Nos acompanhe

Paraíba

Cida Ramos participa de ato em defesa da educação e contra a reforma da Previdência

Publicado

em

Ao lado de estudantes, professores, trabalhadores e movimentos sociais, a deputada estadual Cida Ramos (PSB) participou, nesta terça-feira (13), da grande mobilização nacional em defesa da educação e contra a reforma da Previdência. Os protestos aconteceram nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Somente em João Pessoa, o ato reuniu mais de 15 mil manifestantes.

A parlamentar ressaltou que a mobilização foi simbólica e representativa, reunindo um público diverso em defesa das universidades. “A educação e o ensino público superior é o maior patrimônio da sociedade brasileira. É justamente esse mecanismo de igualdade e ascensão social que o governo Bolsonaro deseja desmontar. O projeto Future-se significa claramente o fim da democratização das universidades, processo este que nós temos vivido de maneira intensa nos últimos anos”, disse.

Cida Ramos também destacou a relevância da sociabilidade do ensino, como instrumento de transformação. “Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes), nossos universitários são em sua maioria pessoas de baixa renda, negros e mulheres. População essa que Bolsonaro deseja diuturnamente apagar. Mas ele não conseguirá calar nossas vozes, pois não existe país que possa avançar sem consciência e luta social. Só a educação pública, gratuita e de qualidade aponta para o desenvolvimento e garante soberania e identidade para uma nação”, elucidou.

A concentração para o Dia Nacional de Greve, em João Pessoa, aconteceu a partir das 14 horas, no Lyceu Paraibano, e reuniu manifestantes que protestaram contra o programa “Future-se”, que põe em risco a autonomia das universidades, os cortes e contingenciamentos na educação federal e a reforma da Previdência.

Marcha das Margaridas

A manifestação tomou força com a chegada da Marcha das Margaridas, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), que reuniu um grupo de mulheres do campo, da floresta e das águas que lutam por visibilidade e pelo fortalecimento das políticas públicas. A marcha partiu do município do Conde, no início da manhã desta terça-feira e seguiu pela BR-101, até chegar à capital paraibana, para se juntar ao grande ato da Greve da Educação.

Paralisação de aulas

Instituições públicas de ensino da Paraíba paralisaram as atividades nesta terça-feira (13), em protesto contra os cortes na educação e em defesa das aposentadorias. Na Universidade Federal da Paraíba, equipes de professores, servidores e alunos realizaram uma ação de protesto no entorno do campus I da UFPB. Uma faixa preta foi estendida para simbolizar o luto da comunidade universitária e o repúdio aos cortes no orçamento, ao programa Future-se e à reforma da Previdência.

Continue Lendo

Paraíba

Crise no PSB: “Um problema que a gente só sabe como começa, não como termina”, diz líder do governo

Publicado

em

O deputado estadual Ricardo Barbosa (PSL) comentou em entrevista à imprensa a crise que assola o PSB paraibano. Segundo o líder do governo João Azevedo na Assembleia Legislativa, “esse é um problema que a gente só sabe como começa, não sabe como termina”.

Ricardo Barbosa chegou a admitir estremecimento entre o governador João Azevedo e o ex-governador Ricardo Coutinho, mas não vê nenhum indicativo concreto na formalização do rompimento. “Há uma crise, não há como se negar”, afirmou.

Confira o áudio:

Continue Lendo

Brasil

Vídeo: Alexandre Frota diz que Julian Lemos e outros “soldados” foram abandonados por Bolsonaro

Publicado

em

O deputado federal Alexandre Frota, recentemente expulso do PSL, disse em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda-feira (19) que Jair Bolsonaro mudou após sentar na cadeira de presidente. “Ele falava que soldado ferido no exército dele não fica pra trás”, disse. “Ele deixou vários, Gustavo Bebiano, Julian Lemos que foi um sodado leal, deixou Magno Malta”, afirmou.

Nota publicada na Coluna Painel, da Folha de São Paulo, informa que recém-filiado ao PSDB, o deputado Alexandre Frota, trabalha para levar ao tucanato os ex-colegas de PSL, Júnior Bozzella (PSL-SP) e Julian Lemos (PSL-PB). Segundo a publicação, os convites devem ser formalizados nos próximos dias.

Em contato com o RádioBlog, o deputado federal Julian Lemos disse que não faz planos de deixar o PSL. “A chance de isso acontecer comigo hoje é zero”, sentenciou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Reforma Tributária: Marcos Vinícius quer trazer debate nacional para João Pessoa

Publicado

em

Atento a discussão envolvendo o projeto de Reforma Tributária que deverá mexer diretamente na arrecadação de municípios de todo País, o vereador Marcos Vinícius (PSDB), revelou na manhã de ontem (20) que encaminhou ofício à presidência e a relatoria da Comissão Especial da PEC 45/19 para que o tema seja debatido na capital paraibana com a presença dos congressistas.
Para Marcos é importante que prefeitos, vereadores, deputados e toda classe empresarial possam debater as mudanças que estão sendo propostas em Brasília já que existe um receio que cidades como João Pessoa percam 10% de tudo que arrecadam, através da distribuição per capita, onde o governo federal arrecada tudo e redistribui. “Ninguém nega a necessidade das reformas, mas temos que garantir que os municípios não sofram perdas na arrecadação”, alertou.
A previsão inicial era que apenas grandes cidades participassem da discussão, mas para Marcos, João Pessoa que é uma cidade com economia voltada para o setor de serviços, onde o turismo é a bola mestra, não pode ficar de fora desta discussão. “Acredito que existirá sensibilidade por parte dos parlamentares para que o debate seja trazido para João Pessoa”, previu.

Continue Lendo