Nos acompanhe

Paraíba

Câmara Municipal de João Pessoa alerta para a checagem de informações contra as ‘fake news’

Publicado

em

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) alerta para a checagem de informações no combate às notícias falsas, as chamadas ‘fake news’. Em tempos de epidemia do novo coronavírus (Covid19), a atenção deve ser redobrada para que a busca por informações não se transforme em desespero ou mesmo desinformação. Importante lembrar ainda que a disseminação de informações falsas é crime, podendo quem as compartilhar sofrer sanções penais.

Com o alastramento do Coronavírus, muitas notícias falsas surgiram, tanto em torno de medidas de prevenção, como o uso do vinagre – não, o vinagre não é eficaz para matar o vírus, como já foi propagado –, assim como notícias sobre surtos da doença e caos no atendimento em hospitais de João Pessoa.

Com a instauração de procedimento para apurar denúncias de informações falsas relacionadas ao novo coronavírus pelo Grupo de Operações Especiais (GOE), a Polícia Civil da Paraíba ouviu, nesta terça-feira (24), o homem suspeito de espalhar a notícia que pessoas estavam morrendo no Hospital Clementino Fraga, referência no tratamento da Covid19 na Capital. O suspeito assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), gravou um vídeo de retratação e vai responder em liberdade pelo crime de provocar pânico ou tumulto à população.

A Polícia Civil e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) alertam que provocar pânico, espalhar alerta falso ou criar situações de terror entre a população são ações que podem ser consideradas crimes, podendo resultar em prisões que variam entre 15 dias e seis meses, ou pagamento de multa. Para denunciar conteúdos falsos, basta ligar para o disque-denúncia da Polícia Civil, 197, ou registrar um boletim de ocorrência sem sair de casa, pelo site do serviço Delegacia Online.

Quanto às notícias falsas sobre medidas preventivas, o Ministério da Saúde disponibiliza um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdadeiras ou não. Qualquer cidadão pode mandar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para o número (61) 99289-4640, por meio do whatsapp, para confirmar se a informação procede antes de compartilhá-la.

Continue Lendo

Paraíba

PSDB perde representantes e sob o comando de Pedro fica sem vereadores em Campina Grande

Publicado

em

Com as mudanças ocorridas nos últimos minutos da janela eleitoral, alguns partidos, antes grandes e poderosos na Paraíba, acabaram minguando e ficando fragilizados.

Como o Blog revelou ontem, segunda-feira (06), em João Pessoa 8 legendas ficaram acéfalas na CMJP após as trocas feitas pelos parlamentares, MDB e PSB são exemplos, destaca publicação do Blog do Ninja.

Na Câmara Municipal de Campina Grande também não foi diferente e o PSDB, antes tão grandioso em representatividade, mas que nesta legislatura já contava apenas com o vereador licenciado Nelson Gomes Filho e os suplentes Ivan Batista e Marcos Raia, também perdeu sua representatividade sob o comando estadual do deputado federal Pedro Cunha Lima.

Os três políticos migraram para o PSD presidido estadualmente pelo prefeito Romero Rodrigues.

Continue Lendo

Negócios

Coronavirus: Deputado pede ao governador e prefeitos a reabertura do comércio em toda a Paraíba

Publicado

em

O deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL), utilizou as redes sociais para solicitar ao governador João Azevedo e prefeitos de toda a Paraíba que autorizem a reabertura gradativa das atividades do comércio, como forma de amenizar os prejuízos já contabilizados em decorrência da pandemia do novo coronavírus que assola todo o mundo.

“Faço um apelo ao senhor governador e aos prefeitos do Estado da Paraíba, para permitir que o comércio volte de forma gradativa às suas atividades. Precisamos de um meio termo, da forma que está não iremos aguentar”, disse Cabo Gilberto Silva. “Não paro de receber ligações e mensagens dos comerciantes e das pessoas que estão sem pagar suas contas. Toda Paraíba está sofrendo com essa situação, vamos evitar um colapso no abastecimento”, completou.

Confira a publicação:

Continue Lendo

Paraíba

29 açudes monitorados pela Aesa sangram e Boqueirão está com 63,72% da capacidade

Publicado

em

Vinte e nove açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) estão sangrando. O destaque é para o São Gonçalo, em Sousa, que comporta 40 milhões de metros cúbicos, a maior entre os reservatórios que estão com capacidade máxima. A lista completa, com situação atual dos 134 açudes monitorados pelo Governo do Estado está disponível no site aesa.pb.gov.br.

Até a manhã desta terça-feira (7) a barragem de Coremas, localizada no município de mesmo nome, estava com 38,38% da capacidade, o equivalente a 285.572.996 m³. Mãe d’Água, que também fica na cidade de Coremas, estava com 38,12% (207.739.952  m³). O açude Epitácio Pessoa, localizado em Boqueirão, acumulava 63,72% (297.264.887 m³). Em Cajazeiras, o açude Engenheiro Avidos estava com 44,01% (129.210.444 m³) e o reservatório de Acauã, em Itatuba, tinha 12,84% (32.477.177 m³). Estes são os cinco maiores açudes da Paraíba.

As chuvas proporcionaram recargas importantes dos açudes. A rede de pluviômetros do Governo do Estado revelou que Cajazeiras é a cidade onde mais choveu este ano, com 1.237, 9 milímetros. Na sequência vêm os municípios de Nova Olinda (1.074 mm), São José de Piranhas (967,3 mm), Cachoeira dos Índios (948,5 mm) e Boa Ventura (929 mm). Os dados são referentes ao período de 1 de janeiro a 7 de abril.

Continue Lendo