Nos acompanhe

Paraíba

Guarabira FM alcança 60 mil pessoas na live do Correio da Manhã

Publicado

em

“O Rádio mudou. Foi expandido. Transbordou pelo celular e pelas redes sociais” – Essa é constatação do pesquisador doutor Marcelo Kischinhevsky, que publicou um livro abordando a temática. De fato, não dá para negar, o rádio é hoje um meio de comunicação expandido, que extrapola as transmissões convencionais e transborda para as mídias sociais, invadindo os celulares.

Em múltiplos formatos e configurações, o rádio contraria as previsões mais pessimistas e se afirma, cada vez mais, como trilha sonora da vida cotidiana, como espaço de manifestação social, cultural, política, como um lugar em que ouvimos os sons do mundo, do país e da cidade e em que devemos lutar para nos fazer ouvir.

Quem entendeu perfeitamente esse momento foi a Rádio Guarabira 90.7 FM, localizada em Guarabira, emissora do Sistema Correio de Comunicação. Indiscutivelmente, a Rádio vem alcançando índices surpreendes quando comparados com as suas principais concorrentes. A grande sacada foi ampliação da já consolidada audiência no dial (frequência no rádio convencional) para as redes sociais, especialmente o Facebook. Transmitindo o Jornal Correio da Manhã, das 6h às 9h, com Rafael San, Jean Ganso e Paulo Costa, a LIVE (função do Facebook que permite criar vídeos com transmissão ao vivo) supera e muito as demais. Uma demonstração de força foi a transmissão desta sexta-feira (19) onde, segundo dados fornecidos pela própria empresa Facebook, aproximadamente 60 mil pessoas foram alcançadas, 8 mil envolvimentos, 1.600 compartilhamentos, 11 mil visualizações e 700 comentários.

Levando em consideração que no mesmo horário outras 3 emissoras, portais e blogs também fazem transmissões, o jornalístico da Rádio Guarabira FM segue em alta na microrregião de Guarabira. O resultado foi comemorado pela equipe. O empresário Rutinho Sales, proprietário do Varejão dos Calçados, premiou 3 internautas que compartilharam a live. O sorteio foi feito no final do programa pelo perfil Rádio Guarabira FM no Facebook.

Outra característica da emissora é folha de clientes. As melhores marcas e serviços da cidade e região não escondem a preferência pela Guarabira 90.7 FM, seja no horário jornalístico, seja nos horários musicais. Eles enxergam a mídia nesta emissora como um investimento certeiro.

O Jornal Correio da Manhã se diferencia por sua dinâmica. O radiofônico une a irreverência do repórter Jean Ganso e o equilíbrio do apresentador Rafael San. Com a mesma intensidade que Ganso briga, denuncia e incorpora personagens do meio popular, Rafael pondera, aconselha, ler mensagens de otimismo e enfatiza muito a fé em Deus através da Bíblia. Quando é preciso, divergem e debatem temas que o povo quer ouvir. Tem linguagem para todos níveis da camada social. A ideia deu certo!

Reflexão

A proximidade do rádio com o público ouvinte, a capacidade de intervenção social possibilitada pela instantaneidade e o caráter comunitário da abordagem jornalística fizeram do rádio, desde o seu princípio, um veículo interativo. Esta característica passa hoje por um processo de adaptação, provocado pelo processo de convergência, pelo surgimento de um novo perfil de ouvinte e pela popularização das redes sociais na Internet.

A ascensão da Internet como plataforma de comunicação contribui para o surgimento
de um novo tipo de usuário e, consequentemente, com o atual processo de convergência
midiática, de um novo ouvinte de rádio. Com a adesão do jornalismo radiofônico à Internet, o perfil do ouvinte de rádio também se alterou. Surge então o ouvinte-internauta.

O rádio não fala mais para um ouvinte passivo, mas para alguém que deseja participar, contribuir – mais do que fazia até então. O ouvinte – agora também internauta – busca outras fontes de informação, cruza, contesta, discute, corrige, atualiza, conversa com o jornalista que está no ar. Mais do que nunca, o ouvinte participa. (LOPEZ, 2010, p. 115).

