Nos acompanhe

Paraíba

Ricardo recorre até a Lula, mas petistas mantêm candidatura de Anísio

Publicado

em

A pressão feita pelo ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) sobre o PT foi gigantesca nos últimos dias. O objetivo era retirar a pré-candidatura do deputado estadual Anísio Maia para compor uma frente de esquerda. A meta inicial era incluir o PV no time, com a indicação de vice para Edilma Freire. Depois que a sigla fechou com o PDT e recebeu a indicação de Mariana Feliciano para vice, as portas foram fechadas. A partir daí, os esforços de Coutinho passaram a ser por uma composição com o PSB na cabeça.

Segundo a matéria publicada no blog do Suetoni, Ricardo Coutinho era o favorito para vencer as eleições até o ano passado, quando foi alvo da operação Calvário. Ele chegou a ser preso, mas conseguiu habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ). De dezembro para cá, foi alvo de várias outras denúncias, mas a coisa complicou mesmo após as Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontarem risco de inelegibilidade.

A aposta do partido, agora, tem sido bancar uma candidatura da deputada estadual Estela Bezerra. O primeiro nome na fila era o do deputado federal Gervásio Maia, mas ele não quis. Para viabilizar a disputa por Estela, Ricardo foi a Lula (PT). O objetivo era que o Diretório Nacional fizesse uma intervenção em João Pessoa. Os petistas têm o maior tempo de televisão entre os partidos que disputarão a eleição neste ano. A meta então era que a frente de esquerda saísse com PSB, PT e PCdoB. Há quem diga entre os socialistas que Anísio é um candidato laranja do governador João Azevêdo (Cidadania), que apoia Cícero Lucena (PP) na disputa.

Dificuldades

Assim como Ricardo Coutinho, a candidatura de Estela Bezerra não é um consenso mesmo dentro do partido. Há quem lembre o fato de ela cumprir medidas cautelares em decorrência da operação Calvário. Estela também chegou a ser presa em dezembro do ano passado, sob a acusação de suposto envolvimento em uma organização criminosa. A Assembleia Legislativa reverteu a decisão e votou pela soltura dela. A determinação foi acatada pela Justiça, mas foram impostas medidas cautelares contra a deputada.

Estela é obrigada, por exemplo, ao recolhimento noturno diário. Ou seja, estaria fora dos debates televisivos e de eventos políticos que ocorram depois das 21h. Tem mais. Ela não poderia se comunicar com o ex-governador em nenhuma hipótese, porque está proibida também de conversar com outros acusados de envolvimento com a suposta organização criminosa que teria desviado R$ 134,2 milhões de contratos da saúde e da educação do Estado.

O último dia para as convenções é nesta quarta-feira (16). O Diretório Municipal do PT recebeu uma recomendação do Diretório Nacional, após as pressões do PSB, para opte por uma composição com PSB e PCdoB. Como não houve intervenção, ao menos até agora, os petistas mantiveram para as 18h a convenção que vai ratificar o nome de Anísio Maia. O PCdoB indicou Percival Henriques para vice. O PSB é esperado para compor a aliança, mas sem espaço na majoritária.

A conta não é simples. Como demorou para entrar no jogo, o PSB corre o risco de sair sozinho para a disputa ou passar à condição de coadjuvante pela primeira nas duas últimas décadas na Paraíba. A convenção foi marcada para as 16h30. O fim desta novela saberemos mais tarde.

Continue Lendo

Paraíba

João Almeida tem registro de candidatura registrada no TSE para disputar Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

O Sistema de divulgação de candidatura do Tribunal Superior Eleitoral registrou, nesta segunda, a candidatura de João Almeida para disputar a prefeitura de João Pessoa pelo Solidariedade. Carlisson Fonseca (PSL) também teve o nome oficializado como candidato a vice.

Continue Lendo

Paraíba

Semob-JP reforça seis itinerários de ônibus a partir desta terça-feira

Publicado

em

Seis linhas do transporte coletivo urbano serão reforçadas a partir desta terça-feira (22). Os itinerários das linhas 301, 302, 517, 1500 e 5100 receberão mais viagens e a 5603 vai iniciar sua operação mais cedo. As mudanças fazem parte do trabalho da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) para adequação da oferta de veículos à demanda de passageiros.

A linha 5603, que conecta Mangabeira VII aos bairros da orla, com retorno na BR 230, passa a ter sua primeira viagem às 6h da manhã, com última saída do terminal às 19h20. A mudança vai atender usuários que fazem o deslocamento para o trabalho mais cedo.

As linhas 301, 302, 517, 1500 e 5100 terão o acréscimo de veículos na frota. A linha 301(Mangabeira – Pedro II) ganhará 10 novas viagens, passando a cumprir o itinerário 65 vezes ao dia. Já a 302 (Cidade Verde), vai circular mais oito vezes diariamente, chegando a 56 viagens. Ambas começam a operar às 5h15.

A linha 517 (Castelo Branco), por sua vez, ganhará mais quatro viagens, passando a operar 28 vezes ao dia, a partir das 5h30. As circulares 5100 e 1500 também vão ganhar novos veículos. Com isso, terão três viagens acrescidas à sua operação, passando a cumprir o itinerário 63 vezes ao dia. As duas linhas iniciam sua operação às 5h15.

Continue Lendo

Paraíba

Areia é contemplada com ônibus escolar solicitado pelo deputado Tião Gomes ao Governo do Estado

Publicado

em

O município de Areia, brejo paraibano, foi contemplado nesta segunda-feira (21) com um ônibus escolar no valor de R$ 250 mil, solicitado pelo deputado estadual Tião Gomes (Avante) ao Governo do Estado, através da Secretaria de Educação.

Essa é uma boa notícia para a Educação de Areia, após a queda do IDEB no município divulgada pelo Ministério da Educação na semana passada.

O deputado Tião Gomes agradeceu ao governador João Azevêdo por ter destinado o transporte escolar para dar mais qualidade na frota municipal e melhorar a vida dos estudantes.

“Independentemente de posicionamentos políticos, queremos o bem da nossa cidade e toda ação que venha a contribuir para melhorar as condições de vida do nosso povo, sempre será bem vida. Portanto, meus agradecimentos por esse ônibus que fortalecerá e qualificará o transporte escolar”, afirmou Tião.

O parlamentar ainda lembrou que nos últimos anos, conseguiu doze ônibus escolares para o município, esse é o primeiro que chega na atual gestão do prefeito João Francisco, a quem faz oposição.

“Faço oposição à gestão e não a minha amada Areia que só me fez o bem. Torço e trabalho diuturnamente por este município. Na gestão de Paulo Gomes, o ex-prefeito de Areia, conseguimos onze ônibus escolares para o município, agora chega o primeiro ônibus nessa atual gestão”, afirmou o parlamentar.

Continue Lendo