Nos acompanhe

Paraíba

Justiça determina pagamento de salários atrasados da Maternidade e do Hospital Regional de Patos

Publicado

em

Em audiência ocorrida na tarde da segunda-feira (9), na Vara do Trabalho de Patos, se chegou ao entendimento para garantir o pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores da Maternidade Doutor Peregrino Filho e do Hospital Regional de Patos.

A audiência foi presidida pela juíza do trabalho Francisca Poliana Aristóteles e contou com a participação do secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, com o Procurador-Geral do Estado da Paraíba e membros da Comissão para Fiscalizar Contratos de Gestão de Saúde (CAFA), além de outros representantes legais. Alguns membros participaram por videoconferência.

Foi determinado que até sexta-feira (3), o Governo do Estado da Paraíba faça depósito judicial em conta da Justiça do Trabalho para garantir o pagamento dos salários atrasados dos meses de julho e agosto de 2019. A primeira etapa vai garantir os salários atrasados de todos os trabalhadores e posteriormente outra audiência deve se debruçar sobre os demais direitos, informa publicação do MPT.

Na última sexta-feira, (6), o Ministério Público do Trabalho (MPT) havia entrado com ação judicial pedindo na Vara do Trabalho o pagamento dos salários atrasados. Anteriormente, o Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba (SIMED/PB), através do corpo de advogados, já havia solicitado bloqueio para garantir o pagamento de salários da categoria. Por tanto, na audiência desta segunda-feira, ficou garantido o pagamento de todo os trabalhadores.

O montante dos recursos que serão depositados gira em torno de R$ 4.000.000,00. Com a decisão acordada, espera-se garantir os salários com a maior brevidade possível e resolver a celeuma que vem se arrastando e prejudicava centenas de trabalhadores que aguardavam seus salários.

Continue Lendo

Paraíba

Raniery Paulino quer força tarefa no cadastramento das pessoas que receberão auxílio do governo

Publicado

em

O deputado estadual Raniery Paulino, apresentou nesta segunda-feira(06), um requerimento indicativo sugerindo ao Governo do Estado para adote medidas que todas as Prefeituras do Estado da Paraíba tenham condições de criar uma força tarefa visando facilitar o cadastramento das pessoas que receberão o auxílio emergencial do Governo Federal, através da Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020.

De acordo com a propositura apresentada, o Governo Federal irá disponibilizar um auxilio emergencial para as pessoas em situação de vulnerabilidade nesse momento de crise na saúde e na economia do nosso país. Entretanto, o requerimento sugere que seja feito uma força tarefa no intuito de facilitar o cadastramento dos que vão receber por meio de um aplicativo.

Preocupado com a situação, Raniery avalia que neste momento é preciso dar uma atenção especial para aqueles e aquelas que; não têm acesso a informação; não possuem documentos; não têm endereço fixo a ser indicado.

” Temos que está em alerta máxima, pois sabemos que esses três grupos poderão perder o auxilio emergencial se não receberem a ajuda necessária para facilitar a execução do cadastro. Isso é fato e responsabilidade dos poderes públicos. Nesse perspectiva, esta Indicação é para que seja criada uma parceria com as prefeituras numa espécie de força tarefa, preferencialmente com os agentes comunitários de saúde e/ou outros que se acharem aptos, para que ajudem a sanar o problema.” afirmou Raniery.

Continue Lendo

Negócios

Pousada paraibana dá bom exemplo na crise e descarta demitir funcionários

Publicado

em

Após reunião da diretoria, realizada na tarde desta segunda-feira (06), a Pousada Aruanã, uma das maiores do litoral sul paraibano, que gera cerca de 60 empregos diretos, decidiu que não irá demitir nenhum de seus colaboradores nesse momento de crise gerado pela pandemia do coronavírus (Covid 19).

“Mesmo diante do atual cenário de crise econômica mundial, a Pousada Aruanã decidiu que não desligará seus colaboradores. A empresa entende que, além da prestação de serviços de hotelaria de qualidade, também exerce importante papel social, como fomentadora do turismo no Litoral Sul Paraibano, bem como geradora de quase 60 empregos diretos para famílias no Estado”, destacou Otto Marcelo Navarro Cruz, diretor-presidente da empresa.

Otto Marcelo acrescenta que a empresa, junto com seus colaboradores, encontrará o caminho para atravessar esse difícil momento. “Com um pouco de criatividade, paciência e colaboração de todos existem possibilidades de sair desse momento de crise. Nosso compromisso com a equipe continua sendo um valor inegociável, mesmo diante dos desafios que enfrentamos neste momento. Com união e fé, continuaremos proporcionando momentos inesquecíveis de descanso e lazer”, afirmou Otto Marcelo.

Após a comunicação da decisão aos funcionários e respeitando as regras sanitárias estabelecidas, foi feita uma oração em agradecimento a saúde de todos.

Continue Lendo

Paraíba

Força-tarefa da Prefeitura Municipal de João Pessoa continua higienização de espaços públicos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) continua com o trabalho de higienização nos espaços públicos da Capital como medida preventiva ao Coronavírus. Nesta terça-feira (7), as equipes estarão concentradas no Centro Municipal de Imunizações (antigo Lactário), no bairro da Torre. As ações prosseguem nesta semana também com a higienização e desinfecção das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os serviços tiveram início ainda em março quando foi detectado o primeiro caso suspeito da Covid-19 em João Pessoa.

Este trabalho é uma força-tarefa realizada em conjunto pelas Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVAZ), Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Emlur. “O tempo do serviço de um lugar para outro depende do tamanho do local, seja prédio ou logradouro”, comentou o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Edísio Peixoto.

A ação consiste em varrição da área interna, externa e arredores, higienização interna e externa, pintura e remoção de lixo. O produto líquido usado na limpeza de banheiros e da área externa é o hipoclorito de sódio, que é recomendado pela Anvisa. O reforço na limpeza é feito com máquinas de pulverização, ideal para áreas com grande circulação de pessoas. Os profissionais que atuam na força-tarefa utilizam máscaras e vestimentas adequadas para o manuseio dos produtos de higienização.

Até o momento, segundo Edísio Peixoto, foram realizados trabalhos em 18 mercados públicos e cinco feiras livres de João Pessoa, além do Hospital Santa Isabel, Instituto Cândida Vargas, Hospital Clementino Fraga, Ortotrauma de Mangabeira e UPAs. “A intenção é que este trabalho se torne rotativo e frequente, até o fim dessa pandemia”, lembrou Edísio Peixoto.

“Estou torcendo para que esta ação que a prefeitura está fazendo, assim como outros países, seja eficaz e nossa cidade consiga obter um bom resultado no combate a Covid-19”, disse Raimundo Oliveira, que mora no Bairro dos Estados e sai de casa apenas para levar alimento para a mãe e uma sobrinha no bairro de Tambiá.

Continue Lendo