Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande realiza abertura do Natal Iluminado nesta sexta-feira

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande, por meio das Secretarias de Cultura, de Educação, de Desenvolvimento Econômico e de Serviços Urbanos, além da STTP e Gabinete do Prefeito, realizará a abertura do Natal Iluminado 2020 na próxima sexta-feira, 20. Durante o evento, programado para começar às 19h, além do acendimento da Árvore de Natal, a população poderá prestigiar uma ampla agenda cultural, que se estenderá até o final de dezembro.

Da praça da Fiep, localizada na rua Florentino de Carvalho, partirá um cortejo em direção à Rampa dos Pioneiros, que contará com cerca de 100 artistas campinenses, anunciando a chegada do Natal Iluminado, com quadrilhas juninas, atores, músicos, dançarinos e apresentações circenses. Todos desfilarão personificados de elementos dos festejos e fábulas que contam a magia do Natal.

Ao finalizar o cortejo na rampa do Monumento aos Pioneiros, a população presenciará o acender das luzes natalinas e, em seguida, haverá a apresentação do Coral Infantil da Escola Municipal Cícero Correia, do Distrito de Galante. Posteriormente, a Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa apresentará um espetáculo com músicas natalinas e diversos sucessos da música popular brasileira. No show da Filarmônica, o público assistirá ainda participações dos cantores campinenses Augusto de Arruda, Edra Veras, Erika Marques e Gitana Pimentel.

Finalizando a programação cultural de abertura, o Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema, premiado no Brasil e exterior, apresentará um belo espetáculo com danças populares brasileiras que enaltecem a história, a arte e cultura da Paraíba.

Essa edição do Natal Iluminado de Campina Grande acontecerá em dez polos instalados por vários pontos da cidade, com uma programação que tomará maiores proporções à medida que a semana do Natal se aproximar, e envolverá cerca de dois mil artistas de vários segmentos culturais de Campina Grande.

Além disso, a aguardada decoração do Natal Iluminado 2020 contará com 20 mil metros de mangueira de led, 200 mil microlâmpadas, 400 refletores e uma tecnológica Árvore de Natal, no Açude Velho. O destaque também para os próximos dias será para a iniciativa privada, que irá abrilhantar ainda mais o evento. Campina Grande terá o “Ônibus Iluminado” promovido pela Autocar Turismo, que irá passar pelos principais pontos do Natal Iluminado. Também haverá programação na Vila Sítio São João, onde será montado um presépio vivo, fábrica do Papai Noel, Museu dos Répteis, exposição de artesanato e vasta programação para toda família. Este ano, o Partage Shopping é parceiro do Natal Iluminado e além da sua própria decoração interna, con tribuirá com a decoração natalina da cidade.

Dia da Consciência Negra

Comemorado no dia 20 de Novembro, dia de abertura do Natal Iluminado, o Dia da Consciência Negra será lembrado no polo principal do evento, com a presença de artistas negros entre as atrações principais. Na rampa do Monumento aos Pioneiros, junto à Filarmônica Epitácio Pessoa, os cantores Erika Marques e Augusto de Arruda entoarão canções, e representarão a população negra dentro da agenda cultural do evento.

O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003, e é dedicada à reflexão sobre a valorização e inserção do negro na sociedade brasileira. Além disso, a data coincide com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, que foi um dos maiores líderes negros do país.

Continue Lendo

Paraíba

Pagamentos de editais da Lei Aldir Blanc serão retomados dia 22 na Paraíba

Publicado

em

Os classificados nos 12 editais lançados pela Lei Aldir Blanc na Paraíba, que ainda não receberam seus pagamentos, terão esse dinheiro creditado a partir do dia 22 de janeiro, data marcada para reabertura do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf), responsável pela gestão orçamentária, financeira e contábil do Estado.

Os classificados nos editais de credenciamento, chamamento e premiação que não tiveram suas propostas pagas até o dia 31 de dezembro do ano passado foram inseridos na rubrica ‘restos a pagar’, já que estavam com seus recursos empenhados.

Para os credenciados e premiados, como já houve uma tentativa de pagamento, a orientação da Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB) é que observem no e-mail enviado às suas Comissões, se:

– A conta bancária informada para pagamento tem que ser em nome do proponente, que precisa ser o titular da conta;

– Não é permitido pagamento para conta conjunta;

– Observe se você se inscreveu como pessoa FÍSICA ou como pessoa JURÍDICA no edital;

– Quem se inscreveu como pessoa física, só pode informar sua conta bancária como pessoa física;

– O mesmo raciocínio vale para as situações de pessoa jurídica, inclusive MEI;

– O Siaf só aceita conta poupança da Caixa Econômica (cujo código de operação é o 013);

– Observe se seu tipo de conta aceita movimentação superior a 5 mil reais (o gerente de relacionamento do seu banco pode ajudar com isso);

– Verifique se sua conta bancária está ativa.

