Nos acompanhe

Paraíba

Coren PB destaca dedicação de profissionais de Enfermagem e assunto ganha destaque na TV

Publicado

em

Desde o início da pandemia de COVID-19 o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren PB) vem realizando uma campanha de valorização dos profissionais de Enfermagem nas redes sociais. Trata-se da hashtag #heroisdaenfermagem, que vem recebendo adesões nos 223 municípios do Estado. Entre as profissionais homenageadas no instagram está a enfermeira, Nathana Inácio, que percorreu uma enorme distância a cavalo para vacinar 3 idosos na zona rural de Santana de Mangueira/PB, o caso ganhou destaque no telejornal Bom Dia Paraíba da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo.

Para a presidente do Coren PB, Renata Ramalho, a dedicação e garra dos profissionais de enfermagem é uma rotina, mas infelizmente o reconhecimento e a valorização ainda não é tão comum. “A atuação da Enfermeira, Nathana Inácio, é sim digna de aplausos de toda sociedade. Essa dedicação, essa garra e essa coragem são essenciais para os profissionais de Enfermagem que infelizmente carecem de valorização em todo Brasil, especialmente na Paraíba, onde os salários são tão baixos”. E completou: “O Coren vem lutando para que editais sejam revistos e o valores ofertados aos profissionais de enfermagem sejam dignos, mas precisamos de um piso nacional”, reiterou.

Veja a matéria na íntegra: https://www.instagram.com/tv/B-rb8R0pmhD/?igshid=1vbrwtd80y57k

Montada em um cavalo: essa foi a maneira encontrada pela enfermeira Nathana Inácio, que é coordenadora de imunização e vacinação de Santana de Mangueira, para vacinar famílias na zona rural do município. Como as estradas estão intransitáveis em alguns trechos, a saída foi arriscar e deu certo. O alvo eram três idosos, que segundo ela, não podiam deixar de ser vacinados.

Geralmente, a equipe se desloca para vacinar a população utilizando carros ou motocicletas, mas neste ano de 2020 as chuvas que caíram estragaram estradas e dificultaram os acessos de veículos em algumas áreas do município. O início da missão foi tranquila. Toda a equipe se deslocou em um veículo para várias comunidades. Mas, uma missão especial estava por fim e precisaria de muito mais do que uma obrigação: uma missão por ato de ofício do amor. Eram três idosos que precisam ser vacinados, mas o acesso até eles de veículo se tornou impossível, pois as residências deles eram do outro lado de um riacho, por onde o veículo não conseguia atravessar devido a uma cheia.

Ciente da sua missão, antes de tudo humanitária, Nathana Inácio apelou para sua própria coragem, conseguiu um cavalo de um morador e foi até as casas dos idosos. “Quando chegamos no riacho o carro não conseguiu atravessar. À beira do riacho fomos informados que do outro lado existiam três domicílios, onde haviam três idosos que precisariam ser vacinados. Para não deixa-los sem a vacina perguntei ao filho de um dos idosos qual seria a alternativa para irmos até os domicílios. Então ele me respondeu que se eu tivesse coragem cederia um cavalo para que eu pudesse cumprir minha missão. Não pensei duas vezes. Montei no cavalo, fui lá e cumpri minha missão”, explicou.

Continue Lendo

Paraíba

MPPB e MPF recomendam respeito à ordem de prioridade na vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa

Publicado

em

O Ministério Público da Paraíba e o Ministério Público Federal expediram recomendação ao Município de João Pessoa para que adote todas as medidas previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid, no Informe Técnico que preconiza sobre a campanha nacional de vacinação, na Nota Informativa No 1/2021 e cumprimento integral da Portaria GM/MS No 69/2021, em especial que atente à ordem de prioridade, inclusive em relação ao número de doses para cada grupo prioritário.

A recomendação foi expedida pela promotora de Justiça da Saúde de João Pessoa, Jovana Maria Tabosa; e pelos procuradores da República, José Guilherme Ferraz da Costa e Janaína Andrade de Sousa.

