Nos acompanhe

Paraíba

Em dez anos, a compra direta de leite para produtores paraibanos apresentou uma queda de 80%

Publicado

em

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) encaminhou ofício aos integrantes da bancada federal paraibana para que intercedam, junto ao Ministério da Cidadania, para adotar ações urgentes para a manutenção e ampliação do Programa Leite da Paraíba, além da liberação de R$ 9 milhões para pagamento dos pecuaristas que forneceram leite. Em dez anos, a compra direta de leite para produtores através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) apresentou uma queda de 80%.

A mesma solicitação foi entregue pelo parlamentar ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), quando esteve em Campina Grande para a inauguração do Complexo Habitacional Aluízio Campos. Para o ministro da Cidadania, Osmar Terra, o oficio, solicitando ações para ampliar a compra direta e liberação de recursos, foi assinado em parceria com o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino.

O pedido de apoio aos deputados e senadores paraibano foi deliberado durante sessão especial, de autoria do deputado Tovar, realizada este mês na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Na ocasião, foi discutida a situação dos produtores rurais que fornecem leite para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“O Programa do Leite mostrou de forma exitosa que os frágeis produtores do semiárido têm a capacidade de se organizar em uma cadeia produtiva, que embora pequena, representa a maior fonte de ingresso econômico da pecuária leiteira da Paraíba. Em 2009, os produtores chegaram a comercializar 120 mil litros diariamente, hoje não chega a 20 mil litros, uma queda de aproximadamente 80%”, relatou o deputado tucano.

De acordo com Tovar, para que o programa volte gerar emprego e renda, como no passado, é necessário um aporte de recursos para fazer frente à aplicação da lei federal 13.789/2019, que amplia para 35 litros por dia a quantidade de leite ofertado por produtor.

No ofício, o parlamentar lembra que se faz necessário, também, a liberação de recursos na ordem de aproximadamente R$ 9 milhões, em caráter de urgência, já empenhados no Ministério da Cidadania, para pagamento dos fornecedores do Programa Leite da Paraíba, referente aos meses de outubro, novembro e dezembro/2019. “Tal liberação, neste exercício financeiro evitará o arrolamento em restos a pagar no orçamento de 2020, perdendo tempo e descapitalizando os produtores”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Previdência: “Proposta do governo penaliza servidores públicos de forma mortal”, diz deputado

Publicado

em

O deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL), condenou a proposta da Reforma da Previdência do Governo do Estado, enviado para a Assembleia Legislativa. “A presente proposta chegou a esta casa totalmente distorcida do que foi apresentada pelo presidente da República e aprovada pelo Congresso Nacional”, disse. “A proposta do Governo Estadual penaliza todos os servidores públicos de forma mortal, em especial os militares”, afirmou o deputado.

Segundo Cabo Gilberto Silva, o governador João Azevedo contraria seus próprios argumentos. “De forma irresponsável, criticava a reforma do Governo Federal e dizia que a Paraíba não precisava de reforma, sendo que agora apresenta uma proposta muito pior”, disparou Gilberto Silva. “A proposta do Governo federal é bem mais justa que essa, somos a favor da reforma, mas não da extinção e do massacre aos servidores públicos do estado da Paraíba”, completou.

Continue Lendo

Paraíba

ALPB inicia programação de Natal e aciona iluminação do Paraíba Palace

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) abriu, na noite desta quarta-feira (11), sua programação natalina e acionou a iluminação do Paraíba Palace, o Centro Administrativo do Poder legislativo, localizado no Ponto Cem Réis, no centro de  João Pessoa. O evento foi prestigiado por  deputados, autoridades, funcionários da Casa e a população em geral.

Após o acionamento da iluminação aconteceu uma apresentação do coral da ALPB e um show pirotécnico.  A iluminação do Paraíba Palace foi feita numa parceria com a Energisa, que foi a responsável pela ornamentação natalina do imóvel localizado num dos pontos mais movimentados da Capital paraibana.

