadas. O aumento registrado foi de 18,4%.

Continue Lendo

Negócios

Direito e Futebol – Evento online reúne Abracrim, TJDPB, STJD e FPF

Publicado

em

Os casos de discriminação racial no futebol brasileiro têm crescido nos últimos anos, conforme Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol (2019), que mostra um aumento de 52,27% de 2018 a 2019, e de 235% comparado a 2014.

Para debater esse assunto, será realizado um evento conjunto, na próxima terça-feira (2), de forma remota, organizado pelo presidente Nacional em exercício da Abracrim, Sheyner Asfora; pelo presidente do TJDPB, Raoni Vita; pelo presidente do STJD, Otávio Noronha, e pela presidente da FPF, Michelle Ramalho.

Será uma discussão sobre os aspectos criminais e desportivos do racismo, injúria racial, preconceito e outras desleais faltas. Acontecerá às 19h30 por meio da plataforma Zoom com transmissão simultânea pelo canal no YouTube do TJDF-PB (https://abre.ai/ceQv).

Participarão do debate Paulo Feuz, diretor da Escola Nacional de Justiça Desportiva e auditor do Pleno do STJD; Felipe Augusto, Presidente da Fenapaf; Raoni Vita, Presidente do TJDPB; Sheyner Asfóra, Presidente nacional em exercício da Abracrim; Michel Assef Filho, Advogado do Clube de Regatas do Flamengo; Michelle Ramalho, Presidente da FPF; Arthur Alves, Secretário geral da Anaf; Hermano Gadelha de Sá, Vice-presidente do TJDPB; José Gomes de Lima, Auditor do TJDPB; Cláudio Diniz, Auditor do STJD; Paulo Guedes Pereira, Auditor do TJDPB; Ana Paula Trento, Auditora do TJDRN; George Ramalho, Procurador do STJD; Milton Jordão, Presidente do STJD do Judô; Marcos Souto Maior Filho, Procurador do STJD; e Fernando Santos, Auditor do TJDBA.

Pedidos de inscrição para participação pelo Zoom poderão ser feitos junto à Secretaria do TJDPB pelo whatsapp (83) 98847-4016.

Continue Lendo

Negócios

Viver mais e melhor: Unimed JP abre inscrições para grupos e oficinas de educação em saúde

Publicado

em

Neste mês de março, a Unimed João Pessoa vai oferecer diversas atividades nos programas de educação em saúde, grupos e oficinas, para orientar os clientes sobre como adotar hábitos saudáveis ou condutas que vão melhorar a qualidade de vida.

Os  encontros, organizados pela equipe de promoção da saúde da Cooperativa, são on-line e exclusivos para beneficiários.

GRUPOS
O cuidado com as mamas, atenção ao intestino e colo do útero, nutrição adequada e outros pontos essenciais para o bem-estar feminino estão na programação do grupo “Saúde da Mulher”. Os encontros acontecerão nos dias 16, 23 e 30 de março, das 18h às 19h30.

Já o grupo “Equilíbrio do Corpo”, irá abordar a relação entre alimentação, atividade física e atenção com a saúde mental. Serão dois encontros nos dias 11 e 18 de março, das 14h30 às 16h30.

OFICINAS
Além das atividades dos grupos, também estão sendo oferecidas diversas oficinas para os clientes. Confira cada uma delas:

Saúde na Medida — Alguns tipos de stress podem afetar os níveis de glicemia de um paciente diabético e, para orientar a lidar com esses fatores emocionais, será realizada no dia 16/03, das 14h30 às 16h, a oficina “Diabetes e Emoções”.

60 + Feliz — O encontro “Saúde Mental e Qualidade de Vida”, voltada para o grupo da melhor idade, tem o propósito de ajudar os idosos a buscar a harmonia entre corpo e mente. A oficina será realizada no dia 22 de março, das 14h30 às 16h.

Equilíbrio do Corpo — Além das atividades específicas, o grupo vai abordar na oficina “Imunidade e Exercício Físico”, a importância de se manter em movimento para evitar problemas de saúde. O evento virtual será no dia 25 de março das 14h30 às 16h.

Mãe e Bebê — “Cuidados com o Bebê” é o tema do encontro que oferecerá aos pais a oportunidade de aprender como lidar com o recém-nascido e, de forma lúdica, ter mais confiança nessa tarefa. A atividade acontece no dia 31 de março, das 9h às 11h.

Como participar — Para se inscrever gratuitamente, basta acessar o Canal Viver Melhor, no Portal da Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/viver-melhor), escolher o grupo ou oficina e clicar em “Inscrições Online”. Após fazer a inscrição, os clientes serão inseridos em grupos de WhatsApp, nos quais serão transmitidas as informações para acompanhar as atividades.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes.

Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Continue Lendo