Nos acompanhe

Paraíba

Governo compra equipamento de quase meio milhão para detectar escutas; Deputado cobra explicações

Publicado

em

A Polícia Militar do Estado da Paraíba (PMPB) adquiriu em 3 de julho deste ano, pelo valor de R$ 424.500,00, um equipamento extremamente sensível (detector de junção não linear) que permite o rastreamento de escutas ambientais.

No site da própria empresa que comercializa o equipamento (Berkana) ele é descrito da seguinte forma: “(CONTRAINTELIGÊNCIA, VARREDURA AMBIENTAL) O Detector de junção não linear ORION HX detecta e localiza rapidamente dispositivos eletrônicos ocultos em paredes, pisos, tetos, acessórios, móveis ou recipientes, independentemente se o dispositivo estiver transmitindo ou desligado. O ORION HX possui uma tela de toque que exibe graficamente a varredura e fornece o controle das configurações de operação do equipamento. Os gráficos podem ser capturados e salvos para referência histórica e relatórios”.

Ao tomar conhecimento da compra do equipamento, o deputado estadual Wallber Virgolino (Patriotas) se disse perplexo. “Recebi com perplexidade notícia de que o Comando Geral da Polícia Militar adquiriu equipamento para detectar escutas telefônicas”, disse. “Isso me entristece, uma Polícia Militar com baixos salários, falta de condições de trabalho, ao invés de investir em equipamentos de segurança, proteção individual dos policiais e armas de qualidade”, completou.

Para Wallber Virgolino, se na esfera do Executivo e da Polícia Militar está sobrando dinheiro, o correto seria convocar os aprovados em concurso público. “Isso me causa estranheza, irei ao Comando Geral pedir explicações”, afirmou.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Assembleia Legislativa aprova nome de Genival Matias em escola estadual de Juazeirinho

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, durante sessão remota nesta terça-feira (04), o projeto de Lei 2.018/2020, de autoria do deputado Tião Gomes, que denomina de Escola Cidadã Integral e Técnica Deputado Genival Matias a atual Escola Cidadã Integral e Técnica Marechal Almeida Barreto, localizada na cidade de Juazeirinho, no Seridó paraibano.

De acordo com o autor do projeto, o deputado Tião Gomes, a mudança de nome da escola é uma singela homenagem a Genival Matias, “um político dedicado à causa do seu povo, e do município de Juazeirinho, e com grande atuação no Poder Legislativo Estadual após vencer as eleições de 2010, 2014 e 2018”.

Para o deputado Felipe Leitão, a aprovação do PL é louvável e demonstra o quanto o parlamentar era amado por todos. “Juazeirinho era a cara de Genival. Ele amava essa cidade, lutava e vibrava por todas as conquistas do município. A escola foi reformada há pouco tempo e ele acompanhou de perto, como um bom líder”, ressaltou Felipe.

No último dia 28, o projeto de lei já havia sido aprovado, também por unanimidade, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Agora, o projeto de lei seguirá para a sanção do governador, João Azevedo.

Genival Matias faleceu no último dia 19, em Pernambuco, após sofrer um mal súbito enquanto pilotava uma moto aquática, na praia de Serrambi. Ele se tornou deputado estadual em 2010, pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), foi reeleito em 2014 e chegou ao terceiro mandato em 2018 com 26.777 votos, pelo Avante, partido que ocupava a presidência estadual. Na atual legislatura, ele era o vice-presidente da ALPB.

O parlamentar iniciou a vida profissional como pequeno comerciante, ao abrir uma farmácia veterinária em João Pessoa e, muito novo, aos 18 anos de idade, dedicou-se a montar uma fábrica de cerâmica. Anos depois, ingressou no comércio de importação de pneus, até consolidar-se como empresário do ramo da mineração e da construção civil.

Apesar de ter nascido em João Pessoa, em 19 de junho de 1967, sua tradição política vem de Juazeirinho, onde seu pai, o juiz federal Genival Matias de Oliveira, foi vice-prefeito.

