Nos acompanhe

Paraíba

Hemocentro participa de pesquisa pioneira no Nordeste para tratamento contra a Covid-19

Publicado

em

O Hemocentro da Paraíba é o primeiro banco de sangue do Nordeste a participar de pesquisa sobre produção e uso de plasma convalescente no tratamento de pacientes graves com Covid-19. O lançamento do projeto de pesquisa, que tem à frente a Universidade Federal da Paraíba, aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), por meio de videoconferência com o secretário de estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

O Hemocentro da Paraíba torna-se um precursor na região Nordeste para realizar coleta, processamento, armazenamento e distribuição do plasma convalescente para uso como alternativa terapêutica em pacientes gravemente enfermos com Síndrome Respiratória Aguda (SARS) – Covid-19 nos hospitais de enfrentamento contra o Covid-19 na região metropolitana da grande João Pessoa sob a coordenação da pesquisadora professora Dra. Daniele Idalino Janebro.

O secretário de estado da Saúde, Geraldo Medeiros, demonstrou grande entusiasmo pela execução do projeto, uma vez que acredita obter resultados de melhora dos pacientes em estado grave acometidos com Covid-19 após o uso do plasma convalescente.

A pesquisadora Daniele Idalino Janebro ressaltou que o projeto tem como foco salvar vidas. “Pretendemos pesquisar de que forma o uso do plasma convalescente, com vários anticorpos pode estar neutralizando os vírus SARC-CoV-2”, observou. Para este projeto inicialmente serão contemplados 100 pacientes internados em estado grave para avaliação da eficácia do uso de plasma convalescente.

“Esse projeto nasceu da parceria relevante entre UFPB e o Hemoíba, culminando em uma construção mútua onde os dois órgãos estiveram engajados no projeto, com aprovação do secretário de Saúde do Estado da Paraíba”, destacou a pesquisadora. Depois disso, foi firmada parceria com o Laboratório Central do Estado da Paraíba (Lacen) e com a direção dos hospitais que vão participar do projeto e que são referência no atendimento de pessoas com Covid-19 na Paraíba.

Os hospitais referenciados para o tratamento do Covid-19 no Estado integram a pesquisa. Na lista estão o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, o Hospital Universitário Lauro Wanderley, o Hospital Santa Isabel, o Hospital Clementino Fraga, o Hospital da Unimed e o Hospital Nossa Senhora das Neves.

A médica hematologista do Hemocentro, Sandra Sibele, explicou que o futuro doador de plasma convalescente deve apresentar um laudo comprovando o teste RT-PCR positivo para Covid-19. Outros requisitos são: ter de 18 a 60 anos, estar há 30 dias sem os sintomas do Covid-19, a mulher deve ser nuligeste (nunca engravidou) e o doador não deve ter sido hospitalizado em virtude da doença.

A doação do plasma convalescente é segura tanto para o doador quanto para os profissionais envolvidos no processo, assim como para os receptores. “Doadores que não desenvolveram a doença gravemente, que não foram hospitalizados e possam pensar em salvar vidas poderão candidatar-se à doação e participar do projeto”, ressaltou. Os interessados deverão entrar em contato pelo Whatsapp do Hemocentro por mensagem encaminhada para o telefone (83) 3133-3465, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, ressaltou a importância do projeto que busca ajudar pacientes graves. “Para enfrentar o combate ao Covid-19 nos hospitais, o Hemocentro da Paraíba entra na luta pela vida, com o estudo clínico para infusão de plasma”, destacou.

PRIMEIRA DOAÇÃO – A primeira doação de plasma convalescente aconteceu ainda na manhã desta quinta-feira na sede do Hemocentro. O doador foi o analista clínico Bergson Bezerra de Carvalho Vasconcelos, diretor –geral do Lacen.