Continue Lendo

Paraíba

Magistrados paraibanos aumentam em 164,3% percentual de sentenças prolatadas em uma semana

Publicado

em

Por meio do teletrabalho, o Judiciário paraibano vem mantendo em alta sua produtividade, oferecendo uma prestação jurisdicional cada vez mais célere e eficiente. Mesmo abrangendo o período do final do recesso forense, onde os trabalhos ocorreram dentro do plantão judiciário, dados fornecidos pela Gerência de Pesquisas Estatísticas demonstram que a produtividade da Justiça estadual, mais uma vez, apresentou percentuais de crescimento acima dos 100% nas duas primeiras semanas do ano. A exemplo do percentual de processos sentenciados que foi de 164,3% de aumento, sendo 1.466 sentenças prolatadas entre os dias 04 e 10/01, subindo para 3.875, no período de sete dias (11 a 17/01/2021).

Os dados revelam, ainda, que também obtiveram significativos percentuais de crescimento, no mesmo período, os atos judiciais praticados por magistrados, que foram 13.571, nos primeiros sete dias de janeiro, passando para 28.571, na segunda semana, alcançando 110,5% de aumento. Dentre eles, além das sentenças, foram destaques os despachos proferidos (8.942 indo para 17.717), com 98,1% e as decisões emitidas, que aumentaram de 3.156 para 6.897, obtendo a percentagem no montante de 118,5%, entre as duas semanas. A produção semanal dos servidores computada foi de 102.612.

Quanto à produtividade geral, que engloba os atos judiciais executados por magistrados, desde o início da pandemia da Covid-19, ano passado, até o dia 17 de janeiro deste ano, a pesquisa demonstrou que, nos 306 dias, a Justiça paraibana continua finalizando mais processos do que o número de feitos distribuídos. Deram entrada no Judiciário estadual 231.109 ações e foram arquivadas 346.683. O total de atos praticados por meio remoto, no período, foi de 1.366.081, sendo 848.072 despachos, 249.585 sentenças, 239.426 decisões e 28.998 audiências realizadas. As atividades digitais efetuadas por servidores somam 4.450.812. A Justiça não para!

Continue Lendo

Paraíba

Pleno realizará sua primeira sessão administrativa extraordinária nesta sexta-feira

Publicado

em

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba vai realizar, nesta sexta-feira (22), a primeira sessão extraordinária administrativa em 2021. Na oportunidade, os desembargadores vão apreciar um anteprojeto de Lei e sete resoluções. A sessão inicia a partir das 10h, por videoconferência, e será conduzida pelo presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. Os feitos são todos de relatoria da Presidência do TJPB.

Informações sobre os processos, como nome das partes e dos advogados e pedidos de preferência, poderão ser visualizadas na página do Tribunal na internet (www.tjpb.jus.br), no link ‘Pautas de Julgamentos’.

O anteprojeto de Lei institui o Fundo Especial de Custeio das Despesas com diligências dos Oficiais de Justiça, alterando dispositivos das Leis Estaduais nº 9.586, de 14 de dezembro de 2011, e da Lei Estadual nº 5.672, de 17 de novembro de 1992.

Dando continuidade à pauta de julgamentos, a Corte vai referendar sete resoluções deste ano do Tribunal Pleno nºs 01, 02, 03, 04, 05, 06 e 07. A Resolução nº 01/2021 regulamenta o pagamento das verbas rescisórias e créditos aos magistrados e servidores que passarem à inatividade. A nº 02/21 instituiu as Salas Virtuais de Atendimento à Distância nos fóruns do Poder Judiciário da Paraíba.

As resoluções nºs 03 e 04/21 dispõem sobre as atribuições de gestão e chefia nos Cartórios de Justiça Unificados e da criação e implantação do sistema de cartório judicial unificado nas Varas da Fazenda Pública de João Pessoa, respectivamente.

Já as de nºs 05 e 06/21 tratam a respeito da criação e implantação do sistema de cartório judicial unificado no 1º, 2º e 3º Juizados Especiais Cíveis da Capital e da criação e implantação do sistema de cartório judicial unificado nas Varas da Comarca de Mamanguape, respectivamente.

Por fim, o colegiado vai referendar a Resolução nº 07/21, que dispõe sobre a adequação dos atuais cartórios unificados às novas disposições da Resolução TJPB nº 03, de 18 de janeiro de 2021, e da Lei Complementar nº 164, de 21 de dezembro de 2020.

Continue Lendo