Nos acompanhe

Negócios

Governo vai comprar produtos da agricultura familiar para 15 hospitais do Estado

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), vai adquirir, a partir de 2020, produtos da agricultura familiar para abastecimento de 15 hospitais da rede estadual de saúde. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, e pela secretária executiva de Economia Solidária (Sesol), Roseana Meira, durante reunião, na manhã desta quinta-feira (5), com representantes de 22 cooperativas pertencentes à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-PB).

Na ocasião, o secretário Geraldo Medeiros enfatizou que o Programa de Economia Solidária tem o objetivo de atingir e auxiliar o pequeno produtor no sentido de que tenha meio de comercializar seus produtos. “A garantia da Secretaria Estadual de Saúde, através desse convênio com 15 hospitais estaduais, traz para estes pequenos agricultores e cooperativas, um alento e a segurança de que os seus produtos têm onde ser vendidos. Saímos dessa reunião com a efetivação do convênio que será publicado no início de janeiro, consequentemente garantindo para todo o ano de 2020 a compra da produção dos pequenos produtores que integram essas cooperativas”, afirmou o secretário.

Para a secretária executiva de Economia Solidária, Roseana Meira, a reunião foi um marco importante no processo de articulação junto às cooperativas. “A Sesol cumpre seu papel de facilitador para os empreendimentos poderem comercializar seus produtos sem a interferência de intermediários, atravessadores e que os órgãos adquiram produtos livres de agrotóxicos, e que tenhamos uma garantia ainda maior de segurança alimentar”, afirmou, ressaltando a importância da ação do Governo do Estado em prol do desenvolvimento da economia do Estado. “São recursos que chegam para as cooperativas, para as comunidades, para os produtores vinculados a essas cooperativas, são produtos hortifrutigranjeiros, laticínios, uma diversidade de produtos que movimentam as economias locais”, completou.

Roseana Meira adiantou que, além da articulação com a Secretaria de Estado da Saúde, já está agendada reunião entre as cooperativas e a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia para nova discussão sobre compras institucionais para as escolas no âmbito do Estado; e ainda com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. “É uma ação conjunta, parceira entre o Estado e o Terceiro Setor para que avance do ponto de vista da economia solidária no Estado da Paraíba”, finalizou.

Continue Lendo

Negócios

Medidas eficientes no enfrentamento à covid-19 serão apresentadas pela Unimed JP neste sábado

Publicado

em

O trabalho de excelência realizado pela Unimed João Pessoa durante a pandemia tornou a Cooperativa uma referência no enfrentamento à covid-19. Neste cenário, as iniciativas e as técnicas pioneiras utilizadas motivaram a realização do Simpósio “O Enfrentamento da Covid-19: do Desafio às Conquistas”. O evento será transmitido pelo YouTube da Cooperativa no próximo sábado (1), das 8h às 17h. As inscrições são gratuitas e continuam abertas.

O objetivo do simpósio é compartilhar os aprendizados e as perspectivas de como será o mundo pós-covid. “Vamos debater desde o planejamento até os protocolos que hoje são adotados pela instituição, assim como o impacto das terapias implantadas. O evento vai trazer o conhecimento que adquirimos, como a pandemia foi e está sendo enfrentada”, declarou o diretor científico do evento, Gilvandro Lins.

As experiências do ponto de vista da gestão organizacional, treinamento dos envolvidos, gabinete de gestão de crise para passar essas informações para o público também serão apresentadas. “O simpósio também vai tratar do legado que a covid-19 deixou para as pessoas, nas relações de trabalho e em geral, com as novas imposições como distanciamento social e uso de máscara, por exemplo”, detalha o médico.

Vidas salvas – Na oportunidade, haverá uma explanação sobre as sequelas da infecção nos pacientes e um debate exclusivo voltado para a espiritualidade com a participação do pastor Estevam Fernandes e Padre Glênio. O secretário geral do simpósio, Petrúcio Sarmento, coordenador do Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 da Unimed JP, aponta que o evento vai ser fundamental para mostrar todo o trabalho realizado. “A Unimed JP empregou todas as tecnologias pioneiras, informação e protocolos que outros lugares do mundo utilizaram e nossos resultados são comparáveis aos de qualquer outro grande centro. Isso impactou em salvar muitas vidas”, destaca.

Voltado para médicos, residentes e estudantes de medicina, e todos os profissionais de saúde interessados no tema, o simpósio será dividido em quatro blocos e terá 20 especialistas convidados, entre médicos e outros profissionais da Unimed JP. As apresentações serão feitas no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, de onde será feita a transmissão. Ao final de cada bloco, os participantes poderão enviar perguntas online.