ManchetePB

Continue Lendo

Paraíba

Calvário: Julian Lemos quer pagar tornozeleiras eletrônicas para Ricardo e outros denunciados

Publicado

em

O deputado federal Julian Lemos se colocou à disposição para pagar do próprio bolso o custo com as tornozeleiras eletrônicas para o ex-governador Ricardo Coutinho, prefeita Márcia Lucena, ex-secretária Cláudia Veras e outros denunciados da Operação Calvário. O desembargador Ricardo Vital de Almeida determinou que eles passem a usar o equipamento, além de cumprir medidas cautelares como não se ausentar da Comarca, e não manter contato com investigados, exceto entre os irmãos Ricardo e Coriolano Coutinho.

Julian Lemos se baseou na informação de que há falta de tornozeleiras eletrônicas na Paraíba. “Eu, deputado federal Julian Lemos, estou me colocando aqui à disposição, número da conta da empresa que fornece, se for o caso, descontar do meu salário, eu mesmo pago, para que esses equipamentos estejam à disposição da Justiça para que possam, de fato, cumprir a determinação da Justiça”, disse Julian ao portal ParlamentoPB.

O parlamentar argumentou que isso é necessário para que os denunciados não possam coagir testemunhas e destruir provas. “Não é possível que criminosos dessa periculosidade fiquem circulando por aí sem que a Justiça saiba onde eles estão. Para que eles não possam coagir testemunhas, nem destruir provas. Estou à disposição de pagar esses equipamentos para que estejam no lugar que devem estar, que é no tornozelo desses criminosos.”

A Operação Calvário investiga pagamentos de propinas e desvios de recursos da Educação e Saúde do Governo da Paraíba. Na sétima fase, o ex-governador Ricardo Coutinho foi preso, mas já teve habeas corpus concedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), assimo como outros investigados. Ele e os demais também passaram a cumprir medidas cautelares.

Continue Lendo

Paraíba

‘Calvário’: Ricardo Coutinho e mais sete acusados devem usar tornozeleira eletrônica

Publicado

em

O desembargador Ricardo Vital de Almeida, relator da Operação Calvário no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), determinou nesta sexta-feira (21) o uso de tornozeleira eletrônica para o ex-governador do estado, Ricardo Coutinho, e mais sete investigados na ação.

Também devem usar os equipamentos Gilberto Carneiro da Gama, Bruno Miguel Teixeira de Avelar Pereira Caldas, Coriolano Coutinho, Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras, Francisco das Chagas Ferreira, David Clemente Monteiro Correia e Márcia de Figueiredo Lucena Lira.

A defesa de Ricardo Coutinho informou que ele ainda não intimado. A reportagem tentou entrar em contato com Coriolano Coutinho, Gilberto Carneiro, Márcia Lucena e Cláudia Veras, mas as ligações não foram atendidas.

A ação investiga organização criminosa suspeita de desvio de R$ 134,2 milhões de serviços de saúde e educação, destaca reportagem do G1 Paraíba.

O desembargador determinou ainda o recolhimento domiciliar noturno, no endereço residencial da casa de cada acusado, das 20h até as 5h.

De acordo com o desembargador Ricardo Vital, o monitoramento pelo uso de tornozeleira eletrônica se justifica como medida de fiscalização do cumprimento das demais medidas cautelares impostas ao grupo. Se os investigados descumprirem alguma delas, poderão ter a prisão preventiva decretada.

Os denunciados deverão comparecer, no prazo de 24 horas, a partir do momento em que forem intimados, à Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, onde fica localizada a central de monitoramento dos aparelhos.

Continue Lendo

Paraíba

Preso na Operação Calvário: Ministra do STJ libera da cadeia o ex-procurador Gilberto Carneiro

Publicado

em

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, decidiu nesta sexta-feira (21) pela soltura de Gilberto Carneiro da Gama, ex-procurador Geral do Estado da Paraíba, preso no mês de dezembro durante a deflagração da sétima fase da Operação Calvário – Juízo Final.

Na última terça-feira (18) a Sexta Turma do STJ decidiu negar o recurso feito pela PGR contra a concessão de habeas corpus a Ricardo Coutinho. Ontem (20), Coriolano Coutinho e outros também foram soltos.

Confira a decisão:

 

Continue Lendo