Nos acompanhe

Negócios

Energisa e Abradee iniciam Campanha de Segurança com Energia Elétrica

Publicado

em

É aí que mora o perigoeu me ligo na vida! O slogan da XIII edição da Campanha Nacional de Segurança com Energia Elétrica traduz a forma como as distribuidoras de energia elétrica pretendem chamar a atenção da população para o tema, alertando para os riscos com a rede e os cuidados necessários no dia a dia. A campanha promovida pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e as 41 distribuidoras associadas pretende focar as ações de conscientização nas principais causas de acidentes, buscando eliminá-los, considerando inclusive, a elevação observada no último ano de aproximadamente 3% no número de ocorrências, e de 5,8% nos acidentes fatais.

Este ano, a Campanha Nacional de Segurança com Energia Elétricarealizada pelas concessionárias pretende alcançar toda a população brasileira. A campanha foi lançada no último dia 5 de agosto, mas sua aplicação com as ações de conscientização para prevenção de acidentes, é  realizada ao longo de todo o ano pela Energisa na Paraíba. Durante a campanha, a Energisa Paraíba vai realizar palestras educativas em escolas e em canteiros de obras, além de mapear as áreas com maior ocorrência de acidentes, para ações mais direcionadas. Também são veiculados spots de rádio, ações nas redes sociais e distribuição de folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes.

Em 2018, na Paraíba, foram registrados ao todo 14 acidentes com energia elétrica, dos quais nove tiveram vítimas fatais. Até julho de 2019, já são 11 acidentes registrados, cinco com vítimas fatais, em todo o Estado. Entre os 25 acidentes entre janeiro de 2018 e julho de 2019, 15 aconteceram devido ato inseguro ou negligência por parte do envolvido.

Dados do levantamento nacional– Em 2018, foram registrados pelas distribuidoras 891 acidentes em todo o país. Destes, 271 foram de maior gravidade e ocasionaram a morte das vítimas (no ano anterior, foram registrados 19 casos fatais a menos). A principal responsável pelos acidentes fatais ocasionados pelo contato com a rede de energia é a construção/manutenção predial, com 55% dos casos no último ano, o que equivale a 89 mortes. Neste caso, observa-se o grande número de construções de pequeno e médio porte realizadas sem o acompanhamento de profissionais especializados ou pessoas qualificadas para realizar as instalações.

Dentre as outras causas fatais trabalhadas pela campanha, destacam-se: acidentes com cabo energizado com 12% (20 casos); operação de máquinas agrícolas com 9%; ligações clandestinas (“Gato”) e poda de árvores, com 7%; empinar Pipa/Papagaio, 6% e instalações de Antenas de TV, 4%.

Em relação às taxas de gravidade e de frequência dos acidentes (incluindo os fatais), de 2001 a 2018, houve uma redução de 43% nos acidentes com alta gravidade. Já a frequência dos acidentes ao longo do período teve uma queda de 30%.

Para o presidente da Abradee, Marcos Aurélio Madureira da Silva, os dados demonstram a necessidade do fortalecimento e expansão da iniciativa. “Nossa missão é ampliar cada vez mais a abrangência dessa campanha para que possamos reduzir ainda mais o número de acidentes com a rede elétrica no país. Os dados são claros, à medida em que alertamos as pessoas, a partir de campanhas e ações de conscientização, automaticamente ocorre uma redução no número de acidentes”, afirma.

A Abradee reforça que, a cada ano, as distribuidoras investem R$ 16,1 bilhões em recursos de melhorias, segurança e modernização das redes elétricas, inserindo cada vez mais padrões construtivos com redes isoladas e protegidas, além de mecanismos mais acurados de proteção. Entretanto, a entidade destaca que além disso, é importante o envolvimento de toda a sociedade nas ações de conscientização para a prevenção dos acidentes, em especial de outros prestadores de serviços que fazem o uso compartilhado da infraestrutura das redes.

Recorte por região – Analisando os casos de acidentes fatais no período de 10 anos (2009 a 2018), envolvendo as sete principais causas de acidentes fatais no Brasil, observa-se a seguinte distribuição por região do país: 14% dos casos ocorreram na região Norte (que conta com 8,7% da população brasileira); 31% no Nordeste (27,2% dos habitantes); 35% no Sudeste (42,1% dos brasileiros); 11% no Sul (14,3%); e 9% no Centro-Oeste (7,7%).

Fique atento para algumas dicas de segurança:

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com a redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.

Cabo Energizado ao solo: Nunca toque em fios caídos na rua. Se encontrar um, entre em contato com a concessionária local para providenciar a remoção.

Manuseio de Equipamentos Agrícolas: Desvie os equipamentos  dos estais (estirantes ou rabichos). Eles seguram os postes. Não corte nem mude os estais de lugar. Abaixe as barras do pulverizador ao passar debaixo dos fios. Evite parar a colheitadeira debaixo da rede elétrica. Não suba nela se estiver perto dos fios. Atenção ao regular o equipamento de irrigação nas áreas próximas a redes elétricas. Se o jato de água atingir os fios, pode ocorrer curto-circuito.

