Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba recebe doação de oxímetros para auxiliar no combate à propagação da Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, nesta quinta-feira (30), mais de 3 mil oxímetros portáteis de dedo. A doação foi realizada pelo Grupo Itaú, com intermédio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Os aparelhos serão distribuídos entre todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), tanto de gestão estadual quanto municipal.

O uso do oxímetro nos serviços de saúde é importante para monitorar a porcentagem de saturação de oxigênio no sangue e, atualmente, o aparelho serve como forma de triagem no atendimento para o novo coronavírus. De acordo com a gerente operacional de Atenção Básica da SES, Rayanna Coelho, essa ação vai beneficiar a equipe, que consegue trabalhar melhor com equipamentos de boa qualidade a gestão, pois está recebendo essa doação importante, mas, prioritariamente, vai beneficiar os usuários que terão acesso a uma assistência mais adequada, mais integral. Segundo a gerente, há uma sugestão da doença Covid-19 do paciente ter uma hipóxia silenciosa, ou seja, ele está com sintomas leves e sem sinais de cansaço, porém não está saturando bem.

“Esses são casos de urgência e são atendidos na Atenção Básica. Tendo um oxímetro nessas unidades, a equipe vai se munir dessa informação, inclusive para regular esse paciente para um serviço de referência. Sem o oxímetro, a gente não tem essa informação importantíssima da saturação do paciente. O exame físico do paciente vai ser muito mais fidedigno e com mais informação. Esse é o ponto principal”, pontua.

Os aparelhos serão entregues para as Gerências Regionais de Saúde, que serão responsáveis por encaminhar aos municípios que cada uma atende. Rayanna Coelho reforça que, além de beneficiar o Estado no combate ao coronavírus, os oxímetros também serão fundamentais após a pandemia, já que se trata de um equipamento importante, pois, além da saturação, ele avalia batimentos cardíacos.

“Vai deixar a equipe mais munida de informações para que ela faça o diagnóstico do paciente. Vai ser bastante útil na Atenção Básica, independente da Covid-19 ou não”, completa.

Até o momento, a Paraíba já recebeu mais de R$ 3,4 milhões e 784 mil cestas básicas, kits de limpeza e kits de higiene pessoal. No endereço https://paraibasolidaria.pb.gov.br/ a população pode se informar como realizar uma doação e acompanhar as doações já recebidas.

Continue Lendo

Paraíba

435 anos: Cartaxo entrega Urbanização da Comunidade Riachinho e praça, no Bela Vista

Publicado

em

Dentro da programação em comemoração pelos 435 anos da Capital, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, na manhã deste sábado (8), a urbanização da Comunidade Riachinho, no bairro 13 de Maio, contribuindo para o fim de mais uma área de risco da cidade, e a Praça Risonete Freitas Domingos, no Conjunto Bela Vista, no bairro do Cristo. Com o maior programa de Praças e Parques em execução na cidade, a gestão entrega duas novas obras que oferecem mais bem-estar para a população e promovem qualidade de vida e prática de hábitos saudáveis. Com estas entregas, a atual gestão chega à marca de 61 espaços públicos de lazer entregues.

“Estamos comemorando o mês de aniversário de João Pessoa com uma série de entregas e um conjunto de investimentos de R$ 190 milhões a serem entregues ou realizados até o final do ano, em diversas áreas. Entregamos hoje (8) a urbanização do Conjunto Riachinho, com uma série de intervenções de infraestrutura para resolver os problemas das inundações que ocorriam no período de chuvas e melhorar o acesso dos moradores, além de oferecer também espaços que oferecem mais qualidade de vida. Assim como também entregamos a Praça Risonete Freitas Domingues, que foi requalificada e agora é mais uma opção para a prática de atividades físicas e convivência entre  os moradores”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

Com o projeto de urbanização da Comunidade Riachinho, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP)  realizou obras de contenção e drenagem para escoamento das chuvas e evitar que a água chegue às casas dos moradores, o que tornava a região uma área de risco constante para os moradores. Também foram construídas calçadas, acessibilidade com rampas e escadarias com corrimão, plantio de novas árvores e canteiros verdes, além de um empraçamento para promover a convivência entre os moradores.

