Nos acompanhe

Paraíba

Veneziano recusa convite para compor comissão provisória do PSB sob o comando de Ricardo Coutinho

Publicado

em

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) declinou, na manhã desta terça-feira (10), do convite para compor a Comissão Provisória do PSB da Paraíba, na condição de Secretário Geral. Segundo ele, o fato de a proposta da Executiva Nacional do PSB não ter conseguido o objetivo, que era recompor as relações internas do partido na Paraíba, fez com que ele optasse por declinar da indicação.

Veneziano disse que tomou conhecimento da deliberação da Executiva Nacional do PSB de formar uma Comissão Provisória, inserindo o seu nome como integrante, na noite desta segunda-feira (09). Ele lembrou que, desde o início dos “desencontros internos” na legenda, vem atuando para recompor as relações.

“Desde o início dessas desarmonias internas em nosso partido, nos apresentamos com um posicionamento para recompor as relações partidárias, por entender o quão importante é para o projeto exitoso que o PSB vem desenvolvendo na Paraíba. E, indubitavelmente, sempre identificamos nos companheiros Ricardo Coutinho e João Azevêdo as referências à normal e desejável condução do PSB”.

Porém, Veneziano afirmou que “como foi extraída da reunião de ontem à noite uma impossibilidade de reacomodação, defendida por nós, agradeço a lembrança daqueles que sugeriram nosso nome como integrante da comissão, mas declino do convite, por constatar que a proposta da Executiva Nacional não conseguiu, lamentavelmente, harmonizar as relações internas”.

Por outro lado, Veneziano reafirmou que continua “obstinadamente a defender a recomposição partidária a partir do diálogo entre o governador João Azevêdo e o companheiro Ricardo Coutinho”.

Continue Lendo

Paraíba

ALPB disputa prêmio Assembleia Cidadã durante Conferência da Unale em Salvador

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participa, a partir desta quarta-feira (19), da 23ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que ocorre na cidade de Salvador até a próxima sexta-feira (22). Na oportunidade, a ALPB disputará o prêmio “Assembleia Cidadã”, na categoria “Atendimento ao Cidadão”, através das ações da sua Creche e Pré-escola, que atende filhos, netos de servidores e disponibiliza vagas para a sociedade em geral.

O presidente Adriano Galdino, assim como vários deputados estaduais e servidores da Casa de Epitácio Pessoa, irão participar das diversas atividades promovidas pela conferência. Para o chefe do Legislativo Estadual Paraibano, o encontro da Unale serve para que todos os deputados possam trocar experiências exitosas dentro do parlamento. “É através deste intercâmbio que podemos aprender cada vez mais sobre o que os deputados estão discutindo, sempre buscando soluções para levar cada vez mais dignidade para o nosso povo”, resumiu.

Nesta quarta-feira, acontecerão os eventos simultâneos de entidades ligadas ao legislativo estadual e às 20h tem início a cerimônia oficial de abertura. Já na quinta-feira (21), a Conferência contará com a palestra do jornalista e apresentador Marcelo Tas, que trabalhará em cima do tema: “O impacto da transformação digital nos relacionamentos”.  Já o secretário de Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, palestrará sobre “A humanização da reforma tributária”.

No mesmo dia, diversos cases de humanização serão trabalhados com a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka; a juíza-auxiliar da Presidência do TJ/AC, Andrea Brito e o procurador-chefe da União, Marcus Vinícius Castro. Ainda terá a entrega dos protocolos de ideias dos Seminários Regionais à ministra Damares Alves.

Para encerrar o dia, o secretário de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummerts, falará sobre o desenvolvimento de políticas públicas com foco no cidadão. Enquanto o procurador de Sergipe, Evânio Moura Santos, abordará as imunidades e garantias parlamentares.

Na sexta-feira (22), a embaixadora do Ministério das Relações Exteriores, Luiza Lopes, irá trabalhar o tema: “Diáspora, atendimento humanizado às comunidades brasileiras vivendo no exterior”. E o estrategista político da Espanha, Antônio Sola palestrará sobre a extinção da política tradicional.

Os cases de humanização de sexta-feira serão trabalhados pelo presidente executivo da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), Elias Sfeir e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.

Confira abaixo a programação completa.

