Nos acompanhe

Paraíba

CMJP aprova Voto de Aplauso a Ângela Bezerra de Castro por vitória na APL

Publicado

em

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, nesta quarta-feira (16), Voto de Aplauso para a escritora Ângela Bezerra de Castro pela vitória na histórica eleição para a presidência da Academia Paraibana de Letras (APL), mais importante instituição cultural do Estado da Paraíba. O projeto, de autoria do vereador Lucas de Brito (PV), foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes na sessão ordinária.

Nascida no município de Bananeiras, no Brejo paraibano, a professora lecionou português e literatura em escolas públicas, institutos e escolas técnicas da Paraíba. É membro da instituição desde 1999 e venceu a disputa, por 22 dos 28 votos dos presentes. Ângela Bezerra de Castro é graduada nos cursos de Direito e Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além disso, tem o título de mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Autora de vários livros de crítica literária, recebeu o Prêmio José Américo de Literatura em 1987 por sua “Releitura da Bagaceira: Uma Aprendizagem de Desaprender”, publicada pela Editora José Olympio. Esta é a primeira vez na história, em 80 anos, que uma mulher é eleita para ocupar a presidência APL. “É realmente um momento histórico. Ângela, com sua inteligência e sensibilidade, certamente, ao lado de todo o Conselho Diretor e Conselho Fiscal, edificará o legado de fortalecimento dessa casa do saber que é a APL”, destacou Lucas de Brito.

Atual titular da Cadeira 31, que tem Epitácio Pessoa como Patrono, a acadêmica comandará a instituição pelos próximos anos. “Meu avó Joacil de Brito Pereira foi presidente daquela Academia e, agora, a sua amiga, de quem também somos amigos e admiradores, assume a missão que Deus e seus colegas acadêmicos, seus pares, lhe confiaram: a de ser a primeira mulher a presidir a APL. A Câmara lhe presta esta justa e merecida homenagem”, acrescentou o vereador.

Continue Lendo

Paraíba

João Almeida tem registro de candidatura registrada no TSE para disputar Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

O Sistema de divulgação de candidatura do Tribunal Superior Eleitoral registrou, nesta segunda, a candidatura de João Almeida para disputar a prefeitura de João Pessoa pelo Solidariedade. Carlisson Fonseca (PSL) também teve o nome oficializado como candidato a vice.

Continue Lendo

Paraíba

Semob-JP reforça seis itinerários de ônibus a partir desta terça-feira

Publicado

em

Seis linhas do transporte coletivo urbano serão reforçadas a partir desta terça-feira (22). Os itinerários das linhas 301, 302, 517, 1500 e 5100 receberão mais viagens e a 5603 vai iniciar sua operação mais cedo. As mudanças fazem parte do trabalho da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) para adequação da oferta de veículos à demanda de passageiros.

A linha 5603, que conecta Mangabeira VII aos bairros da orla, com retorno na BR 230, passa a ter sua primeira viagem às 6h da manhã, com última saída do terminal às 19h20. A mudança vai atender usuários que fazem o deslocamento para o trabalho mais cedo.

As linhas 301, 302, 517, 1500 e 5100 terão o acréscimo de veículos na frota. A linha 301(Mangabeira – Pedro II) ganhará 10 novas viagens, passando a cumprir o itinerário 65 vezes ao dia. Já a 302 (Cidade Verde), vai circular mais oito vezes diariamente, chegando a 56 viagens. Ambas começam a operar às 5h15.

A linha 517 (Castelo Branco), por sua vez, ganhará mais quatro viagens, passando a operar 28 vezes ao dia, a partir das 5h30. As circulares 5100 e 1500 também vão ganhar novos veículos. Com isso, terão três viagens acrescidas à sua operação, passando a cumprir o itinerário 63 vezes ao dia. As duas linhas iniciam sua operação às 5h15.

Continue Lendo

Paraíba

Areia é contemplada com ônibus escolar solicitado pelo deputado Tião Gomes ao Governo do Estado

Publicado

em

O município de Areia, brejo paraibano, foi contemplado nesta segunda-feira (21) com um ônibus escolar no valor de R$ 250 mil, solicitado pelo deputado estadual Tião Gomes (Avante) ao Governo do Estado, através da Secretaria de Educação.

Essa é uma boa notícia para a Educação de Areia, após a queda do IDEB no município divulgada pelo Ministério da Educação na semana passada.

O deputado Tião Gomes agradeceu ao governador João Azevêdo por ter destinado o transporte escolar para dar mais qualidade na frota municipal e melhorar a vida dos estudantes.

“Independentemente de posicionamentos políticos, queremos o bem da nossa cidade e toda ação que venha a contribuir para melhorar as condições de vida do nosso povo, sempre será bem vida. Portanto, meus agradecimentos por esse ônibus que fortalecerá e qualificará o transporte escolar”, afirmou Tião.

O parlamentar ainda lembrou que nos últimos anos, conseguiu doze ônibus escolares para o município, esse é o primeiro que chega na atual gestão do prefeito João Francisco, a quem faz oposição.

“Faço oposição à gestão e não a minha amada Areia que só me fez o bem. Torço e trabalho diuturnamente por este município. Na gestão de Paulo Gomes, o ex-prefeito de Areia, conseguimos onze ônibus escolares para o município, agora chega o primeiro ônibus nessa atual gestão”, afirmou o parlamentar.

Continue Lendo