Nos acompanhe

Paraíba

Raniery se reúne com Tibério Limeira e solicita “Restaurante Popular” no Município de Guarabira

Publicado

em

O deputado estadual Raniery Paulino se reuniu na manhã desta terça-feira (04), com o secretário de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Tibério Limeira, e entregou em suas mãos uma propositura de sua autoria, a pedido do ex-governador Roberto Paulino, onde solicita a implantação de um “Restaurante Popular” no Município de Guarabira, preferencialmente no antigo prédio da Casa da Cidadania.

De acordo com Raniery Paulino, há um número considerável de pessoas que vivem do trabalho informal e a cidade de Guarabira polariza a região e recebe diariamente muitas pessoas advindas dos municípios circunvizinhos, cujas famílias sobrevivem com poucos recursos.

” Portanto, observando que o programa Restaurante Popular fornece comidas a preço bastante acessível as famílias necessitadas, apresentamos este requerimento sugerindo que esse importante serviço público seja instalado no antigo prédio da Casa da Cidadania.” detalhou Paulino.

Para Tibério Limeira, os pleitos apresentado pelo deputado estadual Raniery Paulino terão analises técnicas e serão encaminhadas para o governador João Azevedo.

“Uma alegria receber o deputado estadual Raniery Paulino! Um deputado muito atuante que tem compromisso com o estado e principalmente com a região do brejo paraibano. Recebemos das mãos de Raniery pleitos que solicitam diversas instalações de equipamento públicos, na região de Guarabira, além de tratar sobre a questão do concurso da Fundac e também a pauta do autismos que Raniery é muito atuante. Vamos analisar tecnicamente os pleitos apresentados e encaminhar para o governador.” frisou Limeira.

Um dos equipamentos é o restaurante popular, pois os mesmos consegue fornecer mais de 2 mil refeições diárias, ou seja, juntos estão servindo diariamente 6 mil refeições. Nos tempos atuais, o Governador do Estado através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) possuem 4 (quatro) Restaurantes Populares – localizados em João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Patos.

Continue Lendo

Paraíba

Sete açudes monitorados pela Aesa estão sangrando e outros 36 têm mais de 90% da capacidade

Publicado

em

Dos 134 reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), sete estão sagrando e outros 36 estão quase cheios, com mais de 90% da capacidade. Estão vertendo: Olho d’água, na cidade de Mari; Jangada, em Mamanguape; São Salvador, em Sapé; Gramame/Mamuaba, no Conde; Araçagi, no município de mesmo nome; Pitombeira, em Alagoa Grande; e Lagoa do Matias, em Bananeiras.

Juntos, os 134 açudes monitorados pelo Governo do Estado podem acumular mais de 4 bilhões de metros cúbicos e atualmente somam 2.3 bilhões, o equivalente a 58,20% da capacidade máxima. Entre os que estão com mais de 90%, destaque para os reservatórios: Cachoeira dos Cegos com 71.887.047 m³ na cidade de Catingueira; Cordeiro com 69.965.945 m³, no Congo e São Gonçalo com 40.582.277 em Sousa.

Boqueirão – O açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade do Boqueirão, está com 65,59% da capacidade, o que equivale a mais de 466 milhões de metros cúbicos. O reservatório, que abastece Campina Grande e outras 19 cidades na região Agreste, já chegou aos 3,18% em março de 2017. No mês seguinte, começou a receber as águas da transposição do rio São Francisco. O maior volume registrado nos últimos dez anos foi em novembro de 2011, quando Boqueirão alcançou 93,92% da capacidade.

Continue Lendo

Paraíba

Assembleia Legislativa aprova nome de Genival Matias em escola estadual de Juazeirinho

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, durante sessão remota nesta terça-feira (04), o projeto de Lei 2.018/2020, de autoria do deputado Tião Gomes, que denomina de Escola Cidadã Integral e Técnica Deputado Genival Matias a atual Escola Cidadã Integral e Técnica Marechal Almeida Barreto, localizada na cidade de Juazeirinho, no Seridó paraibano.

De acordo com o autor do projeto, o deputado Tião Gomes, a mudança de nome da escola é uma singela homenagem a Genival Matias, “um político dedicado à causa do seu povo, e do município de Juazeirinho, e com grande atuação no Poder Legislativo Estadual após vencer as eleições de 2010, 2014 e 2018”.

Para o deputado Felipe Leitão, a aprovação do PL é louvável e demonstra o quanto o parlamentar era amado por todos. “Juazeirinho era a cara de Genival. Ele amava essa cidade, lutava e vibrava por todas as conquistas do município. A escola foi reformada há pouco tempo e ele acompanhou de perto, como um bom líder”, ressaltou Felipe.

No último dia 28, o projeto de lei já havia sido aprovado, também por unanimidade, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Agora, o projeto de lei seguirá para a sanção do governador, João Azevedo.

Genival Matias faleceu no último dia 19, em Pernambuco, após sofrer um mal súbito enquanto pilotava uma moto aquática, na praia de Serrambi. Ele se tornou deputado estadual em 2010, pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), foi reeleito em 2014 e chegou ao terceiro mandato em 2018 com 26.777 votos, pelo Avante, partido que ocupava a presidência estadual. Na atual legislatura, ele era o vice-presidente da ALPB.

O parlamentar iniciou a vida profissional como pequeno comerciante, ao abrir uma farmácia veterinária em João Pessoa e, muito novo, aos 18 anos de idade, dedicou-se a montar uma fábrica de cerâmica. Anos depois, ingressou no comércio de importação de pneus, até consolidar-se como empresário do ramo da mineração e da construção civil.

Apesar de ter nascido em João Pessoa, em 19 de junho de 1967, sua tradição política vem de Juazeirinho, onde seu pai, o juiz federal Genival Matias de Oliveira, foi vice-prefeito.

HOMENAGENS TV ASSEMBLEIA

Outra homenagem também ressaltou a importante atuação do deputado Genival Matias. A TV Assembleia produziu um vídeo com depoimento de vários parlamentares, que fizeram questão de destacar as qualidades políticas e humanas de Genival. O vídeo foi veiculado na sessão do dia 29.

Continue Lendo