Nos acompanhe

Paraíba

João Pessoa é a melhor capital do NE em acessibilidade de calçadas e nota supera média nacional

Publicado

em

João Pessoa figura na melhor posição entre as capitais nordestinas no quesito infraestrutura e acessibilidade das calçadas e tem nota superior à média nacional, segundo pesquisa realizada pelo Mobilize Brasil envolvendo as 27 capitais brasileiras. Com nota 6,23, enquanto a média nacional foi de 5,71, João Pessoa está à frente de outras 19 capitais e de todas as vizinhas do Nordeste como Natal, Recife, Aracaju, Fortaleza e Salvador, por exemplo. Com um planejamento voltado para a democratização dos espaços para todas as pessoas, as obras da atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) respeitam todas as normas de acessibilidade.

O estudo foi realizado entre os meses de março e julho com uma rede de colaboradores visitando as ruas de grande circulação de pessoas a pé, como hospitais, escolas, mercados, terminais de transportes, edifícios da administração pública, praças e parques, entre outros. Os resultados serão entregues aos prefeitos e outras autoridades envolvidas na construção e manutenção dessa infraestrutura básica para as cidades.

Durante as visitas, foram atribuídas notas de zero a dez para 13 itens considerados na pesquisa: regularidade do piso, largura da calçada, inclinação, existência de barreiras e obstáculos, condições de rampas de acessibilidade, faixas de pedestre, semáforos de pedestres, mapas e placas de orientação, arborização e paisagismo, mobiliário urbano, poluição atmosférica, ruído urbano e segurança.

As melhores notas de João Pessoa foram atribuídas aos quesitos inclinação, largura total e da faixa livre, regularidade do piso, segurança, faixas de pedestre, barreiras e obstáculos. “Em uma cidade antiga como João Pessoa, que já passou por diversos processos de renovação da infraestrutura, obter estes resultados é muito positivo para a atual gestão, pois demonstra que o planejamento que o prefeito Luciano Cartaxo executa e o olhar diferenciado para a questão da acessibilidade está trazendo resultados”, afirmou a secretária de Planejamento, Daniella Bandeira.

Além do trabalho na recuperação de calçadas, todos os novos projetos executados na Capital têm um foco específico na acessibilidade. Nas obras do programa Mais Pavimentação, por exemplo, além da drenagem e implantação do calçamento, todas as vias já recebem calçadas padronizadas respeitando todas as normas. E rampas de acessibilidade, pisos táteis, placas de sinalização, estão sendo instaladas em diversos pontos da cidade com grande fluxo de pedestres.

Desobstrução de calçadas – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) também tem realizado um trabalho de desobstrução das calçadas em áreas estratégicas da cidade, como a região central e mercados, como o Mercado Central, de Oitizeiro e de Jaguaribe, ações de ordenamento urbano e liberação do passeio público. Após a retirada dos comerciantes informais, as calçadas são ocupadas pelos agentes da Sedurb de maneira pacífica para impedir nova ocupação e eles são orientados a procurar o órgão para regularizar a situação e poderem ser relocados para espaços adequados ao comércio.

“Estamos dando prioridade ao reestabelecimento total do passeio público para os pedestres, conforme o Código de Postura do Município, retirando ambulantes e placas de publicidade espalhadas pelas calçadas que criavam barreiras, sobretudo, para as pessoas com mobilidade reduzida, diminuindo também a poluição visual”, afirmou o secretário Zennedy Bezerra.

De acordo com o Mobilize Brasil, cerca de 30% das viagens cotidianas são realizadas a pé e as calçadas funcionam como um “sensor” da qualidade de urbanização de uma cidade. Elas são feitas para todas as pessoas e demandam pavimentos bem nivelados, sem buracos, bem iluminadas e dotadas de rampas de acesso para cadeiras de rodas. Além disso, devem ser largas, sempre que possível, protegidas por arborização e complementadas por faixas de segurança, semáforos e placas de sinalização.

Continue Lendo

Paraíba

João Almeida tem registro de candidatura registrada no TSE para disputar Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

O Sistema de divulgação de candidatura do Tribunal Superior Eleitoral registrou, nesta segunda, a candidatura de João Almeida para disputar a prefeitura de João Pessoa pelo Solidariedade. Carlisson Fonseca (PSL) também teve o nome oficializado como candidato a vice.

Continue Lendo

Paraíba

Semob-JP reforça seis itinerários de ônibus a partir desta terça-feira

Publicado

em

Seis linhas do transporte coletivo urbano serão reforçadas a partir desta terça-feira (22). Os itinerários das linhas 301, 302, 517, 1500 e 5100 receberão mais viagens e a 5603 vai iniciar sua operação mais cedo. As mudanças fazem parte do trabalho da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) para adequação da oferta de veículos à demanda de passageiros.

A linha 5603, que conecta Mangabeira VII aos bairros da orla, com retorno na BR 230, passa a ter sua primeira viagem às 6h da manhã, com última saída do terminal às 19h20. A mudança vai atender usuários que fazem o deslocamento para o trabalho mais cedo.

As linhas 301, 302, 517, 1500 e 5100 terão o acréscimo de veículos na frota. A linha 301(Mangabeira – Pedro II) ganhará 10 novas viagens, passando a cumprir o itinerário 65 vezes ao dia. Já a 302 (Cidade Verde), vai circular mais oito vezes diariamente, chegando a 56 viagens. Ambas começam a operar às 5h15.

A linha 517 (Castelo Branco), por sua vez, ganhará mais quatro viagens, passando a operar 28 vezes ao dia, a partir das 5h30. As circulares 5100 e 1500 também vão ganhar novos veículos. Com isso, terão três viagens acrescidas à sua operação, passando a cumprir o itinerário 63 vezes ao dia. As duas linhas iniciam sua operação às 5h15.

Continue Lendo

Paraíba

Areia é contemplada com ônibus escolar solicitado pelo deputado Tião Gomes ao Governo do Estado

Publicado

em

O município de Areia, brejo paraibano, foi contemplado nesta segunda-feira (21) com um ônibus escolar no valor de R$ 250 mil, solicitado pelo deputado estadual Tião Gomes (Avante) ao Governo do Estado, através da Secretaria de Educação.

Essa é uma boa notícia para a Educação de Areia, após a queda do IDEB no município divulgada pelo Ministério da Educação na semana passada.

O deputado Tião Gomes agradeceu ao governador João Azevêdo por ter destinado o transporte escolar para dar mais qualidade na frota municipal e melhorar a vida dos estudantes.

“Independentemente de posicionamentos políticos, queremos o bem da nossa cidade e toda ação que venha a contribuir para melhorar as condições de vida do nosso povo, sempre será bem vida. Portanto, meus agradecimentos por esse ônibus que fortalecerá e qualificará o transporte escolar”, afirmou Tião.

O parlamentar ainda lembrou que nos últimos anos, conseguiu doze ônibus escolares para o município, esse é o primeiro que chega na atual gestão do prefeito João Francisco, a quem faz oposição.

“Faço oposição à gestão e não a minha amada Areia que só me fez o bem. Torço e trabalho diuturnamente por este município. Na gestão de Paulo Gomes, o ex-prefeito de Areia, conseguimos onze ônibus escolares para o município, agora chega o primeiro ônibus nessa atual gestão”, afirmou o parlamentar.

Continue Lendo