Nos acompanhe

Paraíba

Coronavírus: CRM-PB cobra a entrega de 143 novos leitos de UTIs e 377 de enfermaria na Paraíba

Publicado

em

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) está cobrando do Governo do Estado a entrega de 520 leitos para o tratamento da Covid-19, sendo 143 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 377 leitos de enfermaria, que constam no Plano Estadual de Contingência Covid-19, mas ainda não estão disponíveis para a população. Dos 404 leitos de UTI prometidos, foram entregues 261, restando ainda 143 a serem instalados. Atualmente, a taxa de ocupação dessas unidades, conforme dados da Plataforma Gestão de Leitos da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados neste domingo (24), é de 71%. Isso significa que dos 261 leitos disponíveis, 185 estão ocupados. No entanto, se já tivessem sido entregues os 404 leitos prometidos, a taxa de ocupação seria de 46%, restando mais da metade dos leitos ainda disponíveis.

A quantidade de leitos de enfermarias já instalados nos hospitais públicos paraibanos também ainda está abaixo do que foi previsto no Plano de Contingência. A previsão é de 909 leitos, mas estão ativos 532. Portanto, ainda faltam ser instalados 377 novos leitos de enfermaria no estado. Quanto à taxa de ocupação, atualmente, 52% destes leitos estão sendo usados, o que significa que 277 pessoas estão internadas nas enfermarias. Se o estado já contasse com os 909 leitos previstos, esta taxa de ocupação seria de 30%.

“O CRM-PB tem solicitado providências e informações claras dos gestores públicos desde o início da pandemia, já tendo realizado reuniões com o governador do Estado, secretários estadual e municipais de Saúde, além dos diretores dos hospitais. Estamos em isolamento social há mais de 60 dias, o que foi um tempo suficiente para que o poder público tomasse as providências necessárias. Mas estamos vendo um número crescente de casos e internações de UTI, chegando perto do colapso do sistema de saúde”, destacou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

Ele acrescentou que o CRM-PB vem contribuindo durante a crise sanitária, conforme seu âmbito de atuação. “Estamos treinando médicos do Estado que estão na linha de frente contra a Covid-19, visitando unidades de saúde para verificar o fornecimento de EPIs e quantidade de leitos e respiradores, além de estarmos em diálogo constante com os gestores e Ministério Público”, acrescentou o presidente do CRM-PB.

Conforme dados da SES, a Paraíba possuía um total de 388 leitos de UTI antes do início da pandemia. O Plano de Contingência destinou 125 destes leitos para os pacientes de Covid-19 e implantou mais 136 leitos, totalizando 261 unidades de terapia intensiva exclusivas para pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Mas falta ainda a implantação de 143 leitos para que se chegue aos 404 previstos no plano.

Região Metropolitana de João Pessoa – A taxa de ocupação das UTIs adulto da Grande João Pessoa tem sido superior à média registrada no Estado, chegando próximo dos 90%. A região metropolitana da Capital tem 162 leitos de UTI, sendo que o Plano de Contingência prevê 225. Dessa forma, ainda faltam 63 novos leitos de UTI para esta região. Na região de Guarabira, que é referência para cerca de 280 mil habitantes e cerca de 20 municípios, existe apenas uma UPA para atender à população e os pacientes que precisarem de UTI devem ser transferidos para o Hospital Metropolitano de Santa Rita.

Continue Lendo

Paraíba

Cabo Gilberto Silva denuncia condições insalubres da Unidade de Policiamento Ostensivo de Acaú

Publicado

em

O deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL), que também é líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), visitou a Unidade de Policiamento Ostensivo de Acaú, localizado no Distrito de Acaú, município de Pitimbú, na região Metropolitana de João Pessoa, e mostrou as condições insalubres do local.

Através de vídeo divulgado em suas redes sociais o parlamentar voltou a criticar o tratamento dispensado pelo Governo do Estado da Paraíba junto aos policiais que trabalham em seus plantões arriscando a própria vida em nome do combate ao crime.

No vídeo, o parlamentar mostra que a Unidade de Policiamento visitada está com paredes mofadas, infiltrações, ar-condicionado quebrado.

“Além de mostrar a realidade, todas as denúncias são encaminhadas através de proposituras para os órgãos competentes, com a finalidade de que os problemas sejam solucionados”, diz o parlamentar.

Clique no player abaixo e confira a íntegra do vídeo:

 

Continue Lendo

Paraíba

Cartaxo entrega praça no Bessa e gestão chega a 64 espaços públicos de Lazer entregues desde 2013

Publicado

em

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, na noite desta quinta-feira (26) uma nova praça no bairro do Bessa, chegando à marca de 64 espaços públicos de lazer entregues desde 2013, dentro do maior programa de Praças e Parques já realizado na Capital. Com o objetivo de devolver a cidade aos pessoenses e criar áreas que promovam mais qualidade de vida, a Praça Maria Helena Ribeiro Coutinho é mais uma opção de lazer e convivência para os moradores da região.

“Entregamos nesta noite no bairro do Bessa a Praça Maria Helena Ribeiro Coutinho, mais um espaço público de lazer e convivência para a população da Capital. Estamos realizando o maior programa de Praças e Parques da História de João Pessoa e chegamos hoje à marca de 64 equipamentos deste tipo já entregues, gerando mais qualidade de vida para todos. Seguiremos assim até 31 de dezembro, trabalhando muito para melhorar a vida do povo”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Seguindo o padrão das demais praças construídas ou reformadas pela atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa, a Praça Maria Helena Ribeiro Coutinho conta com Academia da Terceira Idade (ATI), jardinagem e áreas de caminhada, além de ser dotada de acessibilidade e nova iluminação.

Continue Lendo

Paraíba

Romero abre o Natal Iluminado 2020, que este ano será marcado com grandes novidades

Publicado

em

O prefeito Romero Rodrigues fez a abertura solene, na noite desta quinta-feira, 26, do Natal Iluminado 2020. Com um evento sob controle de público, a abertura contou com a presença do prefeito eleito Bruno Cunha Lima, de secretários, empresários e representantes do setor turístico. O ápice da noite foi o acendimento da nova árvore natalina e também os fogos de artifícios que iluminaram o céu da cidade.

Romero Rodrigues falou com entusiasmo sobre a beleza do nosso Natal Iluminado e também que vem, há dois anos, planejando essa árvore de Natal em frente ao Monumento dos Tropeiros, às margens do Açude Velho. “Iluminamos Campina Grande para fazer nosso final de ano mais especial para todos”, destacou Romero.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Município, Rosália Lucas, também comemora a importância do evento “Essa é a celebração da união, fazendo Campina Grande viver um momento de comunhão em todos os setores”, ressaltou ela. A titular da Cultura, Gisele Sampaio, também destacou que, apesar das restrições por conta da pandemia, tendo sidos suspensos os eventos programados de forma presencial, Campina Grande dará uma lição de celebração natalina este ano.

A decoração do Natal Iluminado está presente em vários pontos da cidade e em lugares abertos para receber visitação sem aglomeração. Em seu primeiro natal, o conjunto Aluizio Campos, também foi contemplado pelo projeto de iluminação natalina. Há também este ano o “Ônibus Iluminado”, que levará os turistas para conhecer vários pontos de Campina Grande. O Natal da Vila Sítio São João é uma outra novidade para a versão 2020 de um evento que cresce a cada ano.

Continue Lendo