Nos acompanhe

Paraíba

João destaca potencialidades e equilíbrio fiscal da Paraíba em reunião com representantes da CEF

Publicado

em

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira (13), na Granja Santana, em João Pessoa, a visita de cortesia do novo superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF) na Paraíba, Marcos José Borges. Na ocasião, o gestor apresentou os potenciais econômicos do Estado e detalhou todo o esforço da gestão para manter o equilíbrio fiscal e assegurar investimentos de R$ 1,8 bilhão em todos os setores do governo ao longo de 2020.

“Nós conseguimos manter o Estado dentro das condições de obter financiamentos, conseguimos superávits primário e orçamentário, pagamos em dia o funcionalismo público e os fornecedores, geramos o maior número de empregos no Nordeste, destravamos o Polo Turístico Cabo Branco e temos um grande potencial na produção de energias renováveis”, ressaltou o governador no encontro.

Na oportunidade, ele também comentou as ações programadas pelo Governo do Estado para os próximos meses com o objetivo de atrair novos investimentos. “Nós pretendemos realizar, dentro do Consórcio Nordeste, um evento com a participação de investidores estrangeiros, e, em seguida, vamos sentar novamente com entidades financeiras e empresários para apresentar todas as potencialidades que a Paraíba dispõe e projetos importantes para o nosso desenvolvimento”, acrescentou.

O superintendente da CEF no Estado, Marcos José Borges, fez uma avaliação positiva do encontro. “Eu apresentei ao governador todo o interesse da Caixa de fortalecer o relacionamento que já existe com o governo e vários projetos que queremos avançar ao longo deste ano e, após a minha apresentação, o governador explanou todos os dados do Estado e todas as oportunidades. Construímos uma agenda muito boa e nos colocamos 100% à disposição do Estado no que for necessário para promover o desenvolvimento da Paraíba”, disse.

Também acompanharam a reunião, Cristiano Boaventura (Gerente Nacional de Governo); Flávio Marinho (Gerente Regional de Governo); Jovânio Gomes (gerente da filial de João Pessoa); Ana Christina Trocolli (representante da CEF); além do secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano.

Continue Lendo

Paraíba

Calvário: Julian Lemos quer pagar tornozeleiras eletrônicas para Ricardo e outros denunciados

Publicado

em

O deputado federal Julian Lemos se colocou à disposição para pagar do próprio bolso o custo com as tornozeleiras eletrônicas para o ex-governador Ricardo Coutinho, prefeita Márcia Lucena, ex-secretária Cláudia Veras e outros denunciados da Operação Calvário. O desembargador Ricardo Vital de Almeida determinou que eles passem a usar o equipamento, além de cumprir medidas cautelares como não se ausentar da Comarca, e não manter contato com investigados, exceto entre os irmãos Ricardo e Coriolano Coutinho.

Julian Lemos se baseou na informação de que há falta de tornozeleiras eletrônicas na Paraíba. “Eu, deputado federal Julian Lemos, estou me colocando aqui à disposição, número da conta da empresa que fornece, se for o caso, descontar do meu salário, eu mesmo pago, para que esses equipamentos estejam à disposição da Justiça para que possam, de fato, cumprir a determinação da Justiça”, disse Julian ao portal ParlamentoPB.

O parlamentar argumentou que isso é necessário para que os denunciados não possam coagir testemunhas e destruir provas. “Não é possível que criminosos dessa periculosidade fiquem circulando por aí sem que a Justiça saiba onde eles estão. Para que eles não possam coagir testemunhas, nem destruir provas. Estou à disposição de pagar esses equipamentos para que estejam no lugar que devem estar, que é no tornozelo desses criminosos.”

A Operação Calvário investiga pagamentos de propinas e desvios de recursos da Educação e Saúde do Governo da Paraíba. Na sétima fase, o ex-governador Ricardo Coutinho foi preso, mas já teve habeas corpus concedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), assimo como outros investigados. Ele e os demais também passaram a cumprir medidas cautelares.

Continue Lendo

Paraíba

‘Calvário’: Ricardo Coutinho e mais sete acusados devem usar tornozeleira eletrônica

Publicado

em

O desembargador Ricardo Vital de Almeida, relator da Operação Calvário no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), determinou nesta sexta-feira (21) o uso de tornozeleira eletrônica para o ex-governador do estado, Ricardo Coutinho, e mais sete investigados na ação.

Também devem usar os equipamentos Gilberto Carneiro da Gama, Bruno Miguel Teixeira de Avelar Pereira Caldas, Coriolano Coutinho, Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras, Francisco das Chagas Ferreira, David Clemente Monteiro Correia e Márcia de Figueiredo Lucena Lira.

A defesa de Ricardo Coutinho informou que ele ainda não intimado. A reportagem tentou entrar em contato com Coriolano Coutinho, Gilberto Carneiro, Márcia Lucena e Cláudia Veras, mas as ligações não foram atendidas.

A ação investiga organização criminosa suspeita de desvio de R$ 134,2 milhões de serviços de saúde e educação, destaca reportagem do G1 Paraíba.

O desembargador determinou ainda o recolhimento domiciliar noturno, no endereço residencial da casa de cada acusado, das 20h até as 5h.

De acordo com o desembargador Ricardo Vital, o monitoramento pelo uso de tornozeleira eletrônica se justifica como medida de fiscalização do cumprimento das demais medidas cautelares impostas ao grupo. Se os investigados descumprirem alguma delas, poderão ter a prisão preventiva decretada.

Os denunciados deverão comparecer, no prazo de 24 horas, a partir do momento em que forem intimados, à Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, onde fica localizada a central de monitoramento dos aparelhos.

Continue Lendo

Paraíba

Preso na Operação Calvário: Ministra do STJ libera da cadeia o ex-procurador Gilberto Carneiro

Publicado

em

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, decidiu nesta sexta-feira (21) pela soltura de Gilberto Carneiro da Gama, ex-procurador Geral do Estado da Paraíba, preso no mês de dezembro durante a deflagração da sétima fase da Operação Calvário – Juízo Final.

Na última terça-feira (18) a Sexta Turma do STJ decidiu negar o recurso feito pela PGR contra a concessão de habeas corpus a Ricardo Coutinho. Ontem (20), Coriolano Coutinho e outros também foram soltos.

Confira a decisão:

 

Continue Lendo