Nos acompanhe

Negócios

Paraíba perde 7,9 mil postos de trabalho no mês de maio, aponta Caged

Publicado

em

A Paraíba fechou 7.902 postos de trabalho no mês de maio, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os dados do órgão, que é veiculado ao Ministério da Economia, sobre os números do mercado de trabalho por estado e região, foram divulgados nesta segunda-feira (26). Em todo o Brasil, foram 331.901 vagas de trabalho fechadas em maio.

Conforme os números do Caged, devido aos mais de 7 mil postos de trabalho fechados na Paraíba, o estado registrou um saldo negativo de 3.408, o que representa uma variação relativa de menos 0,85%. No entanto, apesar do cenário negativado, houve uma redução de 4,7% na quantidade de demissões em comparação ao mês de abril, quando o estado teve 8.299 postos de trabalho desligados, informa reportagem do Jornal da Paraíba.

O Caged informou que a Paraíba já estava registrando uma queda no mercado de trabalho desde janeiro, quando fechou 2.662 vagas formais de emprego. Em fevereiro, foram fechados mais 3.323 postos, e em março, 1.127 vagas formais. Portanto, o mês de maio é o segundo pior mês para o mercado trabalho paraibano em 2020, ficando atrás apenas de abril.

Os números podem ter relação direta com a pandemia do novo coronavírus. No mês de maio, o Governo do Estado decretou medidas mais severas para tentar conter o aumento de casos de Covid-19. Na Região Metropolitana de João Pessoa, houve proibição de circulação desnecessária nas ruas por quinze dias, e os estabelecimentos comerciais também não puderam abrir.

Apesar da alta nas demissões, a Paraíba registrou 4.497 novos postos de emprego abertos em maio. Dos nove estados do Nordeste, a Paraíba é o sexto com o maior número de demissões, ficando atrás da Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte. O estado de Sergipe foi o que menos registrou demissões em maio no âmbito regional, e em todo o Nordeste, foram 136.125 postos de trabalho fechados.

No Brasil

Já a nível nacional, o Caged informou que o único setor que admitiu de maneira considerável no mês de maio foi o da agropecuária, com novos 15.993 postos abertos. Já os setores que mais desligaram postos de trabalho foram:

Serviços: -143.479

Indústria geral: -96.912

Comércio: -88.739

Construção: -18.858

O estado do Acre foi o único no Brasil a apresentar um saldo positivo, com 1.535 postos de trabalho abertos para 1.405 postos de trabalho fechados, que representam uma variação positiva de 0,16%. Em 2019, o saldo do mercado de trabalho brasileiro no mês de maio foi de +32,1, enquanto em 2020, a queda já passa dos -331 mil.

Continue Lendo

Negócios

Covid-19: Manaira e Mangabeira Shopping fazem testes em funcionários, lojistas e colaboradores

Publicado

em

O Manaira e o Mangabeira Shopping realizam nesta sexta-feira (10) e sábado (11), das 10h às 18h, a testagem rápida para a Covid-19 de todos os funcionários de lojas, lojistas e colaboradores dos malls. A testagem em massa é mais uma das medidas de cuidado e prevenção para retomada das atividades dos shoppings, que está prevista para acontecer no dia 13 de julho, caso não haja prorrogação dos decretos das autoridades locais.

Em atitude inédita nacional, os shoppings vão disponibilizar cerca de 8000 mil exames gratuitos para testar toda a equipe de funcionários. Os testes são obrigatórios para todas as pessoas que trabalham nos centros de compras. No Manaira Shopping, a testagem acontece na casa de eventos Domus Hall; já no Mangabeira, o procedimento acontece na Praça de Alimentação, ao lado do Palco de Eventos.

“Essa é mais uma atitude de respeito e cuidado que temos com nosso público interno e clientes dos shoppings. Os nossos protocolos sanitários são rígidos e todas as medidas foram adotadas para criar um ambiente seguro para todos”, afirma a gerente corporativa de marketing dos shoppings, Roberta Barros.

Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o Manaira e o Mangabeira Shopping deram exemplo ao país e estiveram entre os primeiros que suspenderam as atividades, no dia 20 de março, como forma de mostrar que a prioridade é a saúde pública. As lojas dos empreendimentos passaram a funcionar mediante sistema de delivery e/ou Drive-Thru.

Hoje, o Manaira e o Mangabeira Shopping tem uma estrutura e protocolo com 50 medidas sanitárias de padrão internacional que visam resguardar a saúde de todos.

