Nos acompanhe

Paraíba

Tecnologia: Cícero garante que pessoense terá “prefeitura na palma da mão”

Publicado

em

Os serviços públicos precisam ser eficientes e devem estar sempre acessíveis para a população. É com esta certeza que o candidato do Progressistas à Prefeitura da capital, Cícero Lucena, lançou a proposta “João Pessoa na palma da mão”.

A ideia é que uma plataforma simples e robusta concentre todos os serviços da Prefeitura para que qualquer cidadão, através de um telefone celular, possa agendar consultas, exames, solicitar serviços de zeladoria, reparos em equipamentos públicos e emitir documentos, sem a necessidade de se deslocar para repartições públicas. “Você terá todos os serviços da Prefeitura de João Pessoa na palma da mão e com poucos cliques vai agendar um exame, marcar uma consulta, solicitar benefícios, resolver pendências. Tudo com a praticidade de uma gama de serviços on-line. É hora de descomplicar”, explicou Cícero.

Além de defender o acesso aos serviços de maneira 100% digital, Cícero quer implantar a telemedicina na rede de Saúde do município. “Fornecendo tablets para os agentes de Saúde, estes profissionais, que serão devidamente capacitados, terão acesso a dados em tempo real sobre como está o calendário de vacinação das crianças, se a gestante está fazendo seu pré-natal adequadamente, se alguém daquela residência sofre de doenças crônicas e poderá imediatamente fazer uma consulta com um médico que vai receitar medicamentos e solicitar exames. Tudo rápido, fácil e na palma da mão”, defendeu.

Sobre o conceito de cidade inteligente, Cícero defendeu que os dados do município sejam constantemente analisados por uma camada de Inteligência Artificial que vai emitir relatórios diários para cada pasta, com sugestões para que o Executivo possa garantir uma gestão mais eficiente, humana, solidária e inovadora.

Continue Lendo

Brasil

Auxílio Emergencial cobre queda provocada pela pandemia na renda da Paraíba e de mais cinco Estados

Publicado

em

O Estado da Paraíba está dentre as unidades federativas brasileiras onde o valor do Auxílio Emergencial liberado foi maior do que a perda de renda provocada pela pandemia da Covid-19.

A informação divulgada pela Folha, faz parte de um estudo realizado pelos economistas Ecio Costa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Marcelo Freire, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

De acordo com os dados, além da Paraíba, outros cinco Estados brasileiros obtiveram a mesma vantagem (Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Piauí).

Nestes Estados, as perdas na massa de rendimentos equivale a mais da metade do que foi ganho em auxílio. Nos demais doze Estados essa relação é de 30%.

Segundo o professor Ecio Costa, o comportamento do segundo semestre de 2020 vai trazer os efeitos da flexibilização do isolamento social, que promoveu a reabertura de bares, restaurantes, shoppings e do comércio de rua em todo o Brasil.

Já a redução do auxílio, avalia o pesquisador, tende a ser coberta pelos ganhos provenientes da reabertura gradual em diferentes segmentos de negócio.

Continue Lendo

Paraíba

Acusação de “roubo” de jingle político em Bayeux vai parar na Justiça Eleitoral

Publicado

em

O Partido Patriota de Bayeux decidiu acusar o candidato a prefeito do Partido Democratas de “roubar” jingle de campanha e usar trio elétrico de modo indevido na cidade.

A briga envolvendo os nomes dos candidatos a prefeito, Capitão Sena (Patriota) e Capitão Antônio (DEM), foi parar nas mãos do juiz Euler Paulo de Moura Jansen, da 61ª Zona Eleitoral que, por sua vez, decidiu indeferir o pedido feito pelo Patriota para proibir o uso do jingle pelo adversário pertencente ao Democratas.

A representação do Patriota alegou que o mote “Muda Bayeux, muda de verdade” utilizado pelo DEM havia sido roubado, mas, em suas alegações não conseguiu provar ou mesmo apontar quem havia roubado quem, uma vez que não há sequer informações de registro em quaisquer órgãos oficiais competentes da letra do referido jingle em questão.

Continue Lendo

Paraíba

Pôr do Sol Literário retoma atividades a partir desta quinta-feira em João Pessoa

Publicado

em

A Confraria Sol das Letras promove, nesta quinta (dia 29) a retomada de suas atividades presenciais, com o 70º Pôr do Sol Literário. Nesta edição, a programação traz a apresentação do Projeto do Troféu Solito, lançamento do livro do professor Fernando Abath, mostra de trabalhos do acadêmico Chico Pereira, além de um debate sobre o personagem Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry.

O evento será iniciado com a apresentação do projeto de premiação literária do Troféu Solito, com objetivo de destacar obras publicadas entre 2019 e 2020, em quatro categorias (romance, contos/crônica, poesia e ensaio). A peça do troféu foi desenvolvida pelo artista plástico Wilson Figueiredo.

Na sequência, haverá o debate sobre o Pequeno Príncipe com a professora Ângela Bezerra, presidente da Academia Paraibana de Letras. Em seguida, ocorrerá o lançamento do livro “Supervisão escolar e gestão educacional no território dos saberes”, do professor Fernando Abath Cananéa.

Esta edição do Pôr do Sol, que será realizada a partir das 17h no pátio da Academia Paraibana de Letras, contará, em primeira mão, com mostra de obras do artista plástico Chico Pereira, criadas durante a pandemia, e será concluído com uma performance literomusical do poeta e músico Tiago Mendes.

Projeto– O Pôr do Sol Literário já se consolidou, em quatro anos de atividades ininterruptas, como um dos mais prestigiados eventos da área literária na Paraíba. O grupo Sol das Letras foi criado para estimular a produção, criação, divulgação e debate sobre a literatura paraibana, nos cenários regional e nacional.

Confira abaixo imagem com o cronograma de atividades:

Continue Lendo