Nos acompanhe

Paraíba

Nota 4,7: Ensino público na Paraíba fica abaixo da média no Plano Nacional de Educação, do IDEB

Publicado

em

O paraibano que está na escola pública, municipal ou estadual, terá condições de competir no mercado de trabalho que exige cada dia mais pessoas qualificadas, enquanto automatiza as funções antes ocupadas por trabalhadores com pouca formação?

Os dados do mais completo estudo sobre a educação na Paraíba, realizado pelo TCE-PB e disponível no seu site desde quarta-feira, quando o relator Fernando Catão apresentou-o à Corte, mostram que ainda estamos muito longe da qualidade desejada e do cumprimento das metas dos Planos de Educação do Estado e dos Municípios.

O TCE-PB fará parte dos 11 tribunais do Brasil, que coordenados pelo TCU e OCDE, estabelecerão metodologia única para avaliação dos impactos da politicas públicas no País. A primeira será exatamente no setor educacional, das creches as universidades, destaca publicação da jornalista Lena Guimarães, no Correio da Paraíba.

Ontem, Lena Guimarães apresentou os números que revelavam a péssima infraestrutura das escolas. E quanto a qualidade do ensino-aprendizado? Alfabetização: percentual de alunos com níveis de aprendizagem insuficientes em leitura e escrita foi de 51,63%; em matemática, 71,2%.

A média no IDEB fixada pelo PNE para 2017 era de 5,5 para o ensino Fundamental I. O alcançado foi 5,1, mas quando tiramos as notas da rede privada, cai para 4,7.  Já no Fundamental II, o fixado era 5,0, atingimos 3,9, mas sem a rede privada fica em 3,6.

Para o ensino Médio, a  meta era 4,7, mas ficamos em 3,5 e a média ficou em 3,1 quando excluídas as escolas privadas. Em 2018 subiu para 3,35, mas é apenas 71,2% do mínimo esperado.

Em relação ao ensino Médio, em 2017 o Estado tinha 110.420 alunos matriculados, a União 234, os Municípios 617, e a rede privada 21.206. Detalhe: 126 dos 223 Municípios apresentaram taxa de atendimento entre 50% e 75%, o que significa que temos muitos adolescentes fora da escola.

A meta nacional para “taxa líquida” de matriculas no ensino Médio era de 85%. Segundo o estudo do TCE, em nenhum município ela foi atingida. E isso acontece em momento em que a tecnologia ganha espaços. A consultoria MacKinsey diz que no Brasil as máquinas já podem substituir 50,1% dos postos de trabalho. Podemos competir pelas vagas destinadas aos com melhor formação?

A radiografia da nossa educação é preocupante. Na coluna de amanhã tem mais.

 

Clique AQUI e confira a publicação na íntegra

 

Continue Lendo

Paraíba

Auditor Federal Severino Souza assume Controladoria Geral da União, na Paraíba

Publicado

em

O auditor federal de finanças, Severino Sousa de Queiroz, foi nomeado para a superintendência da Controladoria Geral da União, na Paraíba.

A portaria de nomeação de Severino Queiroz foi publicada na edição desta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União.

Continue Lendo

Paraíba

“Corrida do Bem” homenageará paraibano Gabriel Diniz; inscrições já iniciaram

Publicado

em

João Pessoa será palco da 3ª edição da “Corrida do Bem” no próximo dia 20 de novembro. Este ano, o artista paraibano Gabriel Diniz será o homenageado da prova, que terá percursos de 3, 5 e 10 km. O cantor, que faleceu no último mês de maio, em um acidente de avião, colaborava mensalmente com o Hospital Napoleão Laureano, unidade hospitalar que atende pacientes acometidos com câncer de todo o Estado, e beneficiada com a arrecadação dos recursos da atividade. As vendas das camisas já iniciaram.

Gabrial Dinz foi um dos artistas paraibanos que abraçou a “Corrida do Bem” desde a primeira edição, marcando presença tanto na Capital como em Campina Grande. Conhecido pelo seu jeito irreverente, trajes coloridos e, claro, pela sua música, Gabriel Diniz, fazia questão de convidar a população, por meio de suas redes sociais para adquirir os kits da corrida e contribuir com o hospital que há 56 anos atende pessoas com câncer de toda a Paraíba e até de outros estados.