Continue Lendo

Negócios

Projeto disponibilizará mais de 60 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação a partir do dia 15

Publicado

em

Sabendo da importância da qualificação para o mercado de trabalho, o grupo Ser Educacional mantenedor das marcas UNINASSAU, UNINABUCO, UNIVERITAS, UNG, UNAMA e UniNorte, em parceria com o Instituto Êxito, promove, a partir do dia 15 de julho, o projeto Capacita. A ação visa proporcionar capacitação rápida e gratuita para a população, favorecendo, além do indivíduo, as economias locais. Os interessados podem se inscrever através do site https://eventos.sereduc.com/eventos-online.

Para o Presidente do grupo Ser Educacional, Jânyo Diniz, esta é uma oportunidade para que a população tenha mais conhecimentos nas áreas escolhidas. “É uma forma de aprimorar conhecimentos ou até mesmo se especializar em um novo ramo para o competitivo mercado de trabalho, agregando valor ao seu currículo e ampliando as possibilidades de contratação para quem disputa vagas de emprego”, explica.

Com mais de vinte edições já realizadas, neste ano, o Capacita será realizado em um novo formato, com cursos acontecendo de forma on-line. Além disso, serão disponibilizadas mais de 200 lives nas áreas de humanas, exatas e saúde, totalizando 60 mil vagas. Entre os cursos oferecidos estão: Licitação e contratos administrativos; Como se portar em uma entrevista de emprego; Desenvolvimento de equipes; Legislação trabalhista; Matemática financeira; Processo logístico de estoques e compras, entre outros.

Cursos extras gratuitos na UNINASSAU Campina Grande

Além dos cursos ofertados em parceria com o Instituo Êxito, a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Campina Grande, está ofertando mais de 10 cursos de curta duração, totalmente gratuitos, que serão ministrados de forma remota. Para se inscrever e conferir a programação completa, basta acessar o site https://extensao.uninassau.edu.br/.

Para a reitora da UNINASSAU Campina Grande, Cilene Andrade, os cursos ofertados no programa CAPACITA são, mais do que nunca, essenciais para a qualificação da população. “Ofertamos o CAPACITA duas vezes ao ano, com cursos e oficinas gratuitas. Em janeiro, o evento foi um sucesso. Neste semestre, com a pandemia do novo Coronavírus, as pessoas estão precisando ainda mais desta oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento profissional. Então, vamos ofertar, de forma remota, tudo o que seria realizado presencialmente”, destacou.

Algumas das opções de cursos do CAPACITA 2020.2 da UNINASSAU Campina Grande são: Oficina culinária de aproveitamento integral; Cozinha para solteiros; Drinks e petiscos para happy hour; Cabeleireiro Básico: fundamentos da profissão, coloração básica, gestão de salões de beleza; Maquiagem artística, maquiagem básica, embelezamento do olhar, visagismo; Habilidades sociais e inteligência emocional em tempos de crise; Cuidador de crianças; Atualização no atendimento de farmácias e drogarias.

Todos os inscritos receberão por e-mail um link para a sala virtual, além de um certificado de participação ao término do evento. Os cursos serão ministrados em uma plataforma on-line, em tempo real, por professores da própria Instituição.

Continue Lendo

Negócios

Spotify: canal da Unimed-JP inspira pessoas com playlists para relaxamento, meditação e leitura

Publicado

em

Buscando ajudar as pessoas a aproveitarem os momentos em casa com mais tranquilidade e leveza, a Unimed João Pessoa criou um canal na plataforma Spotify. A ideia é inspirar os ouvintes em diferentes situações do dia a dia e tornar as atividades cotidianas mais prazerosas, seja para começar o dia bem humorado, para animar a atividade física ou usar durante a meditação e a leitura.

A Unimed João Pessoa montou quatro playlists. Uma delas é a “Músicas para começar o dia de bom humor”, com canções de Caetano Veloso, Vanessa da Mata, Chico César e Elis Regina. Outra sugestão é a playlist “Músicas para relaxar e se sentir bem”, com faixas de Ana Vilela, Tiago Iorc, Jason Mraz e A Banda Mais Bonita da Cidade. Já em “Músicas para ouvir se exercitando”, os ouvintes poderão conferir músicas de Luísa Sonza, Iza, Dua Lipa e Black Eyed Peas.

Ainda há uma seleção com refrões de canções de 20 segundos para ouvir enquanto lava as mãos seguindo as orientações de higienização da Organização Mundial da Saúde. Nesta playlist, estão faixas de Tribalistas, The Beatles, Elton John e A-Ha.

Como acessar – Para conferir a playlist exclusiva, basta acessar o perfil da Unimed João Pessoa no Spotify ou clicar no link: https://open.spotify.com/user/zmftvofan4exfnsq31ciuwq7h?si=TEh6Ae0rT66Cuv6Dr4Wvxw .

Sobre a Unimed JP – Com 48 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,7 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição dos mais de 147 mil clientes. Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.b r .

Continue Lendo