Nos acompanhe

Paraíba

PB é o 2º Estado mais competitivo do NE e se destaca em ações de segurança e infraestrutura hídrica

Publicado

em

A Paraíba é o segundo Estado mais competitivo do Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgado nesta quinta-feira (17), em solenidade virtual, que contou com a participação do governador João Azevêdo.

O Estado também se destacou na modalidade Boas Práticas, com as ações desenvolvidas pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), ficando entre os seis finalistas entre os 156 cases inscritos pelas gestões estaduais no Prêmio Excelência em Competitividade.

Durante a 9ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, o governador João Azevêdo destacou que o Procase assegurou a implantação de ações de infraestrutura hídrica nas regiões do Cariri e Curimataú, por meio da perfuração de poços, implantação de dessalinizadores, de barragens subterrâneas e da distribuição de kits de irrigação.

“A Paraíba é um estado que tem praticamente 90% dos seus municípios dentro da região do semiárido, o que caracteriza uma necessidade de uma atuação diferenciada para cerca de 60% da população e, por meio do programa Procase, em parceria com o Fida, nós fizemos um investimento de US$ 50 milhões, beneficiando 23 mil famílias em áreas de segurança hídrica para a produção, comercialização, treinamento, capacitação  e a criação de uma consciência ambiental para que a gente pudesse reverter os índices de pobreza e de baixa produtividade nas regiões do Cariri e Curimataú”, explicou.

O gestor também ressaltou o caráter inclusivo do projeto. “Quase metade dos beneficiados foram famílias administradas por mulheres empreendedoras. Tivemos um olhar diferenciado para os quilombolas e para os jovens do campo para que eles tivessem acesso às novas tecnologias, garantindo uma produção mais qualificada, o que resultou no aumento da geração de renda”, disse.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ainda participou de um painel sobre Segurança Pública e destacou a eficiência das ações implantadas no segmento, levando a Paraíba a figurar na quinta colocação no pilar da segurança em 2020. “Nós estamos realizando muitos investimentos em inteligência e tecnologia, estamos implantando os Centros Integrados de Comando e Controle, envolvendo a atuação de 14 Secretarias, e instalando cerca de duas mil câmeras em todo o Estado, permitindo que esse trabalho tenha resultados significativos”, frisou.

Por fim, ele evidenciou que a Paraíba figura em primeiro lugar no Brasil em relação à oferta de serviços digitais e também ocupa a primeira posição no registro das medidas de gestão pública adotadas na plataforma on-line do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Administração e Planejamento (Consad) para enfrentamento da pandemia provocada pela Covid-19, além de possuir rating B pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Ranking de Competitividade – O ranking apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, agrupados em 10 pilares. A entidade analisa os itens de infraestrutura, educação, capital humano, sustentabilidade ambiental, segurança pública, sustentabilidade social, solidez fiscal, potencial de mercado, inovação e eficiência da máquina pública.

Continue Lendo

Paraíba

Fabio Tyrone apresenta projetos para o Meio Ambiente e a Zona Rural em Sousa

Publicado

em

O candidato a prefeito de Sousa, Fabio Tyrone (Cidadania), apresentou aos eleitores municipais seus projetos para serem aplicados junto ao setor da Agricultura, Meio Ambiente e Zona Rural sousense.

De acordo com Tyrone, a sua gestão disponibilizará apoio técnico, logístico e financeiro aos perímetros irrigados de São Gonçalo e Várzeas de Sousa.

Ainda segundo o candidato, haverá luta pela construção dos açudes de Pereiros e Santa Rosa; Central de Distribuição de Produtos Agrícolas, aquisição de mudas para distribuição gratuita e a implantação do projeto Fazer Negócio Rural.

Dentro do Plano de Gestão de Tyrone, em Sousa, também está o programa de arborização Mais Verde; criação de hortas comunitárias; coleta seletiva do lixo; corte de terra o ano todo, bem como a implantação do programas Pão na Mesa Rural.

