Nos acompanhe

Paraíba

Luciano Cartaxo autoriza obras e Epitácio Pessoa passa por maior intervenção de sua história

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) começou, nesta segunda-feira (13), a escrever uma nova história para a Avenida Epitácio Pessoa. Com a ordem de serviço assinada hoje pelo prefeito Luciano Cartaxo, a principal via da cidade inicia a sua maior intervenção e reestruturação total de ponta a ponta com obras que modificarão o seu perfil, transformando-a em uma Avenida Passeio. Aliando tecnologia e urbanismo, a Epitácio torna-se mais moderna e humana, um verdadeiro espaço de compartilhamento e de permanência pelas pessoas.

Ao autorizar a ordem de serviço, durante solenidade que aconteceu no canteiro da Praça do Rotary (em frente à Usina Cultural da Energisa), o prefeito Luciano Cartaxo explicou que as obras, orçadas em mais de R$ 11,2 milhões em recursos próprios, já foram iniciadas e acontecerão por etapas para garantir o mínimo impacto possível comum neste tipo de intervenção ao tráfego local. Esta primeira etapa se inicia na esquina da avenida com a Maximiano de Figueiredo (próximo à Praça da Independência) até a Praça do Rotary, tendo sequência por quarteirões. A previsão é de que a obra seja concluída até o final do ano.

“Estamos construindo uma cidade voltada para as pessoas e a melhoria da qualidade de vida, e esta transformação pela qual a Avenida Epitácio Pessoa está passando é mais uma demonstração deste conceito de cidade para as pessoas que estamos implementando desde 2013. Aqui teremos os carros e ônibus circulando, mas queremos ver as pessoas aqui também, por isso o investimento em calçadas acessíveis, piso tátil, áreas de convivência e mais verde para tornar o ambiente mais agradável e sustentável”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Com o projeto, a Epitácio Pessoa vai ganhar 10,5 km de calçadas padronizadas, todas com piso tátil para possibilitar um deslocamento autônomo e seguro a deficientes visuais. As esquinas serão rebaixadas nos pontos de travessia para garantir maior acessibilidade. Já as faixas de pedestre, 76 no total, terão iluminação inteligente, ou seja, haverá iluminação própria no momento da travessia. Além de toda a acessibilidade, a via vai ganhar ilhas de convivência, que juntas vão comportar 102 bancos. A Epitácio ainda vai contar com 129 lixeiras; 50 novas árvores (passando a contar com 371); 315 m² de novas áreas verdes e florais; canteiro central com 7,5 mil m² de pedras portuguesas e acréscimo de 20 abrigos de ônibus.

Chegando ao final da via, já na região da praia, a Avenida Passeio Epitácio Pessoa se integra ao projeto do Largo de Tambaú, também com obras em execução pela Prefeitura, e a toda a calçadinha da Orla, completamente revitalizada também pela atual gestão. O projeto do Largo de Tambaú compreende uma área de 8.621 metros, permitindo o compartilhamento dos espaços para oferecer a convivência saudável no trecho de chegada ao Busto de Tamandaré, se transformando em uma ampla área de convivência, com espaço para caminhadas, atividades culturais e passeio para a população da Capital e turistas.

A avenida – A Epitácio Pessoa, que teve sua construção iniciada na última década de 1920, conta com 5,5 km de extensão no sentido praia e 5 km em direção ao Centro. A via já recebeu diversas intervenções da Prefeitura Municipal de João Pessoa para qualificá-la para a população. Para melhorar a segurança e facilitar o deslocamento à noite a via recebeu 448 pontos de iluminação em LED. O transporte público também passa por lá, através de 51 linhas de ônibus, com maior agilidade graças aos 7,4 km de faixas exclusivas, que reduzem o tempo do percurso dos ônibus.

Quem anda de carro também pode sentir a redução dos congestionamentos devido aos semáforos inteligentes, que detectam sozinhos o sentido de maior fluxo, determinando o tempo de verde e vermelho de acordo com a demanda de cada momento. Além disso, a via é monitorada diariamente por 10 câmeras da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que detectam problemas e possibilitam ação imediata de agentes.