HOMENAGENS TV ASSEMBLEIA

Outra homenagem também ressaltou a importante atuação do deputado Genival Matias. A TV Assembleia produziu um vídeo com depoimento de vários parlamentares, que fizeram questão de destacar as qualidades políticas e humanas de Genival. O vídeo foi veiculado na sessão do dia 29.

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB aprova por unanimidade contas da Câmara de Campina Grande na gestão de Pimentel Filho

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) aprovou nesta terça-feira (4), por unanimidade, as contas da gestão da Câmara Municipal de Campina Grande referente a 2015 na gestão do então presidente e atual vereador, Antônio Pimentel Filho. As contas tiveram a relatoria do conselheiro Antônio Claudio Silva Santos, cujo voto, foi no sentido da regularidade das ações realizadas naquele ano no Poder Legislativo Municipal.

A defesa das contas da Câmara Municipal da Rainha da Borborema foi feita pelo advogado Marco Villar, que fez a sustentação oral apresentando os pontos e atestando a regularidade dos atos administrativos do vereador Pimentel Filho.

Pimentel Filho, em seu oitavo mandato como vereador do município de Campina Grande, participou da sessão remota e ao final agradeceu o aos conselheiros pela análise das contas públicas e reiterou seu compromisso com a probidade administrativa.

Continue Lendo

Negócios

Luciano Cartaxo autoriza reabertura das praças de alimentação de shoppings centers

Publicado

em

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou, nesta terça-feira (4), uma nova fase do Plano Estratégico de Flexibilização, com a autorização para o funcionamento das praças de alimentação dos shoppings centers a partir desta quinta-feira (6). Além disso, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) também promoveu alterações referentes aos protocolos da quarta etapa do plano, com relação aos restaurantes self-service e no horário de funcionamento de cafeterias e lanchonetes.

As medidas foram anunciadas após reunião com o Sindicato das Empresas de Hotelaria e Alimentação da Capital, além de também terem sido analisados dados sanitários e de ocupação hospitalar, por exemplo.

“Realizamos uma reunião com o Sindicato das Empresas de Hotelaria e Alimentação da Capital e chegamos a um bom entendimento no sentido de flexibilizar a abertura das praças e demais alterações de forma que continuemos preservando as vidas das pessoas. O setor de bares e restaurantes pode dar mais um passo nesta retomada gradual às atividades, abrindo agora as praças de alimentação, seguindo as regras de ouro que estabelecemos e que tem nos ajudado a salvar vidas”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Desta forma, a partir da quinta-feira (6), as praças de alimentação dos shoppings poderão ser reabertas seguindo as mesmas normas e protocolos estabelecidos para os bares e restaurantes. Dentre as regras, está a limitação a 50% da capacidade local, distanciamento de 1,5 metro, disponibilização de álcool gel e a continuidade do uso obrigatório das máscaras. O horário estabelecido é o mesmo de funcionamento dos shoppings.

Também foi feito um ajuste no horário das cafeterias, lanchonetes e similares, para que elas possam funcionar em horário corrido, de 12h às 20h e não mais conforme estava estabelecido anteriormente, que seguia os mesmos horários de bares e restaurantes.  Outra mudança acontece nos restaurantes que servem refeições self-service. A partir desta quinta, não será mais obrigatória a presença de um funcionário do estabelecimento servindo os clientes. Para reduzir as aglomerações, estes restaurantes deverão dispor de protetores salivares nos buffets, mas os próprios clientes poderão se servir utilizando luvas descartáveis oferecidas pelos estabelecimentos.

Dia dos Pais – O comércio também terá uma alteração no horário de funcionamento até o Dia dos Pais, neste domingo (9), podendo fechar às 17h em virtude da possibilidade de haver aglomeração neste período de compras de presentes. Desta forma, o comércio de rua ficará aberto das 9h às 17h.

Continue Lendo