“Não podemos permitir que todas as conquistas que tivemos durante esses 4 anos, acabe para nosso povo. No nosso plano de governo queremos ir além, investindo ainda mais na agricultura, meio ambiente e zona rural. É Sousa daqui pra melhor. É mais desenvolvimento, crescimento, trabalho e dignidade para todos! Diga não ao retrocesso!”, afirmou Tyrone.

Educação

Já para o campo da Educação sousinho inclui a implantação de um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Sousa, instituição do sistema de educação em tempo integral em dezesseis escolas da rede municipal sousense e a adoção da disciplina de Robótica em mais quatro escolas.

Ainda de acordo com Tyrone, seu Plano de Gestão também inclui a implantação do sistema Escola Digital, a construção da Escola Núcleo II e a edificação do Centro de Formação Continuada de Professores (CFCP).

“É através da educação que podemos oferecer um futuro promissor às crianças e aos jovens. Educação é prioridade! Sousa, daqui pra melhor!”, garante Fábio Tyrone.

Continue Lendo

Paraíba

Governador exonera Luiz Couto da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido

Publicado

em

O governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), decidiu exonerar do cargo de secretário estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, o petista Luiz Couto.

A informação foi publicada, do sábado (24), numa edição suplementar do Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB).

Para o cargo antes ocupado pelo padre, o governador indicou o secretário executivo Jonildo Cavalcanti da Silva Filho para responder cumulativamente pela pasta até segunda ordem.

Confira abaixo a exoneração de Luiz Couto e a nomeação de Jonildo Cavalcanti:

 

Continue Lendo

Paraíba

Wallber Virgolino é calorosamente recebido pela população do Grotão

Publicado

em

O candidato a prefeito de João Pessoa, Wallber Virgolino (Patriota) segue sua caminhada rumo à prefeitura. “O Delegado” foi calorosamente recebido neste domingo (27) pela população do bairro do Grotão, confirmando seu carisma e sua boa aceitação junto ao eleitorado de baixa renda.
Wallber foi acolhido por populares, moradores das imediações e feirantes que se queixaram das imensas dificuldades enfrentadas após a pandemia do coronavírus, na qual o comércio informal ainda sofre bastante.
“Como é bom andar na minha querida João Pessoa e ser acolhido em cada comunidade, seja criança, jovem, adulto, as pessoas de mais idade. Fico imensamente grato pelas palavras de confiança. Como é gratificante ser recebido com tanto carinho por essa população. Obrigado por me verem como a melhor opção para nossa cidade”, agradeceu Wallber Virgolino.
Wallber afirmou que tem a exata consciência de que o eleitor está cansado da política, mas que compreende perfeitamente a razão do povo pensar assim.
“Eu faço uma reflexão, quando a gente vem numa feira como essa, a gente é criterioso na escolha dos alimentos que a gente vai levar para casa. Na eleição não pode ser diferente, temos que ser muito mais seletivos na escolha. Nós temos dezenas de boas propostas viáveis para implantar na nossa gestão e uma maravilhosa relação com o governo do nosso presidente Jair Bolsonaro. João Pessoa tem uma oportunidade única de dar uma virada na sua história. Chegou a hora com Wallber Virgolino 51”, enfatizou o candidato do Patriota.
“Nossa luta é para vencer esse sistema que violenta à população de todas as formas. Violenta quando o cidadão vai num hospital ou num posto de Saúde e não é atendido. Violenta quando não oferece nenhum incentivo ao cidadão de bem que está desempregado e não tem acesso a nenhum microcrédito para trabalhar. Violenta quando às pessoas temem sair de casa apavoradas com essa terrível onda de assaltos, quando tem que pegar um transporte público em péssimas condições. Todas essas formas de violência contra à população são feridas que precisam ser saradas pelo próximo prefeito”, ressaltou Wallber Virgolino.

Continue Lendo