Nos acompanhe

Paraíba

Comissão aprova projeto que garante sigilo de lotação de servidora que está sob medida protetiva

Publicado

em

A Comissão dos Direitos da Mulher aprovou o projeto 280/2019, de autoria da deputada e presidente da Comissão, Camila Toscano (PSDB), que garante o sigilo das informações de lotação das servidoras públicas sob o alcance de medidas protetivas, divulgadas no Portal da Transparência do Governo do Estado. Outras três matérias de autoria da deputada também foram aprovadas.

O projeto 233/2019, também aprovado, institui o Programa “Tempo de Despertar” que dispõe sobre a reflexão, conscientização e responsabilização dos autores de violência doméstica e grupos reflexivos de homens, no Estado da Paraíba, e dá outras providências.

Já a propositura 437/2019, estabelece prioridade para a realização do exame toxicológico nos casos de violência contra a mulher na Paraíba. “O objetivo é assegurar a vítima de violência, que tenha sido drogada ou dopada por substâncias psicotrópicas por seu agressor, atendimento prioritário nos hospitais públicos, por meio do exame”, destacou Camila.

Também entre as matérias aprovadas está o 439/2019 que institui a Política de Sistema Integrado de Informações de Violência Contra a Mulher, o Observa Mulher Paraíba. De acordo com Camila, o projeto tem por finalidade ordenar e analisar dados sobre atos de violência praticados contra a mulher no Estado da Paraíba, bem como promover a integração entre os órgãos que atendem a mulher vítima de violência.

Cidadania – Camila Toscano também teve aprovado, por unanimidade, no Plenário da Casa o projeto de Resolução (90/2019) que concede a Medalha de Mérito Empresarial José Paiva Gadelha ao empresário Dalton Roberto Benevides Gadelha.

“Dalton tem contribuído para fazer a Paraíba e Campina Grande uma cidade ainda maior, por meio de um caminho que ele próprio houvera elegido como prioritário: a educação em seu sentido mais amplo. Ao longo de quase duas décadas, Dalton Gadelha vem realizando por meio da Unifacisa as transformações sociais que um dia sonhara”, destacou Camila.

Continue Lendo

Paraíba

Baixou o nível: Em Guarabira, João cita Raniery e chama deputados de “meia dúzia de malandros”

Publicado

em

O governador João Azevedo (PSB) perdeu a cordialidade e baixou o nível nesta sexta-feira (13). Ao discursar em evento do Governo do Estado e tratar sobre o projeto da reforma da previdência do servidor público estadual, o governador citou o líder na oposição na Assembleia Legislativa, deputado Raniery Paulino (MDB) e chamou os deputados estaduais de “meia dúzia de malandros”.

Confira o vídeo:

Em contato com o RádioBlog, Raniery Paulino lamentou a postura de João Azevedo, que deveria dar exemplo aos paraibanos, destacou sua trajetória política e disse que dará ao governador o tempo e oportunidade de conhecer seu trabalho. “Sugiro a ele que conheça e depois refaça a fala que ele teve em minha cidade. Me senti desrespeitado”, desabafou.

Confira o áudio: 

Em nota enviada à imprensa, o deputado estadual Wallber Virgolino, presidente do partido Patriotas, na Paraíba, lamentou, rebateu a fala do governador João Azevedo e saiu em defesa de Raniery Paulino e de Camila Toscano, que também é do município de Guarabira.

Confira a nota:

Paraibanos!

Assisti pessoalmente, com bastante perplexidade e indignação, a um vídeo encaminhado por aplicativo de mensagens via smartphone (whatsapp), no qual o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, João Azevedo, comete afrontosa e desnecessária agressão à atuação dos Deputados Estaduais que lhe são oposição na Assembléia Legislativa, sobretudo em razão da tramitação do projeto da Reforma da Previdência naquela Casa de Leis.

No seu destempero e enfurecimento, o Excelentíssimo Senhor Governador adjetiva os parlamentares de oposição como “malandros”, e segue informando que a atividade destes parlamentares no enfrentamento do tema da Reforma da Previdência é meramente eleitoreira, para se destacarem frente ao ano eleitoral que se avizinha.

A bem da verdade, o discurso do Governador, além de rude e leviano, não condiz com a postura de estadista que o cargo de governança exige e impõe.

Os parlamentares de oposição ao Governado estão adotando todas as medidas políticas, administrativas e judiciais para fins de terem minimamente o direito de vistas do projeto da norma, para análise aprofundada e apresentação de emendas, convocando-se inclusive a sociedade civil organizada e as categorias profissionais impactadas com a lei, para debaterem amplamente e aperfeiçoarem o projeto.

Todavia, o que se vê é uma tentativa de aprovar, mediante tratoramento, uma legislação falha e lesiva aos interesses dos servidores públicos estaduais, sem falar em sobretaxas e majorações de alíquotas.

Na forma como apresentada, a proposta de reforma representa uma verdadeira “Caixa de Pandora” para os servidores públicos, e uma vez aberta, permitirá que terríveis males afetem diretamente os interesse dessa classe.

