Nos acompanhe

Paraíba

Audiência discute falta de recursos no Hospital de Santa Rita

Publicado

em

A escassez de recursos do Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, em Santa Rita, com a consequente falta de anestesistas e possibilidade de interdição da unidade de saúde pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) foi discutida na manhã desta quinta-feira (18), na Promotoria da cidade entre as partes envolvidas. Direção do hospital, prefeitura, Secretaria de Saúde, CRM-PB e Ministério Público expuseram os problemas e soluções para que a população de Santa Rita não fique sem os serviços do único hospital e maternidade públicos da cidade. Na última sexta-feira (12), o CRM-PB fiscalizou o hospital e constatou que há uma quantidade insuficiente de anestesistas, o que torna o atendimento inviável em um hospital que realiza partos, cirurgias e atende mais de 3,7 mil pessoas por mês.

O hospital Flávio Ribeiro Coutinho é uma instituição filantrópica, que recebe recursos de doações, do Ministério da Saúde, através do SUS, e da Prefeitura de Santa Rita. De acordo com a direção do hospital, o repasse dos recursos pela Prefeitura vem sendo vendo feito regularmente e em dia, no entanto, são insuficientes para cobrir os custos do hospital, o que vem gerando dívidas com fornecedores, a Cooperativa de Anestesistas da Paraíba (Coopanest), dentre outros.

Durante a audiência na Promotoria, o prefeito Emerson Panta informou que já agendou uma reunião com os vereadores da cidade para que eles conheçam as estatísticas e dados financeiros do hospital e, assim, possam aprovar um projeto de lei que aumente o aporte financeiro da prefeitura à unidade de saúde. Além disso, o prefeito sugeriu uma “gestão compartilhada” do hospital, uma espécie de administração assistida para que se melhore, também, a gestão da unidade.

“Todos aqui reconhecemos a importância do hospital para o município e sua região. A maternidade de Santa Rita responde por uma quantidade expressiva de nascimentos no Estado, sendo a segunda no volume de partos da região metropolitana. Além disso, o hospital oferece clínica médica e cirurgia geral. Por essa importância, não pode funcionar sem anestesistas. O CRM vê essa situação com preocupação e por isso espera que esses problemas sejam resolvidos o mais rápido possível”, destacou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais, durante a audiência.

Ele também acrescentou que entrará em contato com a presidência da Coopanest para que ela garanta a presença de anestesistas no hospital até o dia 1º de agosto. Na sexta-feira passada (12), a Coopanest garantiu que manteria os profissionais até o dia 25 de julho. Após este prazo, o CRM-PB faria uma nova fiscalização e, se o problema não tivesse sido resolvido, iria interditar eticamente o hospital.

Após a audiência na Promotoria, ficou acordado que na próxima segunda-feira (22), a direção do hospital irá se reunir com os vereadores na Câmara Municipal para que exponha a situação financeira da unidade de saúde e a necessidade de um volume maior de recursos por parte da administração pública. Após esta audiência, as partes se reunirão novamente na Promotoria de Santa Rita.

Importância do hospital – O Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho atende cerca de 3,7 mil pacientes por mês, oferecendo serviços em obstetrícia, cirurgia geral, clínica médica, UTI e ambulatório de urgência. Possui 101 leitos conveniados com o SUS, sendo 34 para maternidade, 46 para clínica médica, 12 para cirúgica e 8 para UTI. Ainda atende 120 pacientes por dia no setor de imagens, realizando raio X, ultrassonografia, tomografia, além do laboratório de análises clínicas.

Continue Lendo

Paraíba

Preso na Operação Calvário: Ministra do STJ libera da cadeia o ex-procurador Gilberto Carneiro

Publicado

em

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, decidiu nesta sexta-feira (21) pela soltura de Gilberto Carneiro da Gama, ex-procurador Geral do Estado da Paraíba, preso no mês de dezembro durante a deflagração da sétima fase da Operação Calvário – Juízo Final.

Na última terça-feira (18) a Sexta Turma do STJ decidiu negar o recurso feito pela PGR contra a concessão de habeas corpus a Ricardo Coutinho. Ontem (20), Coriolano Coutinho e outros também foram soltos.

Confira a decisão:

Continue Lendo

Paraíba

“A política do PSB, ao longo de 10 anos, vem prejudicando a Segurança Pública”, diz deputado

Publicado

em

“A política do PSB, ao longo de 10 anos, vem prejudicando a Segurança Pública”. A declaração é do deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL), ao lamentar decisão judicial que decretou a ilegalidade da greve das polícias Militar e Civil no Estado da Paraíba.

Em vídeo postado nas redes sociais, o deputado destaca que, na Paraíba, os policiais, bombeiros e civis, estão passando por grandes dificuldades. “Precisamos que a justiça também chegue para esses profissionais”.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Notícias

Nilvan Ferreira visita comunidade Irmã Dulce, em João Pessoa, e recebe carinho da população

Publicado

em

O radialista Nilvan Ferreira, lembrado em pesquisas eleitorais para a disputa pela Prefeitura de João Pessoa nas eleições deste ano, visitou na noite da quinta-feira (20) a comunidade Irmã Dulce. Como faz costumeiramente, Nilvan tem percorrido bairros da cidade, oportunidade em que além de receber o carinho das pessoas, ouve a realidade e desejos de moradores das mais diversas regiões da Capital.

“Olha aí o resultado de mais uma noite de visitas aos bairros da nossa cidade. Hoje foi a vez de caminhar e ouvir as pessoas do Conjunto Irmã Dulce. Na nossa visita de hoje eu fiz questão de conhecer a realidade e de expressar que João Pessoa necessita de um novo projeto que transforme aspectos da realidade vivenciada pela grande maioria das pessoas. João Pessoa tem que cuidar de todos os seus habitantes. Não se pode somente cuidar muito bem do centro e da praia e esquecer quem mora nos bairros. A cidade tem que ser boa pra todos que nela habitam”, postou Nilvan nas redes sociais.

Confira as imagens:

Continue Lendo