Nos acompanhe

Paraíba

Vídeo viraliza e mostra que sede da Educação Municipal de Guarabira arrisca saúde de servidores

Publicado

em

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostrando as instalações da sede da Secretaria da Educação de Guarabira surpreendeu muita gente e virou assunto na cidade.

O vídeo mostra um ambiente completamente insalubre, com falhas no telhado, paredes sujas, piscina com águas turvas e cheias de lixo que expõe servidores ao perigo de diversas doenças.

Ao tomar conhecimento do vídeo, o deputado estadual licenciado, Raniery Paulino (MDB), afirmou que, enquanto parlamentar, irá tomar providências junto ao Ministério Público e a Vigilância Sanitária para que a atual administração municipal seja obrigada a, pelo menos, providenciar a higienização do prédio pelo bem da saúde dos que ali trabalham.

Clique no player abaixo e confira a íntegra do vídeo:

 

Continue Lendo

Paraíba

Emlur faz ação de limpeza e sanitização no Mercado de Peixes, em Tambaú

Publicado

em

Um ambiente limpo e com qualidade para trabalhar e receber os clientes. Assim ficou o Mercado de Peixes, em Tambaú, após a ação de sanitização, desinfecção e limpeza no local, realizada no domingo (24), pelos agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). O trabalho era uma reivindicação antiga dos comerciantes do mercado e integra as ações de zeladoria que a Prefeitura Municipal de João Pessoa vem fazendo nos equipamentos públicos municipais.

O compromisso da atual gestão para cuidar da cidade, com ações de zeladoria e limpeza que auxiliam diretamente na prevenção e saúde da população se destaca através das palavras de seu Ednaldo Silva, que trabalha no Mercado de Peixe como comerciante há 32 anos. “O prefeito assumiu há pouco mais de 20 dias e já deu retorno aos nossos pedidos de atenção e zelo pelo nosso local de trabalho. A sujeira e o mau cheiro eram constantes e começar o dia, abrindo o comércio, com tudo limpo é até difícil de acreditar após tanto tempo trabalhando na sujeira”, ressaltou.

O superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Ricardo Veloso, destacou que essa ação faz parte de um planejamento estratégico feito desde o início da gestão e que a limpeza no Mercado de Peixes será feita pelo menos três vezes por semana.

“O prefeito Cícero Lucena pediu para fazermos um diagnóstico da cidade e traçar um planejamento para os próximos doze meses. E, através dele, identificamos os pontos onde havia a necessidade de uma intervenção mais enérgica por parte da Emlur. Essa ação de limpeza e sanitização é um cuidado direcionado aos nossos mercados públicos, a exemplo do Mercado de Peixes de Tambaú”, afirmou.

Ricardo Veloso lembrou ainda que as ações de limpeza na orla se estendem aos tambores localizados nas ilhas de quiosques ao longo da praia. Ele também lembrou sobre a importância de comerciantes, vendedores ambulantes e a população que visita as praias da Capital em descartar os resíduos da maneira correta e contribuir para a limpeza da cidade.

Continue Lendo

Paraíba

Ruy defende volta do auxílio emergencial durante visita a mercado público em João Pessoa

Publicado

em

Mantendo o ritmo de atividades para conversar e ouvir as necessidades da população, o deputado federal Ruy Carneiro visitou o Mercado Público de Mangabeira e defendeu a volta do auxílio emergencial até o final da pandemia. Na visita, realizada no final de semana, Ruy também falou sobre a importância das pessoas se imunizarem contra a COVID-19 assim que a vacina estiver disponível, conforme os critérios divulgados pelo Ministério da Saúde.

“Por onde andamos, percebemos as dificuldades que a população enfrenta por causa da pandemia. Por isso, defendo a volta imediata do auxílio emergencial, que vinha garantindo condições para as famílias terem alimento em casa na atual conjuntura vivida de desemprego e crise econômica. A retomada depende de todos terem condições nesse período, até que a população seja vacinada”, explicou Ruy.

Ruy lembra que a crise econômica estimulada pela pandemia agravou os problemas sociais. “Há mais desemprego e pobreza entre as famílias brasileiras e é preciso garantir uma renda mínima à população enquanto combatemos a pandemia e a vacina é distribuída,” afirmou enquanto dialogou com as pessoas e se comprometeu a defender o novo auxílio emergencial no Congresso Nacional.

“É urgente que o Congresso Nacional assuma o compromisso de exigir do governo o pagamento do novo auxílio emergencial. Estamos em um momento difícil no nosso país e as famílias não podem ficar sem ter o necessário para garantir suas necessidades. Vamos buscar isso, é responsabilidade de todos, para combater a fome e assegurar condições mínimas de vida para as pessoas”, resumiu.

Continue Lendo

Paraíba

Governo da Paraíba recebe mais 36 mil doses da vacina contra Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Saúde da Paraíba recebeu, neste domingo (24), 36 mil doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e fabricada pela farmacêutica AstraZeneca. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal dos profissionais da saúde da Paraíba. A distribuição para os municípios acontecerá nesta segunda-feira (25) e seguirá o mesmo plano já adotado na última semana, quando chegaram 114 mil doses da vacina fabricadas pelo Butantan.

Sobre a destinação das doses, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, explicou que o Ministério da Saúde é quem determina qual público a ser imunizado: “São 36 mil doses para ampliar a cobertura vacinal dos profissionais de saúde em serviços de referência Covid-19 e que tem contato com pacientes”. As doses recebidas neste domingo atenderão 35.090 profissionais de saúde. A segunda dose será aplicada em um intervalo de 12 semanas e ainda não foram envidas aos Estados.

Para dar apoio à logística de distribuição, uma operação que envolve as Secretaria de Segurança Pública e da Saúde operacionaliza a distribuição por meio aéreo e terrestre  para todas as 12 Regiões de Saúde do Estado, onde os municípios retiram as doses determinadas pelo Ministério da Saúde, respeitando o critério populacional. Geraldo Medeiros lembrou que os municípios são responsáveis legais pela aplicação das doses no público determinado. “Neste momento, foram destinadas doses para vacinar os profissionais de saúde diretamente vinculados às zonas Covid-19 e isto deve ser absolutamente cumprido. Com a chegada de novos lotes, no futuro, poderá ser ampliado para aqueles que têm contato eventual”, acrescentou.

Até este domingo, a Paraíba já recebeu duas remessas de vacinas contra Covid-19. Foram 114.800 mil doses da vacina Coronavac/Butantan (quantitativo para dose 1 e dose 2), destinadas a quatro públicos: indígenas aldeados (100%), idosos em asilos e abrigos (100%), pessoas com deficiência em abrigos (100%) e profissionais de saúde (34%) e mais 36 mil doses da Vacina de Oxford/Astrazenica (dose 1) destinadas aos profissionais de saúde (27%). Ainda não há data para o recebimento de novos lotes nem o início da vacinação em outros grupos.

Clique aqui e confira a estimativa populacional da segunda remessa

Continue Lendo