Nos acompanhe

Artigos

Crise no PSB: Operação Calvário seria o elixir de João Azevedo no embate contra Ricardo Coutinho

Publicado

em

Lena Guimarães – Correio da Paraíba

Como o governador João Azevedo, que estreou há tão pouco tempo na política paraibana e tem apenas nove meses de governo, conseguiu confrontar e acuar o seu antecessor, Ricardo Coutinho, que nesse jogo derrotou raposas como os ex-governadores Cássio Cunha Lima e José Maranhão, e ainda deu um drible em Luciano Cartaxo, de quem recebeu apoio para reeleição mas que lançou candidato para evitar que conseguisse o mesmo resultado em 2016?

E para quem duvida de que João está superando Ricardo, basta lembrar que mostrou ter maioria nos Diretórios Estadual e Municipal de João Pessoal, ambos dissolvidos; que se recusou a integrar Comissão Provisória Estadual, nomeado que foi pela Direção Nacional; e mantém maioria significativa na Assembleia Legislativa.

O marinheiro Popeye, o personagem dos quadrinhos, ganha força fenomenal quando come espinafre. Qual o elixir de João? Recebi inúmeras explicações de aliados e adversários, mas uma delas se ajusta ao quebra-cabeça da conjuntura paraibana: a Operação Calvário.

Em 1° de fevereiro deste ano, o Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu mandados de busca e apreensão contra os então secretários Livânia Farias (Administração) e Waldson de Sousa (ex-Saúde), para apurar fraude e desvio de recursos no contrato com a Cruz Vermelha, que administrava o Trauma.

Desde então, seis secretários da extrema confiança de Ricardo foram exonerados ou pediram para sair (Livania Farias, Waldson de Sousa, Gilberto Carneiro e Cláudia Veras perderam os cargos e Amanda Rodrigues (companheira de Ricardo) e Luiz Torres pediram para sair.

Na sequências, as delações premiadas apontaram a existência de um esquema de desvio de recursos que beneficiava agentes públicos e chegou até a financiar campanhas.

Como Ricardo era o governador, foi grande defensor da terceirização de serviços via organizações sociais, implantou a modalidade na Saúde e na Educação, e quem delatou o esquema era de seu grupo mais próximo, sofreu grande desgaste com as revelações. Perdeu a aura que o diferenciava dos que praticam a “velha política”.

Ricardo tentou enquadrar João ao modelo que desenhou para ele na campanha, mas fez isso quando estava fraco e os políticos temendo envolvimento com as denúncias. A Calvário foi o elixir de João.

Continue Lendo

Artigos

A merecida nomeação de Octávio Paulo Neto na PGR é um prêmio para todos do GAECO

Publicado

em

Alan Kardec – Polítika

Não conheço pessoalmente o procurador Octávio Paulo Neto, coordenador do Gaeco. No máximo trocamos algumas mensagens de interesse jornalístico. Logo, o reconhecimento que farei a seguir é desprovido de qualquer relação pessoal.

A nomeação de Octávio Paulo Neto para atuar na Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise, da Procuradoria Geral da República, é antes de tudo o reconhecimento ao excelente trabalho realizado por todos servidores que atuam no GAECO, grupo do Ministério Público que combate a corrupção.

Acredito que Octávio possui o mesmo sentimento de coletividade.

É preciso ressaltar que a Operação Calvário é uma Lava Jato melhorada. Aprendeu com a irmã mais velha e não tem rasgado a Constituição, muito menos o CPP, como estava fazendo a República de Curitiba.

A Calvário é mais cautelosa e Octávio Paulo Neto parece não ter vontade de virar herói. Seu comedimento é perceptível e a falta de vaidade é o seu ponto forte e ajuda na manutenção da neutralidade.

Diferente de Deltan Dinheirol e companhia, Octávio Paulo Neto não quer aparecer com Power Point’s nem lucrar com palestras, quer apenas cumprir seu dever e combater a corrupção, mesmo que isso atinja poderosos como Ricardo Coutinho e membros do judiciário.

Mesmo sem desejar holofotes, Octávio Paulo Neto está escrevendo o seu nome na história, e ao lado do desembargador Ricardo Vital, ficará reconhecido por acabar com umas das maiores organizações criminosas do Brasil.

Continue Lendo

Artigos

RádioBlog antecipa retorno do recesso e retoma atividades nesta quinta-feira

Publicado

em

Diante das inúmeras informações que tomaram conta do noticiário paraibano na reta final de 2019 e início do ano de 2020, o RádioBlog antecipou o fim do recesso e retoma nesta quinta-feira (09) as atividades previstas para terem inicio apenas na próxima segunda-feira (13).

A iniciativa reafirma o compromisso do RádioBlog com a boa informação aos seus leitores, tanto aqueles que enviaram mensagens e fizeram contato telefônico, quanto os que simplesmente aguardavam pelos primeiros posts de 2020.

A todos, meu muito obrigado e um próspero ano.

Continue Lendo

Artigos

Boas Festas: RádioBlog inicia período de recesso e retoma atividades no dia 13 de janeiro

Publicado

em

Após um ano intenso, pautado em matérias jornalísticas que trouxeram os mais inúmeros escândalos de corrupção por todo o estado da Paraíba, o dia a dia da política local e nacional, o RádioBlog inicia nesta terça-feira (24) período de recesso.  Retomaremos as atividades a partir do dia 13 de janeiro de 2020, eventualmente, caso acontecimentos importantes ocorram, faremos a publicação no sentido de manter nossos leitores sempre bem informados.

Boas Festas

Continue Lendo