Nos acompanhe

Paraíba

Luciano Cartaxo participa de atividades do Dia da Árvore na Praça da Independência

Publicado

em

O Dia da Árvore foi comemorado em João Pessoa neste sábado (21) com a distribuição de mudas de árvores nativas e atividades educativas e de conscientização para a população pela Prefeitura Municipal (PMJP). Nesta manhã, o prefeito Luciano Cartaxo deu início às atividades com o plantio de mudas de Pau-Brasil e Ipê na Praça da Independência. Desde 2013, a PMJP já realizou o plantio de mais de 230 mil mudas de árvores nativas em diversas regiões da cidade e, somente neste ano, deve distribuir, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), mais de 45 mil mudas.

“João Pessoa é uma cidade reconhecida pelo seu verde e pela preservação ambiental. Nossa gestão tem esta marca de não só preservar, mas também de arborizar ainda mais a cidade. Desde 2013, já plantamos mais de 230 mil mudas em mata ciliar, avenidas, praças e parques, e isso tem um significado importante junto também ao processo de conscientização da população. Queremos ver a cidade crescendo, se desenvolvendo, mas acima de tudo, preservando o que tem de melhor, que é o nosso meio ambiente”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O prefeito realizou o plantio de uma muda de Pau-Brasil e de Ipê Amarelo na Praça da Independência, em pontos estratégicos, respeitando os quadrantes planejados pelo arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx para cada planta nativa na praça. De lá, as equipes da Semam iniciaram a distribuição das mudas em três semáforos da Avenida Epitácio Pessoa e no Largo da Gameleira, onde foi montada a Tenda Verde. Também foram feitas diversas ações de Educação Ambiental e distribuída a Cartilha da Arborização, produzida por técnicos da Semam com orientações sobre espécies mais adequadas e locais certos para o plantio, como preparar a terra e como cuidar da sua muda de árvore.

O território do município de João Pessoa tem 30,67% de cobertura vegetal, totalizando uma média de 47,11m² de área verde por habitante. Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, “é um índice de cobertura vegetal satisfatório para uma Capital, mas é preciso estar atento, pois grande parte das nossas áreas verdes estão concentradas em grandes fragmentos, como a Mata do Buraquinho. Por isso, precisamos promover o plantio nos bairros e áreas degradadas, como fazemos continuamente, para que as árvores sejam distribuídas por toda a cidade. A Semam realiza o plantio contínuo e qualquer pessoa também pode pegar autorização no órgão e se deslocar ao nosso Viveiro Municipal para pegar mudas”, comentou.

Plantio urbano – Este ano, a Semam deve plantar e distribuir 45 mil mudas de árvores nativas. Em 2018, foram plantadas 40 mil mudas. Em 2017, a Semam promoveu o plantio de 53.760 mudas de árvores nativas em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques e áreas de proteção permanente, praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, creches e condomínios. No período 2013 a 2016, foram plantadas 123.427 mil mudas.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito de Brejo do Cruz revogará Decreto que autoriza sacrifício de animais abandonados

Publicado

em

O prefeito Tales Torricelli (PSDB), de Brejo do Cruz, município do interior da Paraíba, após enfrentar várias críticas e ser denunciado pelo Núcleo de Justiça Animal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), confirmou que revogará o Decreto publicado na segunda-feira (18) que autoriza sacrifício de animais abandonados na cidade.

“Vamos dialogar com as entidades judiciais e protetoras dos animais para tomarmos a melhor solução para resolver o problema dos animais de rua”, disse o gestor.

A revolta se deu com a redação do Art. 7º do Decreto afirmando que “O animal apreendido, quando não reclamado junto ao Departamento de fiscalização de postura ou órgão que vier a substituí-lo, no prazo estabelecido pelo §1º do art. 3º deste Decreto, terá a seguinte destinação, a critério da autoridade sanitária: I – doação; II – sacrifício; III – leilão em hasta pública“. (Clique aqui e confira detalhes)

Continue Lendo

Paraíba

Vereadores do PV na CMJP prevêem mais desafios contra a Covid-19

Publicado

em

Uma Câmara comprometida em vencer os desafios ainda impostos pela pandemia de Covid-19, mais dedicada aos seus compromissos e disposta a manter a harmonia com o Executivo, na intenção de realizar mais feitos em prol da Capital. Estas são algumas das intenções de Milanez Neto, Emano Santos e Bosquinho, parlamentares do Partido Verde (PV) na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Apesar de muita esperança para os frutos das atividades parlamentares em 2021, Milanez Neto prevê muitas dificuldades a serem enfrentadas pela cidade ainda neste ano. “Mas se a gente se dedicar o máximo possível, assim como a CMJP fez no ano passado, conseguiremos fazer o melhor por todos, inclusive os que mais precisam. A Casa tem que estar mais aberta ainda para debater a cidade, dialogar com todos e construir uma João Pessoa e uma Câmara que estejam próximas da sociedade”, vislumbrou o parlamentar.

Para Emano Santos, que já foi deputado estadual da Paraíba, é uma honra estar na CMJP e exercer um ofício que já foi exercido por seu pai, o ex-vereador João dos Santos. “A expectativa é grande. Para mim é uma missão honrosa a de poder representar a cidade de João Pessoa desta na Casa Napoleão Laureano. É também uma responsabilidade muito grande representar a cidade de João Pessoa no lugar do meu pai”, enfatizou o vereador.

Bosquinho citou que a responsabilidade só aumenta, compartilhando sua gratidão por ser reconduzido ao cargo de vereador. “O desejo é de que possamos vencer os desafios impostos pela pandemia. A cidade já enfrentou, tem vivenciado e vai passar por mais momentos de dificuldade com relação ao coronavírus. Espero que a gente [Legislativo] possa encontrar uma harmonia de trabalho, conseguindo ajudar o Poder Executivo a justamente vencer esses desafios que estão por vir na cidade de João Pessoa”, comentou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB designa Marco Villar para presidir Comissão Estadual da Advocacia Municipalista

Publicado

em

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, designou por meio de Portaria  publicada nesta quinta-feira (21), os membros que irão compor a Comissão Estadual da Advocacia Municipalista. Para presidente, foi indicado o advogado e presidente da Associação Paraibana da Advocacia Municipalista (APAM), Marco Villar.

“Gostaria de agradecer ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia, pela confiança para que possamos desempenhar um trabalho forte e permanente pelas causas municipalistas. A constituição dessa comissão é um reconhecimento ao trabalho realizado por centenas de advogados e advogadas em toda a Paraíba em prol dos municípios e pelo andamento das administrações públicas”, destacou Marco Villar.

Na mesma portaria também foram designados os advogados Josedeo Saraiva, como vice-presidente; Ravi Vasconcelos, como secretário geral; Lucas Lima, como secretário adjunto e Elaine Maria Gonçalves, Aderbal de Brito Villar, Washington Vitorino, Marcus Vinícius Pessoa Cavalcanti Villar e Severino do Ramos Medeiros Maracaja, para ouvidoria.

Marco Villar também integra a diretoria da Comissão Especial da Advocacia Municipalista junto ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional). A comissão tem como presidente o conselheiro federal pelo Ceará, André Costa e é composta por quatro diretores e mais 11 membros titulares, além de membros consultores.

Continue Lendo