Continue Lendo

Negócios

Câmara de Lucena aprova mudança de horário de eventos comemorativos e fomenta economia na cidade

Publicado

em

Vereadores da Câmara Municipal de Lucena aprovaram, pela maioria dos votos, Projeto de Lei n°10/2019, que visa a mudança de horário de festas comemorativas do município.

Segundo o projeto, os eventos que encerravam às 2h da manhã, passariam para às 4h, em festas oficiais do calendário como Natal, Ano Novo, Carnaval, Festa do Coco, abertura de verão, emancipação política, entre outros. Além da extensão do horário dos festejos, a inciativa também possui o objetivo de melhorar o comércio de Lucena, diante do maior volume de pessoas no município fomentando a economia.

O vereador Cláudio das tintas ressalta que em dias de festejos a quantidade de pessoas duplica na cidade. “Estamos cumprindo nosso papel de escutar a população e zelamos por interesses coletivos”, disse. “A aprovação dessa Lei vai fomentar o turismo e com certeza melhorar o comércio em Lucena”, completou.

A emenda segue para análise, sanção ou veto do prefeito Marcelo Monteiro.

Assessoria de Imprensa

Continue Lendo

Negócios

Grupo Elfa celebra crescimento contínuo e inaugura nova sede da empresa em João Pessoa

Publicado

em

O Grupo Elfa, referência no setor de distribuição de medicamentos no Brasil, vai inaugurar na próxima segunda-feira, 9, às 17h, a nova sede da empresa no DCT- Duo Corporate Towers, que fica situado às margens da BR-230, em João Pessoa. Com um espaço ainda mais moderno, a nova sede do grupo ocupa três pavimentos do empresarial, totalizando uma área de cerca de 1.200 m².

Na oportunidade, diretores, convidados da indústria, parceiros comerciais, gerentes e demais lideranças estarão presentes no evento para celebrar a nova conquista da empresa, que em fevereiro deste ano passou a ser liderada pelo CEO José Antônio  Vieira, que vai receber os convidados.  Os fundadores do Grupo, Edalmo Leite e Elmo Assis, que fazem parte do Conselho Administrativo, também estarão presentes.

O Grupo Elfa nasceu na capital paraibana há 30 anos. Com unidades em Recife, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis, o Grupo tem 11 centros de distribuição e representantes por todo o país, mas decidiu manter sua sede em João Pessoa, local de onde partem todos os direcionamentos do grupo.

Crescimento contínuo e reconhecimento nos últimos anos 

O Grupo Elfa vem passando por um crescimento exponencial contínuo nos últimos 10 anos.  Atualmente a organização absorve as operações de empresas como Prescrita, Jaw, Cristal Pharma, Majela Medicamentos, Ágilfarma e o Grupo CDM. As aquisições fortaleceram ainda mais a marca e aumentaram o seu mix de produtos e presença de mercado. A previsão de faturamento para este ano é de R$ 2 bilhões.

A cultura da empresa também é bastante focada no cuidado com as pessoas. Prova disto é que desde 2016 o Grupo é ranqueado no Great Place to Work (GPTW – Melhores Empresas para Trabalhar) no segmento Nacional da Saúde. São quatro anos consecutivos no ranking nacional. Na Paraíba, o Grupo Elfa está entre as 10 melhores empresas do GPTW.

Sempre figurando entre os principais prêmios de Gestão de Pessoas, a empresa também foi reconhecida com os prêmios ABRH de Desenvolvimento Humano, Prêmio Valor 1000 e o selo de As Maiores e Melhores Empresas da Revista Exame, publicação especializada em negócios.

Continue Lendo

Negócios

HUB 360 lança campanha de arrecadação de doações para o Natal

Publicado

em

O HUB 360, espaço colaborativo voltado para inovação e empreendedorismo, responsável por instigar a criatividade e oferecer soluções em educação e tecnologia, lançou uma campanha especial, voltada para o social. A partir desta semana, o local destina um espaço para arrecadação de doações em alimentos para a Vila Vicentina. A iniciativa tem a intenção de auxiliar a instituição que acolhe idosos a mais de 75 anos, em João Pessoa.

“Vamos aproveitar a época do Natal para começarmos uma campanha permanente, durante todo o ano, para ajudar a quem precisa. Temos um grande fluxo de pessoas que passam pelo prédio, sejam empreendedores, visitantes ou alunos dos cursos e esta é uma oportunidade para que todos possam se engajar e oferecer donativos aos mais carentes. Acreditamos muito na generosidade das pessoas neste sentido ”,  disse Tiago Costa, co-fundador do HUB. A campanha recebe doação de alimentos, roupas, materiais de higiene pessoal e fraldas geriátricas que poderão ser entregues na recepção do HUB 360, de segunda a sexta, das 8h até as 21h.

O HUB 360 fica na Rua Bananeiras, 361 – Manaíra. O telefone é (83) 3023-0360. O site é o www.hub360network.com , no instagram: @hub360network .

Continue Lendo