Nos acompanhe

Paraíba

Após denúncia, Justiça investigará prefeito de Araruna por suposta prática de crime eleitoral

Publicado

em

O prefeito Vital Costa, do município de Araruna, será investigado por suposta prática de crime eleitoral no município.

A decisão se deu após denúncia realizada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), através do Diretório Municipal em Araruna.

De acordo com o Processo Judicial Eletrônico número 0600041-31.2020.6.15.0020, o atual prefeito estaria realizando propaganda eleitoral antecipada, inclusive, através de conclamação pública e utilização de trios elétricos e carreatas para promoção indireta de sua campanha pré-eleitoral em período proibido por Lei. (Clique aqui para conferir a íntegra do documento)

Ainda segundo o texto, foi apresentada prova de que os atos estariam sendo cometidos durante inaugurações de reformas em escolas e até em pavimentação de ruas no município.

Na mesma ocasião, o MDB ainda apresentou denúncia sobre suposta prática de conduta vedada e uso indevido da máquina pública através de serviços da Procuradoria Jurídica do Município para fins políticos/particulares por parte do prefeito Vital Costa.

De acordo com a LEI 9.504/97 Art. 77. é proibido a qualquer candidato comparecer, nos 3 (três) meses que precedem o pleito, a inaugurações de obras públicas.

Diante da legislação, o juiz eleitoral Rúsio Lima de Melo, deferiu em parte “o pedido de liminar, ante a presença de seus requisitos – probabilidade do direito e periculum in mora, para determinar ao promovido que por ocasião da inauguração de obras públicas ou qualquer outro movimento inerente à gestão, ABSTENHA-SE de utilizar de trios elétricos, minitrios, ou quaisquer outros veículos com sonorização e que seja capaz de incitar movimentos de carreatas ou buzinaços, bem como de fazer conclamação massiva por meio dessas ferramentas para tal fim“.

Ao prefeito Vital foi concedido pela Justiça Eleitoral o prazo de dois dias para apresentação de defesa no caso.

Continue Lendo

Paraíba

Autora de projeto que institui o xadrez nas escolas, senadora participa de evento na Argentina

Publicado

em

A senadora Nilda Gondim (MDB-PB), autora de um Projeto de Lei que determina a obrigatoriedade do ensino de xadrez nas escolas públicas e privadas do Brasil, foi convidada especial de um evento realizado na Embaixada da Argentina no Brasil, enfocando esta modalidade. O Copa Confraternidad Argentina-Brasil 2021 ocorreu no último dia 15 e foi aberta pelo Embaixador Daniel Scioli.

Segundo a Embaixada, participaram do evento crianças, jovens e adultos, jogando simultaneamente com um dos maiores campeões de xadrez da história da Argentina, Miguel Angel Quinteros; além de 25 duplas que jogaram entre si.

“A senadora Nilda Gondim foi convidada de honra da embaixada. A parlamentar apresentou projeto de lei que tem por objetivo levar o xadrez para todas as escolas do Brasil e se disse feliz em saber que o embaixador, quando deputado na Argentina, apresentou proposta similar. Segundo ela, o jogo já faz parte da rotina de cinco escolas em Planaltina, Goiás”, afirmou o site Embassy News. Veja matéria completa: https://embassynews.info/torneio-de-xadrez-movimenta-embaixada-da-argentina/

“Ver os enxadristas se deliciando com o jogo e aprender mais sobre a sua história me fez refletir em como o ser humano pode evoluir e sempre se aprimorar, e como nós, como representantes do povo, temos o dever de incentivar práticas benéficas para, em especial, os jovens do nosso país”, disse a senadora Nilda Gondim, na ocasião.

Projeto no Senado – O projeto de Nilda Gondim que tramita no Senado visa melhorar o desempenho acadêmico dos alunos dos ensinos fundamental e médio. O PL 2993/2021 insere a prática na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A senadora defende que as crianças comecem logo cedo a praticar o xadrez. Ela citou a presença, no torneio, de Marcel Augusto, de 5 anos, 4º lugar no Dente de Leite da Fenaj, em Florianópolis; campeão brasileiro sub-5 no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar e 11º lugar no Panamericano – 5 anos.

Também participou do evento o Prefeito de Planaltina, Delegado Cristiomario, que instituiu o projeto Xadrez do Bem em sua cidade. “O xadrez, hoje, é um importante auxílio no aprendizado, pois sabemos da sua importância e influência para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. Inclusive para autistas, pois ajuda na memorização e na concentração”, salientou a senadora.

O embaixador Daniel Scioli disse que “o xadrez promove valores e ajuda a suportar pressões”. Segundo ele, o objetivo do evento foi promover o esporte, “um jogo apaixonante, comunicativo e integrador”. O diplomata elogiou Miguel Ángel Quinteros, de quem acompanhou toda a sua trajetória de sucesso no xadrez. “Faz mais de 40 anos que conheço esse grande mestre internacional e quando ele manifestou o desejo de estar em Brasília, vi uma oportunidade de realizar esse encontro com partidas simultâneas”.

Continue Lendo

Paraíba

Vereador emedebista diz que não foi convidado para reunião do partido na próxima sexta-feira

Publicado

em

O vereador Coronel Sobreira (MDB), de João Pessoa, afirmou não ter sido convidado para a reunião da sua legenda que será realizada na próxima sexta-feira (22), na sede do partido, na Capital paraibana.

A declaração do vereador foi registrada no programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (19).

Leia também: De olho nas eleições de 2022: MDB reúne cúpula na próxima sexta-feira em João Pessoa

“A gente soube através das mídias, através dos blogs”, afirmou o parlamentar.

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Outubro Rosa: Procon de Cabedelo divulga pesquisa de preços em clínicas e policlínicas locais

Publicado

em

O Procon de Cabedelo realizou, nessa segunda-feira (18), uma pesquisa de preço em clínicas e policlínicas do município em alusão a campanha “Outubro Rosa”. O levantamento buscou verificar os valores que estão sendo praticados em exames clínicos referentes à saúde da mulher.

Os preços dos referidos exames variaram de R$ 30,00 até R$ 150,00 nas clinicas e policlínicas de Cabedelo, no pagamento à vista. Dos estabelecimentos visitados, o único a oferecer a opção de pagamento com cartão de crédito foi a Policlínica Bem Estar.

“É importante sempre ressaltarmos que, em virtude da pandemia da Covid-19, recomenda-se, ao sair de casa, o uso da máscara, a higienização das mãos com água e sabão e o respeito ao distanciamento social.”, pontuou o secretário geral, Jeremias Dornelas.

Para esclarecer dúvidas e realizar denúncias, o consumidor pode acionar o Procon de Cabedelo através do canal de atendimento 151, que funciona em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Continue Lendo