Foi recomendado ainda que, em relação aos profissionais de saúde, seja obedecida a ordem de prioridade estabelecida na Nota Técnica Conjunta da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PB), de 07 de janeiro de 2021, que orienta os municípios para a execução da campanha de vacinação contra a Covid-19. Além disso, devem ser promovidas ações visando a dar transparência à execução da vacinação contra o coronavírus no município, inclusive com a divulgação semanal das metas vacinais atingidas.

O MPPB e MPF também recomendaram que o Município de João Pessoa divulgue o plano de vacinação local, inclusive com menção detalhada dos grupos que serão vacinadas em cada uma das etapas e os quantitativos correspondentes, para permitir o controle pela população, com a adequação das unidades destinadas à sua execução e o registro diário das informações nos sistemas.

Aos conselheiros municipais de Saúde foi recomendado que exerçam, no âmbito de suas atribuições, o controle social que lhes foi atribuído pela Lei no 8.142/90, fiscalizando a execução dos planos locais de vacinação contra a Covid-19, encaminhando a Promotoria de Justiça da Saúde da Capital relatórios semanais das suas atividades.

Prioridade

Na recomendação, os membros do MPPB e MPF que, diante das doses disponíveis para distribuição inicial às Unidades Federadas e a estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, o Informe Técnico do Ministério da Saúde previu a necessidade de uma ordem de priorização desse estrato populacional e recomendou a prioridade para vacinação dos trabalhadores da saúde acima, conforme disponibilidade de doses, sendo facultado a Estados e Municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local.

Em João Pessoa, foi prevista a vacinação de 750 idosos com mais de 60 anos institucionalizados e 13.155 trabalhadores da saúde, o que corresponde a 34% do total desses trabalhadores no município.

Por isso, é destacado na recomendação que a Nota Técnica Conjunta da Secretaria de Estado da Saúde e do Cosems-PB, que orienta os municípios para a execução da campanha de vacinação contra a Covid-19, previu como prioridade a vacinação dos trabalhadores da saúde que estiverem nos serviços de linha de frente contra a Covid-19 em hospitais, UPA’s e Samu, equipes de vacinação envolvidas inicialmente com vacinação de grupos prioritários e trabalhadores de instituições de longa permanência.

Os membros do MP assinalam ainda que Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/MS No 69/2021, que institui a obrigatoriedade de registro de aplicação de vacinas contra a covid-19 nos sistemas de informação do Ministério da Saúde.

A recomendação ressalta ainda que o cumprimento do disposto na Portaria, Informe Técnico e Nota Informativa será fiscalizado pelos órgãos de controle interno e externo competentes, de acordo com a legislação aplicável.

Continue Lendo

Paraíba

Janeiro Arretado acontece de 26 a 31 de janeiro em formato online

Publicado

em

A décima edição do Festival Janeiro Arretado de Teatro Circo Dança e Música para Crianças já tem data marcada. O evento, que este ano acontece online, será transmitido de 26 a 31 de janeiro no canal do Grupo Arretado Produções Artísticas no Youtube com exibição de dois espetáculos por dia, sempre às 15hs e 17hs.

A programação é composta por doze apresentações que reúnem as linguagens de teatro, teatro de bonecos, dança, circo e musicais. Além disso, todos terão acessibilidade comunicacional com intérprete de libras para o público com deficiência auditiva. Grupos da Paraíba, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Sul compõem a programação, como também um espetáculo convidado de um grupo da Noruega, uma diversidade inédita na história do festival.