Como participar – As inscrições para participar do Simpósio Unimed João Pessoa são gratuitas e podem ser realizadas no link https://www.even3.com.br/simposiounimedjp/ até o dia 31 de julho, onde também pode ser consultada a programação completa. Os interessados podem conferir mais informações no Instagram @simposiocovidjoaopessoa

Serviço:
Simpósio Unimed João Pessoa – O Enfrentamento da Covid-19: do Desafio às Conquistas
Data: 01/08/2020 (sábado)
Horário: 8h às 17h
Inscrições gratuitas: https://www.even3.com.br/simposiounimedjp/ (até 31 de julho)
Transmissão online: YouTube Unimed João Pessoa

Sobre a Unimed JP – Com 48 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,7 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo d ois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição dos mais de 147 mil clientes. Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp

Continue Lendo

Negócios

Operação Proteção orienta donos de bares e restaurantes dos bairros de Manaíra e Bessa

Publicado

em

A Operação Proteção realizou, na tarde desta quinta-feira (30), mais um dia de fiscalização nos bares e restaurantes localizados nos bairros de Manaíra e Bessa, seguindo o planejamento da quarta etapa do Plano de Flexibilização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). As equipes do Procon-JP orientaram os donos desses estabelecimentos, visando garantir a segurança sanitária das pessoas que farão uso dos locais, fiscalizando para que as empresas cumpram os protocolos do decreto n° 9.537/2020, de 24 de julho.

Os estabelecimentos foram orientados sobre as adequações específicas apontadas pela vigilância sanitária sobre o manuseio do self-service e a utilização de mesas na parte de areia, sendo essa uma área interna do restaurante.

Estão sendo analisados pelos fiscais os seguintes itens: redução da capacidade em 50%; distanciamento entre as mesas de no mínimo 1,50 metro; uso obrigatório de máscara para os funcionários e os clientes; álcool em gel disponível para os clientes; higienização das mesas e cadeiras; cardápio digital; barreira na entrada para verificação de temperatura e controle do número de clientes. Além disso, não é permitida a circulação de clientes dentro do restaurante sem ter mesa para sentar.

Mercado Público – Além das fiscalizações, a operação também realizou a higienização do mercado público do Bairro dos Estados, visando garantir a saúde da população que frequenta o espaço. Finalizando a programação da semana, o mercado público do Castelo Branco passará por uma limpeza, coordenada pela Defesa Civil, nesta sexta-feira (31), às 14h.

Força-tarefa – O trabalho é realizado pelas secretarias de Meio Ambiente (Semam), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Procon. As ações acontecem de maneira conjunta e cada pasta analisa aquilo que é de sua competência, fazendo valer o decreto publicado pela PMJP.

Continue Lendo

Negócios

Hospitais da Unimed JP oferecem cardápio saborosos e “ao gosto” do paciente

Publicado

em

Quando estamos doentes, geralmente, perdemos logo o apetite e não achamos a comida muito atrativa. É natural, pois muitas vezes, o olfato e o paladar podem estar afetados pela doença e pelo tratamento. Por isso, a alimentação servida em um hospital deve ser bem apresentável, apetitosa e saudável. Esse é o desafio da equipe de nutrição dos hospitais próprios da Unimed João Pessoa, maior plano de saúde do Estado: oferecer um cardápio saboroso e adequado “ao gosto” do paciente.

Para se ter uma ideia, no Hospital Alberto Urquiza Wanderley são servidas, em média, 11 mil refeições aos pacientes mensalmente. Cada um tem suas preferências e particularidades, e a equipe nutricional proporciona aos atendidos uma refeição de qualidade, com variedade de alimentos e temperos naturais, deixando as preparações mais saborosas possível. No Hospital Pediátrico Moacir Dantas, existe um cuidado ainda maior: as refeições são preparadas com um toque especial para agradar o público infantil.

Padrões de dieta – No Hospital Alberto Urquiza, são 16 padrões de dieta estabelecidos, mas isso não quer dizer que apenas essas opções são oferecidas aos pacientes. “Atendemos de forma individualizada cada um dos nossos pacientes. Há uma conversa com ele ou coma família para ele saber se é intolerante ou não gosta de determinado alimento, para que esses pedidos sejam atendidos”, contou a nutricionista Karine Raulino, supervisora de Nutrição e Produção do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

A professora Julianna Regina de Sales afirmou que sempre teve um certo preconceito com comida de hospital, mas que a experiência na Unimed João Pessoa fez ela mudar de ideia. “A comida é realmente saborosa, a gente sente o gosto. Além disso, gostei do cuidado que tiveram de perguntar o que eu gosto de comer, se tinha alguma restrição. Falei que não gostava de melão e trocaram minha fruta por outra. Nos sentimos cuidados”, ressaltou.

E quem disse que a dieta de hospital não pode ser quebrada? Que o diga o funcionário público Ênio Barros. Ele passou 82 dias internado e teve restrições alimentares impostas pelo próprio quadro de saúde. Mas, no dia do seu aniversário veio a surpresa: médico, nutricionista e fonoaudióloga “liberaram” para que ele pudesse comer um pedaço de bolo de festa. O alimento foi preparado com cuidado, e o paciente pode provar como é doce o sabor da recuperação.

Sobre a Unimed JP – Com 48 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,7 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição dos mais de 147 mil clientes. Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Continue Lendo