O Governador quebrou o discurso! Apelidou seu padrinho RC de antidemocrático e déspota, e agora demonstra que realmente aprendeu o pior com o pior, pois herdou de RC não só a cadeira de Governador, mas a atitude arcaica de desrespeitar instituições, desmerecer membros de Poder, utilizar a máquina pública para perseguir e maltratar, além de agir de forma ditatorial e monárquica.

Não nos calaremos!

Somos a última trincheira de proteção ao servidor público neste embate, e jamais nos inclinaremos, por temor ou interesses, aos mandos e desmandos que as mazelas políticas do PSB implantaram na vida pública dos paraibanos!

João Pessoa-PB, em 13 de dezembro de 2019.

Deputado Estadual DELEGADO WALLBER VIRGOLINO

Continue Lendo

Paraíba

Emenda 37: Audiência Pública discute situação dos militares licenciados no estado da Paraíba

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, na quinta-feira (12), Audiência Pública de autoria do deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL), no âmbito da Comissão de Administração e Segurança Pública do Estado da Paraíba, para debater a situação dos militares licenciados.

Na oportunidade, parlamentares, autoridades, policiais e demais presentes puderam dialogar a respeito de problemas apontados por aqueles que durante anos deram a vida pela segurança dos paraibanos, mas que atualmente enfrentam dificuldades diante de salários defasados. “São vários pais de família sendo prejudicados, desrespeitada pelo governo PSB, pelo não cumprimento da emenda 37, aprovada em 2014”, disse o Cabo Gilberto Silva ao se comprometer na busca pela solução do impasse.

Além do autor da proposta, participaram da audiência o presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado Adriano Galdino, e também os deputados Dr Érico, Wallber Virgolino, João Bosco, Buba Germano e João Henrique.

Continue Lendo

Paraíba

Titular da Segap, Hildevânio Souza Macêdo, recebe homenagem na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou, na manhã desta sexta feira (13), o titular da Secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap) da Capital paraibana, Hildevânio Souza Macêdo, com a Medalha Cidade de João Pessoa. O prefeito da Capital paraibana, Luciano Cartaxo (PV), prestigiou a solenidade, que foi secretariada pela propositora, vereadora Raíssa Lacerda (PSD) e conduzida pelo presidente da CMJP, vereador João Corujinha (DC).

Vereadores da capital, familiares, amigos e colaboradores do homenageado, personalidades políticas da cidade, gestores e servidores da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lotaram as galerias da Casa Napoleão Laureano para reverenciar o secretário.

Raíssa Lacerda destacou que o agraciado é um profissional que se destaca na gestão municipal, tendo um trato político sensível e correto, que consegue agregar qualidades de um grande articulador. “Além dos vários anos de trabalho em instituições que promovem a melhoria na qualidade de vida dos pessoenses Hildevânio é um lastro que mantém o equilíbrio entre a política e os setores administrativos. Qualidades como retidão, probidade e eficiência compõem seu trabalho incansável para o progresso de João Pessoa. Pai exemplar, homem dedicado à família e à justiça social sempre trabalhando incansavelmente em prol de João Pessoa”, justificou.

O prefeito da Capital Luciano Cartaxo parabenizou a vereadora pela propositura da homenagem e por sintetizar bem a vida do homenageado. “Nos sentimos contemplados por essa homenagem, já que temos contribuído para abrir espaço para renovação dos quadros políticos de nossa cidade. As lideranças que estão surgindo estão sendo reverenciadas pelo seu trabalho em prol de João Pessoa. Parabéns, Hildevânio pelo seu trabalho e por essa homenagem”, finalizou.

O monsenhor Robson Bezerra de Melo, representando o arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Manoel Delson, destacou a capacidade de gestão e articulação do homenageado e lembrou de sua participação na Pastoral da Juventude da Capital. Já os colaboradores de Hildevânio Macêdo na Segap ressaltaram a alegria em participar de tão importante homenagem por verem um trabalho realizado com carinho e amor ser reconhecido pela cidade.

O homenageado agradeceu a todos que participaram da sua trajetória de vida: aos familiares pelo apoio e dedicação, aos colaboradores e amigos pela parceria e auxílio. Ele destacou sua amizade com o prefeito Luciano Cartaxo e seu irmão Lucélio Cartaxo, alegando que a parceria fortaleceu seu trabalho político e social na Capital paraibana. “Minha militância foi coroada com sua confiança em permitir a condução de um trabalho em prol desta cidade. Essa homenagem é nossa. É de todos que fazem a Gestão Municipal de João Pessoa. É um reconhecimento por tudo que é feito por nossa população”, discursou Hildevânio.

Na ocasião, foi exibido um vídeo, produzido pela TV Câmara JP, com depoimentos sobre o agraciado. A maestrina do Coral Antônio Leite da CMJP, Socorro Estrela, e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, com a execução do Hino Nacional marcaram o evento, que ainda contou com a participação do cantor Marcos Camelo e da servidora da CMJP Laura Nascimento, que prestou homenagem executando músicas ao violino.

Continue Lendo