O festival é uma realização do Grupo Teatral Arretado Produções Artísticas, grupo paraibano que há 23 anos desenvolve projetos e produz espetáculos voltados para a infância e juventude. O X Janeiro Arretado será financiado com os recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, através do Edital Chiquinha Mourão. E além da exibição dos espetáculos, a programação inclui a realização de uma Mesa Redonda sobre o Teatro para Infância e Juventude, oficinas e debates.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Espetáculos:

Data: 26/01
Horário: 15hs
Espetáculo: Memórias de um Quintal
Grupo: Insensata Cia de Teatro
Local: Belo Horizonte/MG

Data: 26/01
Horário: 15hs
Espetáculo: Perfeitamente Imperfeitos
Grupo: Cia Trupeçando
Local: Sumé/PB

Data: 27/01
Horário: 15hs
Espetáculo: Musicando com Tio Val
Grupo: Edvaldo Felix Produções
Local: João Pessoa/PB

Data: 27/01
Horário: 17hs
Espetáculo: TOCO
Grupo: Grupo Pirilampo
Local: Brasília/DF

Data: 28/01
Horário: 15hs
Espetáculo: As Aventuras Dançantes de Amora, Carambola e Acerola
Grupo: Studio de Dança Sérgio Nazza
Local: João Pessoa/ PB

Data: 28/01
Horário: 17hs
Espetáculo: E a Live era nossa?
Grupo: K’Os Coletivo
Local: Fortaleza/CE

Data: 29/01
Horário: 15hs
Espetáculo: Chapeuzinho Engordou
Grupo: Cia de Teatro Argonautas
Local: João Pessoa/ PB

Data: 29/01
Horário: 17hs
Espetáculo: Atenção, Respeitável Público!
Grupo: Damião e Cia de Teatro
Local: Campinas/SP

Data: 30/01
Horário: 15hs
Espetáculo: Zé Lins – O Pássaro Poeta
Grupo: Engenho imaginário
Local: João Pessoa/PB

Data: 30/01
Horário: 17hs
Espetáculo: Alice no Brasil das Maravilhas
Grupo: Essaé Cia
Local: Joinville/SC

Data: 31/01
Horário: 15hs
Espetáculo: Musicalizamos com Danilo Ramos – Atividades musicais
Grupo: Danilo Ramos Produções
Local: Salvador/BA

Data: 31/01
Horário: 17hs
Espetáculo: AKIN
Grupo: Bando de Brincantes
Local: Stanvanger/Noruega Porto Alegre/ RS

Oficinas

Data: 27/01
Horário: 9hs
Oficina: Maquiagem do Palhaço

Data: 29/01
Horário: 9hs
Oficina: Vestindo a Cena
Ministrante: Nelson Alexandre – Arretado Produções Artísticas

Mesa Redonda

Data: 30/01
Horário: 20hs
Mesa Virtual CBTIJ
Tema: Teatro para a infância e Juventude: poética x tecnologia- como fica os atores e público?
Mediador: Marconi Arap e Luciana Comin Grupo Teca Teatro de Salvador – BA
Composição: Ricardo Augusto e Ronan Vaz da Trupe de Truões de Uberlândia/MG
Cláudia Jordao e Alef Barros da Cia. do Flores de São Bernardo do Campo/ SP
Cleiton Echeveste – Presidente do CBTIJ e da Pandorga Cia de Teatro do Rio de Janeiro/RJ

Continue Lendo

Paraíba

Recursos para combate da covid-19 em 2020 poderão ser utilizados até 31 de dezembro deste ano

Publicado

em

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) lembra aos gestores municipais que as transferências financeiras realizadas pelo Fundo Nacional de Saúde diretamente aos fundos de saúde estaduais, municipais e distrital, em 2020, para enfrentamento da pandemia de covid-19 poderão ser executadas pelos entes federativos até 31 de dezembro de 2021. O prazo para uso dos recursos é estabelecido pelo Decreto 10.579/2020.

Para fins de transparência e controle, os entes federativos devem informar a aplicação dos recursos no quadro de dados gerenciais relacionadas à aplicação de recursos no enfrentamento da pandemia de covid-19. As informações devem constar no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos de Saúde, conforme estabelecido em ato do Ministério da Saúde.

A aplicação de recursos deverá observar a finalidade original para a qual foram destinados os recursos, sob pena de aplicação do disposto no art. 27 da Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

Clique aqui e confira o Decreto na íntegra.

Continue Lendo