A iluminação foi acionada pelos presidentes da Assembleia, Adriano Galdino, e da Energisa Paraíba, Ricardo Charbel. Na oportunidade, Galdino ressaltou que a comemoração de fim de ano também marca a celebração dos avanços nos trabalhos da Casa. “Hoje, nós inauguramos a iluminação natalina, e eu só tenho a agradecer a Deus pelas ações realizadas na Casa durante essa legislatura. Não podemos também deixar de agradecer a Energisa por ter, mais uma vez, nos doado a iluminação”, declarou

Ricardo Charbel, por sua vez, ressaltou que “a programação natalina da Casa Epitácio Pessoa tem uma grande importância para o povo da Paraíba e a Energisa não podería deixar de participar, juntamente com a Assembleia, desta celebração”.

Também participaram do evento os deputados Lindolfo Pires, Wilson Filho, Cabo Gilberto, Jutay Menezes; e o secretário estadual de Articulação Política, João Gonçalves.

Auto de Natal – Na próxima quarta-feira (18), acontecerá a apresentação do Auto de Natal. O espetáculo, realizado em conjunto com a Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), terá como tema “O Filho da Luz” e também vai acontecer no Ponto Cem Réis, a partir das 19h. Atores e músicos vão participar da encenação da peça, elaborada pela Divisão de Cultura da ALPB. Funcionários e parentes de servidores da Casa Epitácio Pessoa vão fazer parte do elenco da peça teatral.

O Auto de Natal, segundo o presidente Adriano Galdino, é uma forma especial de confraternizar com os funcionários e a população. “O espetáculo é feito com muita dedicação por parte dos servidores, o que o torna magnífico. É um momento para confraternizar e refletir”, ressaltou.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo discute ensino do mandarim e cooperações econômicas com cônsules chineses

Publicado

em

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (11), em Recife, Capital de Pernambuco, com a cônsul-geral da China em Recife, Yan Yuqing, oportunidade em que discutiram parcerias voltadas para o ensino do mandarim na Paraíba e o desenvolvimento de projetos conjuntos em várias áreas da economia.

Na ocasião, também ficou agendado um encontro entre empresários paraibanos e investidores chineses para o início do próximo ano com a finalidade de debater possíveis cooperações econômicas. Também participaram do encontro o cônsul-geral adjunto da China no Recife, Shang Siyuan, e o cônsul comercial, Shao Weiton.

Na reunião, o chefe do Executivo estadual destacou o êxito do Gira Mundo, que permite aos estudantes da rede estadual de ensino a oportunidade de realizar intercâmbio e endossou a disposição do governo estadual de buscar parcerias para a ampliação do programa. “Nós queremos oferecer a possibilidade do ensino do mandariam aos nossos alunos e queremos criar as condições para receber professores para ensinar o idioma”, detalhou.

João Azevêdo também destacou os potenciais econômicos da Paraíba nas áreas de geração de energias alternativas, turismo e mineral, além da eficiência da gestão fiscal. “Nós temos um estado organizado administrativamente e estamos preparados para receber investimentos estrangeiros”, pontuou.

No encontro, o gestor ainda evidenciou as parcerias com a China. “Nós assinamos um protocolo de intenções para a implantação de um estaleiro para reparos navais no município de Lucena com a empresa IMCYY e nos reunimos recentemente com representantes da empresa Communications Construction Company Ltd. para buscar novos investimentos”, acrescentou.

A cônsul-geral da China em Recife, Yan Yuqing, agradeceu a visita, destacou as parcerias já existentes entre o país e a Paraíba e enalteceu a proposta para viabilizar o ensino do mandarim no estado. “Esses planos estratégicos são iguais aos nossos, nós trabalhamos com parcerias com as universidades brasileiras e esse é um bom projeto. Além disso, também incluímos parcerias na pesca e acredito que teremos bons resultados. Nós queremos realizar esse encontro entre empresários e investidores chineses para discutir parcerias econômicas”, afirmou.

No final do encontro, o governador e os cônsules trocaram presentes. Os secretários Cláudio Furtado (Educação, Ciência e Tecnologia); Deusdete Queiroga (Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente); Ronaldo Guerra (chefe de gabinete do governador); e Edmundo Barbosa (presidente do SindAlcool) também estiveram presentes.

Continue Lendo