A Praça Risonete Freitas Domingos, na Comunidade Bela Vista, passou por um completo processo de revitalização atendendo a uma demanda do Orçamento Participativo (OP),  transformando-se em um novo espaço de lazer e integração social para os moradores da região. A praça conta com calçadas para caminhada, Academia da Terceira Idade (ATI) e um playground para as crianças. A área também recebeu investimentos do Programa LED nas Ruas, ganhando uma iluminação mais eficiente e econômica e que oferece mais segurança à população.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro debate ações de segurança pública com a Guarda Muncipal de João Pessoa

Publicado

em

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PRTB, o deputado estadual Eduardo Carneiro, participou de uma reunião com integrantes da Guarda Municipal para debater ações para segurança pública da capital. “Também é função do gestor municipal desenvolver ações para redução da violência e nosso plano de governo traz propostas concretas para auxiliar na área de segurança público”, disse.

Durante a reunião, pré-candidato e categoria discutiram propostas como valorização dos integrantes da Guarda,  melhoria salarial e das condições de trabalho, construção de sede própria com centro de treinamento, realização de novo concurso público, aquisicao de armamento e munição para os guardas municipais.

Quando vereador em João Pessoa, Eduardo lutou pela valorização da categoria, pois acredita que esses profissionais são peças fundamentais para garantir segurança à  população. Ele foi autor do projeto que treinou e armou a guarda municipal, além de várias outras defesas por melhoria salarial, aquisição de viaturas entre outras.

Além de integrantes da Guarda Municipal, a reunião também teve a participação da pré- candidata a vereadora Carol Brito (PRTB). Ela foi responsável pela reunião e tem como bandeira principal a defesa da segurança pública. Carol é servidora efetiva da polícia penal do estado.

Continue Lendo

Paraíba

Governo convoca profissionais para referências e abre edital para médicos no Hospital de Trauma

Publicado

em

O Governo da Paraíba divulgou, neste sábado (8), a lista de convocação de profissionais de saúde para atuar nos serviços de referência no combate à Covid-19. A relação apresentada se refere à 31ª convocação dos candidatos inscritos no Processo Seletivo Simplificado do Edital 01/2020/Sead/SES/Espep, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 24 de março.

Os candidatos convocados devem manifestar a preferência da Unidade de Referência de interesse, até a próxima segunda-feira (10), por meio do endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfB648cguRwB8FIg4J7m8RfwsSzUkg3p10UbpdhYcllLwZf7g/viewform. Os serviços de referência que possuem disponibilidade de vaga são: Maternidade Frei Damião, Unidade de Pronto Atendimento de Princesa Isabel, Hospital Regional Wenceslau Lopes de Piancó e o Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.  O setor de Recursos Humanos desses locais entrará em contato com os candidatos, a partir do dia 12 de agosto, para repassar as informações sobre a entrega dos documentos.

Hospital de Trauma – Neste sábado (8), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Escola do Serviço Público da Paraíba (Espep), também publicou a realização do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de médicos para atuar no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. A chamada pública é em caráter excepcional, nas especialidades de neurocirurgia, cirurgia vascular e cirurgia torácica e o contrato de trabalho terá validade de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período ou a critério da necessidade da Administração.

As inscrições ocorrerão entre os dias 11 e 17 de agosto, via internet, no Portal da Cidadania. Das 54 vagas ofertadas, 15 são para a especialidade de cirurgia vascular, 15 para cirurgia torácica e 24 para neurocirurgia.  O Processo de Seleção será realizado por meio de avaliação de titulação e experiência profissional.

O resultado final tem previsão de ser publicado no Diário Oficial no dia 25 de agosto. Questionamentos relativos ao processo seletivo e ao edital deverão ser feitos unicamente por meio do telefone 3214-1991, no horário das 8h às 16h30. Já os questionamentos relativos à convocação e contratação dos profissionais deverão ser feitos unicamente por meio do telefone 3211.9084, no horário das 8h às 12h.

Continue Lendo