Nos acompanhe

Paraíba

Eleições 2020: MDB prepara nome de Roberto Paulino para disputar a Prefeitura de Guarabira

Publicado

em

O MDB do senador José Maranhão prepara o nome do ex-governador Roberto Paulino para a disputa pela Prefeitura Municipal de Guarabira, no Brejo Paraibano. A informação foi confirmada nesta terça-feira (21) pelo deputado estadual Raniery Paulino (MDB), filho de Roberto Paulino, ao radiofônico Correio Debate, da 98,3 FM.

Além de confirmar a possibilidade do nome de Roberto Paulino na disputa eleitoral deste ano, Raniery não descartou uma possível aliança entre o MDB e o PSDB, da família Toscano, para a formação da chapa.

Confira o áudio:

Procurada pela reportagem do Correio Debate, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB), rechaçou qualquer possibilidade de aliança com a família Paulino, não poupando, inclusive, duras críticas ao grupo oposicionista guarabirense.

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Tovar: advogados municipalistas foram fundamentais na pandemia para que gestões funcionassem

Publicado

em

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), autor da Lei 1.871/2018 que criou na Paraíba o Dia do Advogado Municipalista, comemorado neste domingo (24), destacou o papel fundamental dos profissionais durante a pandemia para que as administrações municipais continuassem funcionando para servir à população. Além de autor da Lei, o parlamentar também foi um dos incentivadores para que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB) criasse a Comissão Estadual da Advocacia Municipalista, que tem como presidente o advogado Marco Villar.

“Reconhecemos o papel fundamental do advogado municipalista e por isso chegamos a promover audiência pública na Assembleia Legislativa para debater a tentativa de criminalização da profissão. Deste debate, surgiu uma série de propostas, entre elas, a criação da Comissão Estadual da Advocacia Municipalista. Levamos essa sugestão para o presidente da OAB-PB Paulo Maia, e hoje essa Comissão Municipalista é uma realidade em nosso Estado”, disse Tovar.

O deputado destacou ainda que o artigo 133 da Constituição Federal afirma que o advogado é ‘indispensável à administração da Justiça’. No âmbito municipalista os advogados trabalham no auxílio os gestores em defesa dos municípios, seja nos Tribunais, Corte de Contas ou ainda, acompanhamento de causa de interesse das Prefeituras e Câmaras.

Dia estadual – O deputado Tovar explicou que a data escolhida para comemorar o Dia do Advogado Municipalista coincide com a criação da Associação Paraibana da Advocacia Municipalista (Apam), primeira entidade brasileira desenvolvida com o objetivo de atuar em defesa dos advogados municipalistas.

Continue Lendo

Paraíba

Covid: foto mostra secretário Estadual da Saúde vacinando suposto fura-fila da campanha na Capital

Publicado

em

A investigação sobre fura-fila na vacinação de grupos prioritários em João Pessoa e no Estado da Paraíba precisará ser bem mais ampla e talvez seja tarefa para um órgão totalmente isento, como o Ministério Público.

De acordo com informações enviadas ao RádioBlog, o problema é que não teriam sido apenas prefeitos do interior e hospitais privados da Capital que teriam vacinado funcionários que não estão na linha de frente nas ações de combate ao coronavírus. O fato também teria se repetido em hospitais públicos de João Pessoa.

O fato que mais está chamando a atenção é o da foto de um evento oficial que foi distribuída para a imprensa e está, inclusive, no Instagram do prefeito João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e do secretário de Saúde do Estado, Fábio Rocha.

Na foto, o secretário Fábio Rocha aparece aplicando a vacina em um funcionário do Hospital Prontovida, da rede municipal, observado pelo prefeito Cícero Lucena e diretores da instituição. Porém, o funcionário, de nome Isaac, seria não um funcionário da linha de frente de combate ao vírus, mas, sim, o encanador do hospital que não desempenha ações no atendimento e enfrentando ao coronavírus.

Ainda segundo as informações recebidas pelo RádioBlog, a função do servidor vacinado teria sido confirmada por servidores do Hospital Prontovida e, pelo menos, outros cinco servidores da mesma unidade hospitalar e também do Hospital Municipal Santa Isabel que desempenham funções administrativas também teriam sido beneficiados com a vacina.

Confira a foto divulgada:

 

 

Continue Lendo

Paraíba

Plano Novo Normal: 17ª avaliação aponta 200 cidades paraibanas classificadas como bandeira amarela

Publicado

em

O Governo da Paraíba publicou a 17ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba que passa a vigorar a partir desta segunda-feira (25) (https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb).

O documento aponta que 90% das cidades paraibanas (200) estão classificadas na cor amarela; 20 municípios devem ter a mobilidade restrita, uma vez que estão classificados em bandeira laranja; e os municípios de Cacimba de Dentro, Mulungu e Tacima são os únicos classificados na bandeira verde. Não há municípios avaliados na bandeira vermelha, que indica mobilidade impedida.

O secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, atribui a estabilidade nesta fase da avaliação às medidas preventivas adotadas em dezembro pelo Governo da Paraíba e ratificadas pelos Ministérios Públicos e Poder Judiciário, que “foram capazes de mitigar parte considerável dos efeitos negativos cumulativos das grandes aglomerações que se dariam em função das festividades de final de ano”.

Os esforços para que se contenham as evoluções da situação pandêmica para pior devem ser mantidos e dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus. Beltrammi alerta para os cuidados que ainda devem ser adotados na temporada de veraneio e carnaval:  “Merecem máximo empenho de todas as paraibanas e paraibanos no sentido de seguirem usando máscaras com frequência, não se aglomerar”

Taxa de Reprodução Viral – Os números efetivos de reprodução viral (Rt) têm assumido trajetória de crescimento estável no estado. Os dados são do Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (https://obsrpb.shinyapps.io/rt_estim/).

O Brasil, em 22/01/2021, apresentou comportamento da média móvel dos últimos 14 dias de Rt de 1,1046; acima de 1,0; logo demonstrando alto potencial de disseminação viral sustentada e com tendência de estabilidade. A Paraíba apresentou, em 22/01/2021, comportamento da média móvel dos últimos 14 dias de Rt 1,0604; e Rt diário de 1,0803, o que representa tendência de transmissibilidade ativa do novo coronavírus no estado.

A análise dos dados indica que “há riscos reais e sustentados de crescimento persistente dos números de casos, internações hospitalares e óbitos nas próximas duas quinzenas, no Estado da Paraíba”, afirma Daniel.

O relatório também faz menção ao início da campanha de vacinação contra a Covid-19 que já começou em todas as cidades da Paraíba, porém o secretário reforça que “a chegada das vacinas representa uma importante ferramenta para combatermos este inimigo invisível, mas não pode ser motivo para que abandonemos o uso de máscaras, manutenção do distanciamento social e lavagem das mãos. Não é tempo para aglomerações em festas, celebrações, almoços e jantares, mesmo que ao ar livre durante o verão. Os riscos de contágio pela Covid-19 seguem elevados em toda Paraíba. É tempo de cuidado e autoproteção!”

Continue Lendo