Nos acompanhe

Paraíba

João Azevêdo anuncia distribuição de 84 leitos de UTI nos municípios paraibanos

Publicado

em

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (29), durante o programa semanal ‘Fala, governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a distribuição dos 84 respiradores que chegaram à Paraíba na semana passada. Os equipamentos, retidos pelo Ministério da Saúde no mês de março, foram entregues à Secretaria de Estado da Saúde (SES) no último dia 22, após uma ação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual junto à Justiça Federal. Desta forma, a Paraíba poderá concluir todo o plano de expansão de leitos previsto no Plano Estadual de Contingência para a Covid-19.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, os novos leitos de UTI serão abertos na UPA de Princesa Isabel (1); no Hospital Regional de Cajazeiras (2); na UPA de Cajazeiras (3); no Hospital Regional de Piancó (8); no Hospital de Pombal (5); e no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (4), permitindo a totalização do Plano de Contingência na região de Patos.

Além disso, serão abertos três leitos de UTI na UPA de Guarabira; 12 leitos no Hospital de Clínicas de Campina Grande; 20 leitos na unidade II da Maternidade Frei Damião; 21 leitos do Hospital Solidário; três leitos na UPA de Santa Rita; e dois leitos no Hospital de Mamanguape.

“Com isso, estamos atendendo todas as regiões do Estado e reforçando as estruturas existentes para que a gente possa atender melhor a população, principalmente, nesse momento em que há uma interiorização dos casos de Covid no Estado”, pontuou.

João Azevêdo ainda reforçou a necessidade de manter as orientações dos órgãos de Saúde para evitar uma maior propagação do coronavírus no Estado.  “O Governo do Estado está fazendo a sua parte, abrindo leitos, mas precisamos do apoio da população no sentido de permanecer em casa, só sair para qualquer atividade extremamente necessária com a utilização de máscaras. Com todas essas ações, vamos continuar oferecendo a segurança que a população da Paraíba espera dos gestores, dando a certeza de que o sistema de Saúde vai continuar dando as respostas, sem a necessidade de entrar em filas”, acrescentou.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado (SES), a Paraíba contabiliza, até o momento, 45.057 casos confirmados de coronavírus e 931 óbitos, distribuídos em 217 municípios. Na Grande João Pessoa, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 70%. Em Campina Grande, a taxa é de 65%, e no Sertão, 48%.

Continue Lendo

Paraíba

Coronavírus: Conheça o relatório que balizou a retomada das atividades em Campina Grande

Publicado

em

Confira o relatório que balizou as decisões do prefeito Romero Rodrigues em relação ao avanço de mais uma etapa do Plano de Convivência e Retomada de Atividades. A comissão avaliou basicamente os dados referentes ao isolamento social e ao desempenho da rede de atendimento médico-hospitalar do Município.

O anúncio foi feito na sexta-feira, 10, durante uma live. A partir desta segunda-feira, 13, voltarão a funcionar, sob rigorosos protocolos sanitários e com restrições de fluxo de pessoas e horários, restaurantes, bares academias e parques em públicos em Campina Grande.

O relatório é assinado pelo secretário Filipe Reul, da Saúde Municipal; pelos médicos Dagjane Martins Frazão (pneumologista), Tito Lívio de Souza Cavalcante de Castro (diretor clínico do Complexo Municipal Pedro I) e Alexandre Magno Nóbrega Marinho (professor do Curso de Medicina da UFCG), além do superintendente Félix Neto (Trânsito e Transportes Públicos) e Hélder de Barros Carlos (chefe de Divisao da STTP).

Clique AQUI e confira o documento

Continue Lendo

Paraíba

Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba ingressa no Conselho de Recursos Fiscais do Estado

Publicado

em

O Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) passa a compor o Conselho de Recursos Fiscais(CRF), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda(SEFAZ), a quem compete, em segunda instância administrativa, julgar os recursos interpostos contra decisões proferidas em processos administrativos tributários contenciosos ou de consultas.