Na última edição, em João Pessoa, além de comprar o kit, o cantor Gabriel Diniz vestiu, literalmente a camisa, e foi para Orla da Capital correr. Após a prova, o artista subiu ao palco e cantou para o público presente. “Os gestos de solidariedade de Gabriel foram muitos, alguns anônimos. Por isso, ele é o homenageado da prova desse ano”, comentou Carneiro Arnault, diretor da unidade.

“Corrida do Bem” é organizada pelo Hospital Napoleão Laureano e tem como idealizador o ex-deputado estadual e autor do Estatuto da Pessoa com Câncer, Bruno Cunha Lima.

A Corrida – Realizada no dia 20 de outubro, no Busto de Tamandaré, a atividade vai arrecadar recursos para o Hospital Napoleão Laureano, que vem enfrentando problemas financeiros. As inscrições para as provas de 3, 5 e 10 km podem ser realizada através do endereço www.hlaureano.org.br e custam R$ 70.

O Napoleão Laureano possui 140 leitos e é responsável por 94% dos atendimentos realizados pelo SUS. Em 2018, a unidade fechou o ano com saldo negativo de R$ 2.650.785,70.

Dados – Por dia, na Paraíba, 25 pessoas descobrem que tem câncer. São 9.430 novos casos por ano, sendo 4.780 entre homens e 4.650 entre mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O Brasil deve registrar cerca de 600 mil novos casos de câncer por ano. O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no país, e a segunda posição é ocupada pelo câncer de próstata, para homens, e de mama, para mulheres.

Continue Lendo

Paraíba

Romero reúne toda equipe de secretários e anuncia parâmetros sobre a reforma administrativa

Publicado

em

O prefeito Romero Rodrigues manteve mais uma reunião, na manhã desta quarta-feira, 18, com a equipe de secretários. Mais uma vez, o encontro de trabalho – que contou com a participação no início do vice-prefeito Enivaldo Ribeiro – teve como pauta principal a reforma na estrutura administrativa da Prefeitura.

O encontro de trabalho, realizado nas dependências da Fiep, contou com as presenças de todos os secretários, além de diretores administrativos-financeiros das pastas e da administração indireta.

Após uma breve palavra de Enivaldo Ribeiro, Romero Rodrigues fez uma explanação sobre a natureza e amplitude da reforma que está determinado a consolidar, com apoio da Câmara de Vereadores.

Voltou a dizer que a reforma não implicará em um processo de demissão em massa, mas de modernização da máquina administrativa. “Um desenho mais em sintonia com as demandas de uma cidade em permanente crescimento”, destacou.

Designado pelo prefeito para coordenar o projeto de reforma administrativa, o secretario Bruno Cunha Lima, Chefe do Gabinete, fez também uma explanação geral dos eixos da reforma e anunciou um calendário de reuniões com os secretários e gestores da administração indireta para tratar da proposta.

Atendendo proposta de Bruno, Romero estendeu para o final do mês o prazo para a confecção da proposta da reforma e encaminhamento à Câmara.

Equipe – Participaram da reunião também os secretários Diogo Flávio Lyra Batista (Planejamento e interino da Administração), Joab Pacheco (Finanças), Fernanda Ribeiro (Obras), Rosália Lucas, Luzia Pinto (Saúde), Eva Gouveia (Semas), Jóia Germano (Cultura), Geraldo Nobre (Sesuma), Teles Albuquerque (Esportes), Renato Gadelha (Agricultura) e José Mariz (Procuradoia Geral do Município). Os secretários executivos Dunga Júnior (Seplan) e Felipe Gadelha (Finanças) também se fizeram presentes.

Da administração indireta, participaram Antônio Hermano (Ipsem), Félix Neto (STTP), Nelson Gomes (AMDE), Josimar Henrique (Urbema) e Rivaldo Rodrigues (Procon).

Continue Lendo