Continue Lendo

Paraíba

Flagrante: Alojamento da Polícia Militar falta colchões, geladeira e até água nos banheiros

Publicado

em

Imagens publicadas pelo deputado estadual Cabo Gilberto na internet revelam o descaso em alojamento da Polícia Militar na cidade de Campina Grande. No ambiente sem limpeza e higiene, faltam colchões adequados, geladeiras e outros móveis essenciais para acomodação e descanso dos policiais.

Continue Lendo

Paraíba

Oposição se reúne e quer a retomada da CPI do Calvário e audiência pública sobre PBSaúde

Publicado

em

Mesmo sendo minoria, deputados da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deram muito trabalho para o Governo João Azevedo no primeiro ano da gestão estadual. Com fragilidade por parte do Governo Girassol, os parlamentares realizaram um importante reunião esta semana em João Pessoa com intuito de traçar metas para o ano de 2020.

O ponto inicial da bancada de oposição é a questão da retomada da assinatura que falta para a instalação da CPI do Calvário.

“Sabemos que a gestão estadual está passando por um processo muito complicado com a questão da Operação Calvário, mas precisamos discutir sobre esse assunto na Assembleia e nossa reunião foi com foco neste tema, falta apenas uma assinatura para colocarmos em discussão o maior esquema de corrupção já visto na Paraíba. Precisamos e necessitamos debatermos sobre esse assunto, somos fiscais do povo e defensores da sociedade.” disse, o líder da oposição Raniery Paulino.

Na oportunidade, Raniery Paulino registrou que irá apresentar na Casa de Epitácio Pessoa um requerimento solicitando uma audiência pública para discutir o projeto de criação da Fundação PB Saúde, que assumirá a administração e operação das unidades de Saúde, na Paraíba.

” O povo paraibanos precisa saber sobre o PBSaúde, precisamos esclarecer à população e debater sobre a fundação que irá gerir a administração e operação das unidades de Saúde, na Paraíba; a audiência pública dever ser aprofundada no enfrentamento coletivo do povo paraibano” disse.

Na pauta da reunião também foi discutido a investigação de corrupção com desvio de recursos na Educação do Estado, sobre o novo líder da oposição e outros projetos enviados pelo Executivo à ALPB.

Assessoria

Continue Lendo

Paraíba

Veja: Governador da Paraíba acertou repasses políticos com empreiteiras, diz delator

Publicado

em

A investigação do Ministério Público da Paraíba sobre o ex-governador do estado Ricardo Coutinho esbarrou no atual mandatário do estado, João Azevedo, e seus acertos com empreiteiras freguesas da Lava Jato.

O ex-secretário de Turismo Ivan Burity fechou delação e revelou que Azevedo, ainda em 2014, realizou uma reunião com o consórcio de empreiteiras que constrói o canal da Transposição do Rio São Francisco no estado para decidir a partilha da propina que seria repassada a políticos em troca de apoio ao então governador Coutinho.

Azevêdo era, à época, secretário de Recursos Hídricos da gestão Coutinho. Segundo o delator, participaram da negociação Marquise, Via Engenharia, Galvão Engenharia e Queiroz Galvão – a decisão foi de que as colaborações para a campanha ficariam centralizadas na Via Engenharia, destaca publicação da Veja.

“Após reunião na sala do ex-secretário João Azevedo, onde estavam presentes representantes das construtoras do canal Acauã-Araçagi, quais sejam, Marquise, Via Engenharia, Galvão Engenharia e Queiroz Galvão, ficou decidido que eles iriam centralizar as colaborações da campanha através da Via Engenharia”, conta Burity em trecho de sua colaboração.

Depois dessa reunião, o delator conta que foi despachado a Brasília para buscar bolsas de dinheiro na sede da Via Engenharia. Como o Radar revela na edição de VEJA que está nas bancas, parte desse dinheiro foi direcionada ao deputado Efraim Filho.

Continue Lendo