Esta é uma conquista histórica para o CRCPB e demonstra o compromisso da nova gestão com os profissionais do Estado da Paraíba. O presidente do CRCPB, Brunno Sitônio, diante deste importante acontecimento, declarou: “Esta é uma relevante conquista para a classe contábil paraibana. Ao assegurarmos a participação do profissional contábil no órgão colegiado da Justiça Fiscal e Administrativa da Fazenda Estadual, garantimos a representação de um profissional habilitado e conhecedor da legislação, normas e boas práticas. Nossa representação agirá de forma institucional, daremos apoio aos nossos representantes com muita transparência, ética e legalidade. Agradecemos aos Secretários Marialvo Laureano e Bruno Frade pela compreensão e visão da essencialidade do profissional contábil na construção de um processo tributário mais justo, e também ao Governo do Estado, pela sensibilidade em ter o Conselho Regional de Contabilidade como parceiro no desenvolvimento da Paraíba”.

Rodrigo de Queiroz, representante titular do CRCPB no CRF, enfatizou a importância da representatividade do CRCPB: “A representatividade do CRCPB junto ao CRF é extremamente importante. Também acredito que a nossa participação nas sessões, processos e autuações, tratá bons frutos para todo o Estado.”

“Esta conquista é muito significativa para nós do CRCPB, pois, desde a criação de nosso Conselho tínhamos o desejo de ingressar no CRF. Agora, a classe contábil vai poder participar do dia a dia do CRF como também ajudar a promover, junto aos demais membros do Conselho, a justiça tributaria de nosso estado”, afirmou Aderaldo Junior, eleito como representante suplente do CRCPB no CRF.

Marialvo Lauriano, secretário de finanças da SEFAZ-PB, comentou acerca da importância de ter, pela primeira vez, a presença de um contador como membro titular do CRF: “Inserir o contador no CRF intensifica o fortalecimento da parceria entre a SEFAZ e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba, além dos próprios contadores. A presença, pela primeira vez, de um contador como membro titular e conselheiro vai qualificar ainda mais os trabalhos do CRF. Depositamos a nossa confiança, firmemente, na postura do profissional de contabilidade e lutaremos para que essa presença se transforme, num tempo médio, em uma cadeira cativa como membro titular”.

Bruno Frade, secretário executivo da SEFAZ-PB, ressaltou a relevância da participação do profissional contábil na respectiva Secretaria, pontuando que ele irá “contribuir, com as suas expertises técnicas e com seu labor diário, mostrando para os colegas do CRF outra vertente acerca dos assuntos que, por vezes, poderia não estar sendo alcançadas sem o seu ponto de vista.”

Continue Lendo

Paraíba

De forma simbólica, Romero inaugura unidade de acolhimento à comunidade venezuelana em Campina

Publicado

em

O prefeito Romero Rodrigues inaugurou simbolicamente, na manhã desta sexta-feira, 9, a Unidade de Acolhimento Institucional Permanente preparada pelo Município para a comunidade venezuelana em Campina Grande. A unidade, no bairro do Jeremias é formada por mais de 60 pessoas, entre crianças, jovens e adultos e continuará a receber, como já vinha acontecendo no abrigo provisório no bairro de Bodocongó, toda a assistência viabilizada por uma rede de proteção social através da Secretaria de Assistência Social do Município.

Sem caráter de solenidade, mas limitando-se a uma visita breve ao local onde já estão acomodados os imigrantes que deixaram a Venezuela há vários meses e chegaram a Campina Grande, Romero Rodrigues saudou os beneficiários e conheceu as instalações, no prédio onde funcionava a Escola Municipal Sérgio de Almeida, acompanhado pelos secretários Maésio Tavares (Semas) e Filipe Reul (Saúde).

Rede de proteção

De acordo com a diretora de Proteção Social da Prefeitura, Joelma Martins, um trabalho bem coordenado entre as secretarias municipais tem propiciado toda uma atenção especial à comunidade de imigrantes. Nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e outras, o Município tem procurado atender às necessidades mais básicas dos venezuelanos.

Para Romero Rodrigues, todo o esforço da Prefeitura em procurar atender com dignidade os venezuelanos que chegaram a Campina Grande vale a pena, pois o gesto humanitário e atenção institucional é o mínimo que o Município pode oferecer à comunidade estrangeira que experimenta há bastante tempo dificuldades e privações longe de sua terra.

Continue Lendo