20/11/2019 (Quarta-feira)
08:30 – Início do credenciamento
Centro de Cultura Crista da Bahia

08:30 – Início dos eventos silmutâneos Entidades legislativas
Local: Hotel Quality São Salvador e Hotel Sotero

19:30 – Recepção das autoridades

20:00 – Solenidade de abertura

21/11/2019 (Quinta-feira)
08:00 – Credenciamento
Centro de Cultura Crista da Bahia

09:00 – Cases de Humanização
Ana Maria Mafra
Paulo Henrique Alves Araújo

09:45 – Painel: O impacto da transformação digital nos relacionamentos
Marcelo Tas

11:00 – Cases de Humanização
Ilana Trombka
Andrea Brito
Marcus Vinícius Pereira de Castro

12:00 – Brunch

13:00 – Painel: Humanização na Reforma Tributária
Décio Padilha

14:00 – Relatório dos Seminários Regionais
Damares Alves

15:00 – Painel: O desenvolvimento de políticas públicas com o cidadão como foco
Vinícius Lummertz

15:40 – Painel: Imunidades e garantias parlamenatres
Dr. Evânio Moura

22/11/2019 (sexta-feira)
09:00 – Vídeos dos finalistas do Prêmio Assembleia Cidadã

09:20 – Cases de Humanização
Elias Sfeir

09:40 – Exibição do vídeo dos eventos simultâneos
Entidades Legislativas

09:50 – Painel: Diáspora, atendimento humanizando às comunidades brasileiras vivendo no exterior
Ministério das Relações Exteriores
Luiza Lopes

10:30 – Cases de humanização
Augusto Nardes

11:10 – Painel: Política tradicional – A extinção
Antônio Sola

12:30 – Brunch

13:30 – Homenagem | Troféu Gratidão

13:50 – Premiação Assembleia Cidadã

14:50 – Premiação das Entidades Legislativas

15:00 – Assembleia-Geral da Unale

20:00 – Jantar de encerramento
Local: Palácio da Aclamação

Continue Lendo

Paraíba

Em dez anos, a compra direta de leite para produtores paraibanos apresentou uma queda de 80%

Publicado

em

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) encaminhou ofício aos integrantes da bancada federal paraibana para que intercedam, junto ao Ministério da Cidadania, para adotar ações urgentes para a manutenção e ampliação do Programa Leite da Paraíba, além da liberação de R$ 9 milhões para pagamento dos pecuaristas que forneceram leite. Em dez anos, a compra direta de leite para produtores através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) apresentou uma queda de 80%.

A mesma solicitação foi entregue pelo parlamentar ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), quando esteve em Campina Grande para a inauguração do Complexo Habitacional Aluízio Campos. Para o ministro da Cidadania, Osmar Terra, o oficio, solicitando ações para ampliar a compra direta e liberação de recursos, foi assinado em parceria com o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino.

O pedido de apoio aos deputados e senadores paraibano foi deliberado durante sessão especial, de autoria do deputado Tovar, realizada este mês na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Na ocasião, foi discutida a situação dos produtores rurais que fornecem leite para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“O Programa do Leite mostrou de forma exitosa que os frágeis produtores do semiárido têm a capacidade de se organizar em uma cadeia produtiva, que embora pequena, representa a maior fonte de ingresso econômico da pecuária leiteira da Paraíba. Em 2009, os produtores chegaram a comercializar 120 mil litros diariamente, hoje não chega a 20 mil litros, uma queda de aproximadamente 80%”, relatou o deputado tucano.

De acordo com Tovar, para que o programa volte gerar emprego e renda, como no passado, é necessário um aporte de recursos para fazer frente à aplicação da lei federal 13.789/2019, que amplia para 35 litros por dia a quantidade de leite ofertado por produtor.

No ofício, o parlamentar lembra que se faz necessário, também, a liberação de recursos na ordem de aproximadamente R$ 9 milhões, em caráter de urgência, já empenhados no Ministério da Cidadania, para pagamento dos fornecedores do Programa Leite da Paraíba, referente aos meses de outubro, novembro e dezembro/2019. “Tal liberação, neste exercício financeiro evitará o arrolamento em restos a pagar no orçamento de 2020, perdendo tempo e descapitalizando os produtores”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Confira o vídeo: Daniella Ribeiro faz homenagem de pesar a Lena Guimarães, no Senado Federal

Publicado

em

A senadora Daniella Ribeiro apresentou, na terça-feira(19), no plenário do Senado Federal, um requerimento de homenagem de pesar pelo falecimento da jornalista Lena Guimarães. Em nome da senadora, o Senado encaminhará a homenagem à família da jornalista.

No requerimento, a senadora afirmou que Lena foi uma “sertaneja destemida e determinada” que fez história no jornalismo da Paraíba, reconhecida pela sua postura ética, pela disciplina e pioneirismo. Também lembrou que Lena atuou “de forma brilhante” em diversas empresas de comunicação local e nacional.

A elaboração do requerimento foi a primeira providência da senadora Daniella Ribeiro, assim que chegou ao Senado, depois de se despedir da amiga no velório em João Pessoa. “Toda uma geração de jornalistas se inspirou e aprendeu com ela. Ela dignificou o jornalismo. Dignificou a Paraíba”, disse a senadora no requerimento.

Confira o vídeo:

Continue Lendo