Nos acompanhe

Negócios

Paraíba é o segundo maior produtor de abacaxi do Brasil, revela IBGE

Publicado

em

Com uma área colhida de 10.912 hectares espalhados pelos municípios do Litoral, da Zona da Mata e do Agreste, a abacaxicultura tem rendido bons frutos à economia da Paraíba, que hoje é o segundo colocado em produção no País, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que conferiu uma renda de mais de R$ 345.276.000,00 para o Estado, com base em uma produtividade de 30.689 frutos por hectare.

Dados de 2018 levantados pelo IBGE apontam que o Estado colheu 334.880.000 abacaxis, enquanto que o Pará lidera o ranking nacional de produção com 426.780 milhões de frutos e o Estado de Minas Gerais em terceiro com 192.189.000.

De acordo com o pesquisador de abacaxi da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Eliazar Felipe, os 334.880.000 frutos colhidos abasteceram grande parte do País, principalmente a região Sudeste, com destaque para os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, este último considerado o maior importador dos abacaxis paraibanos.

Além das vantagens do clima e solo favoráveis, ele credita a boa colocação da Paraíba no ranking nacional à qualidade do fruto, que é produzido com tecnologias adequadas. “Produzimos o melhor e mais saboroso abacaxi do mundo”, disse.

Segundo o extensionista rural da Empaer de Guarabira, George Firmino do Nascimento, um estudioso da cultura e que também produz abacaxi, o perfil do produtor é formado basicamente por agricultores familiares que atuam em lavouras sob regime de sequeiro e de irrigação. “O custo médio por hectare é de cerca de 20 mil reais para as áreas irrigadas e 16 mil reais para as não irrigadas, o que torna a abacaxicultura uma lavoura cara”, explicou. Ele lembrou ainda que, para cada 1,0 hectare plantado com abacaxi , são gerados cinco empregos diretos no campo

George explica que 70% dos abacaxicultores paraibanos são agricultores familiares, o que barateia os custos de produção, por disponibilizarem mão de obra própria. A colheita é intensificada entre os meses de agosto e dezembro, porém quem utiliza irrigação tem condições de produzir durante todo o ano.

Entre os municípios que lideram a produção de abacaxi no Estado estão Itapororoca, Araçagi, Santa Rita, Pedras de Fogo, Lagoa de Dentro e Curral de Cima.

Continue Lendo

Negócios

Câmara de Lucena aprova mudança de horário de eventos comemorativos e fomenta economia na cidade

Publicado

em

Vereadores da Câmara Municipal de Lucena aprovaram, pela maioria dos votos, Projeto de Lei n°10/2019, que visa a mudança de horário de festas comemorativas do município.

Segundo o projeto, os eventos que encerravam às 2h da manhã, passariam para às 4h, em festas oficiais do calendário como Natal, Ano Novo, Carnaval, Festa do Coco, abertura de verão, emancipação política, entre outros. Além da extensão do horário dos festejos, a inciativa também possui o objetivo de melhorar o comércio de Lucena, diante do maior volume de pessoas no município fomentando a economia.

O vereador Cláudio das tintas ressalta que em dias de festejos a quantidade de pessoas duplica na cidade. “Estamos cumprindo nosso papel de escutar a população e zelamos por interesses coletivos”, disse. “A aprovação dessa Lei vai fomentar o turismo e com certeza melhorar o comércio em Lucena”, completou.

A emenda segue para análise, sanção ou veto do prefeito Marcelo Monteiro.

Assessoria de Imprensa

Continue Lendo

Negócios

Grupo Elfa celebra crescimento contínuo e inaugura nova sede da empresa em João Pessoa

Publicado

em

O Grupo Elfa, referência no setor de distribuição de medicamentos no Brasil, vai inaugurar na próxima segunda-feira, 9, às 17h, a nova sede da empresa no DCT- Duo Corporate Towers, que fica situado às margens da BR-230, em João Pessoa. Com um espaço ainda mais moderno, a nova sede do grupo ocupa três pavimentos do empresarial, totalizando uma área de cerca de 1.200 m².

Na oportunidade, diretores, convidados da indústria, parceiros comerciais, gerentes e demais lideranças estarão presentes no evento para celebrar a nova conquista da empresa, que em fevereiro deste ano passou a ser liderada pelo CEO José Antônio  Vieira, que vai receber os convidados.  Os fundadores do Grupo, Edalmo Leite e Elmo Assis, que fazem parte do Conselho Administrativo, também estarão presentes.

O Grupo Elfa nasceu na capital paraibana há 30 anos. Com unidades em Recife, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis, o Grupo tem 11 centros de distribuição e representantes por todo o país, mas decidiu manter sua sede em João Pessoa, local de onde partem todos os direcionamentos do grupo.

Crescimento contínuo e reconhecimento nos últimos anos 

O Grupo Elfa vem passando por um crescimento exponencial contínuo nos últimos 10 anos.  Atualmente a organização absorve as operações de empresas como Prescrita, Jaw, Cristal Pharma, Majela Medicamentos, Ágilfarma e o Grupo CDM. As aquisições fortaleceram ainda mais a marca e aumentaram o seu mix de produtos e presença de mercado. A previsão de faturamento para este ano é de R$ 2 bilhões.

A cultura da empresa também é bastante focada no cuidado com as pessoas. Prova disto é que desde 2016 o Grupo é ranqueado no Great Place to Work (GPTW – Melhores Empresas para Trabalhar) no segmento Nacional da Saúde. São quatro anos consecutivos no ranking nacional. Na Paraíba, o Grupo Elfa está entre as 10 melhores empresas do GPTW.

Sempre figurando entre os principais prêmios de Gestão de Pessoas, a empresa também foi reconhecida com os prêmios ABRH de Desenvolvimento Humano, Prêmio Valor 1000 e o selo de As Maiores e Melhores Empresas da Revista Exame, publicação especializada em negócios.

Continue Lendo

Negócios

HUB 360 lança campanha de arrecadação de doações para o Natal

Publicado

em

O HUB 360, espaço colaborativo voltado para inovação e empreendedorismo, responsável por instigar a criatividade e oferecer soluções em educação e tecnologia, lançou uma campanha especial, voltada para o social. A partir desta semana, o local destina um espaço para arrecadação de doações em alimentos para a Vila Vicentina. A iniciativa tem a intenção de auxiliar a instituição que acolhe idosos a mais de 75 anos, em João Pessoa.

“Vamos aproveitar a época do Natal para começarmos uma campanha permanente, durante todo o ano, para ajudar a quem precisa. Temos um grande fluxo de pessoas que passam pelo prédio, sejam empreendedores, visitantes ou alunos dos cursos e esta é uma oportunidade para que todos possam se engajar e oferecer donativos aos mais carentes. Acreditamos muito na generosidade das pessoas neste sentido ”,  disse Tiago Costa, co-fundador do HUB. A campanha recebe doação de alimentos, roupas, materiais de higiene pessoal e fraldas geriátricas que poderão ser entregues na recepção do HUB 360, de segunda a sexta, das 8h até as 21h.

O HUB 360 fica na Rua Bananeiras, 361 – Manaíra. O telefone é (83) 3023-0360. O site é o www.hub360network.com , no instagram: @hub360network .

Continue Lendo