De acordo com o doador, ele teve o Covid praticamente assintomático, apresentou dores de cabeça  e alguns episódios de febre. Após alguns dias, fez o exame e diagnosticado como positivo. “Sou integrante da pesquisa junto com a equipe do Hemocentro, da Universidade Federal da Paraíba e tendo todo apoio do Governo do Estado da Paraíba, da reitoria da UFPB, da direção do Hemocentro. E vim aqui hoje dar minha contribuição. A gente tem que ser o primeiro a fazer o teste, e fazer todo o procedimento. Como integrante da equipe, quero assegurar que é tudo tranquilo, a equipe está capacitada e treinada; e a captação foi muito acolhedora. O procedimento foi rápido e seguro”, declarou.

Continue Lendo

Paraíba

Jovem é agredido e atribui agressões ao secretário da Administração de Pedras De Fogo

Publicado

em

O secretário da Administração do município de Pedras de Fogo, Arthur do Canto, está sendo acusado de agredir fisicamente um jovem identificado como Yuri, apenas por discordar de paródias musicais com teor político que o jovem estava ouvindo em frente a própria casa.

De acordo com informações divulgadas pelo próprio jovem através de um vídeo onde aparece contando detalhes sobre o acontecido, no momento das agressões o secretário estava acompanhado por outros aliados da atual gestão que, num momento de selvageria, jogaram a caixa de som do rapaz ao chão no intuito único de quebrá-la para não mais tocar quaisquer paródias contra o atual gestor.

O jovem prestou queixa na Delegacia de Polícia local registrando assim, um Boletim de Ocorrência, mas, pouco depois, recebeu um áudio de alguém se identificando como sendo Luís Carlos, tio do agressor, proferindo ameaças contra o rapaz.

Clique aqui e confira o vídeo postado pelo jovem e confira abaixo o áudio da ameaça supostamente enviada pelo tio do secretário:

Continue Lendo

Paraíba

Alagoa Nova: veículo oficial da Prefeitura estaria sendo utilizado para campanha eleitoral noturna

Publicado

em

Um vídeo que viralizou nas redes sociais tem chamado atenção da população do município de Alagoa Nova, localizado na região Metropolitana de Esperança, no Cariri paraibano, por mostrar supostos servidores públicos utilizando um veículo oficial da Prefeitura para fazer campanha eleitoral e conseguir adesões na cidade no período noturno.

No vídeo viralizado, aparecem dois homens, um identificado como “Chopa” e outro como sendo o motorista Adailton, no momento em que é selada adesão de um eleitor ao projeto de reeleição do atual prefeito Aquino Leite (PSDB).

Aquino teria sido apelidado pelo povo de “morcego” por usar constantemente o símbolo do herói da DC Comics, Batman, em alguma vestimenta e, inclusive, nas  máscaras de proteção contra a Covid-19.

A redação do ParaíbaRádioBlog tentou entrar em contato com o candidato à reeleição, porém, como não obteve sucesso, deixa espaço aberto caso queira falar sobre o assunto.

Confira abaixo vídeo e imagens relacionadas à denúncia:

 

 

Continue Lendo

Paraíba

Raniery Paulino se solidariza com candidatos atacados por Ricardo Coutinho durante convenção

Publicado

em

O deputado estadual licenciado Raniery Paulino (MDB), dedicou mensagem de solidariedade aos candidatos a prefeito de João Pessoa que foram atacados verbalmente pelo ex-governador Ricardo Coutinho, durante convenção partidária do PSB.

Raniery lembrou que os ataques destemperados partiram de ninguém mais que alguém que é investigado como mentor da “maior operação de corrupção da Paraíba”.

” Quero aqui me solidarizar com o deputado e candidato a prefeito em João Pessoa Walber e os demais candidatos pelos ataques destemperados do ex-governador da Paraíba. Quero dizer quê, João Pessoa terá uma grande oportunidade de renovação, e não viver no retrocesso, com investigados da maior operação de corrupção da Paraíba.” enfatizou o parlamentar.

Continue Lendo